Conheça a Avaaz.org

Como o Ciberativismo Pode Mobilizar o País

Pessoas que viveram durante o período de intenso engajamento dos anos sessenta costumam dizer que a juventude de hoje está muito acomodada. Quem participou das passeatas a favor das “Diretas Já!” não entende como a mobilização social que houve na época praticamente desapareceu nos jovens de hoje. A explicação pode estar na falta de tempo, já que cada vez mais jovens estão entrando no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que estudam. Pode estar também no fato de realmente o interesse dos jovens estar focado em outro lugar.

Yotube

No entanto, existe sim mobilização hoje em dia: a diferença é que ela não está mais nas ruas ou praças públicas, e sim na internet. Essa nova forma de mobilização social atinge todas as idades e públicos, e depende apenas da vontade de cada um de se engajar em uma causa. Chamada de ciberativismo, a prática está ganhando cada vez mais adeptos e está mostrando os primeiros resultados concretos.

Team

A Avaaz.org

Para auxiliar as pessoas que desejam se engajar em alguma causa mas não sabem como proceder, foi criada a Avaaz.org, uma ONG que promove a mobilização e ajudam os interessados em promover alguma mudança social através do ciberativismo. A fundadora da organização é Graziela Tanaka, socióloga de 30 anos que ressalta a importância deste tipo de movimento na internet. A ONG conta com um banco de dados com cerca de 600 mil brasileiros cadastrados. É para esta enorme lista de pessoas que as petições e os movimentos são enviados, geralmente por e-mail. A importância da ONG está no fato de que ela passa credibilidade à causa, encorajando muito mais pessoas a aderirem ao movimento. Para se manter a organização depende da doação dos internautas. De acordo com dados da ONG, são mais de 5 milhões de pessoas que realizam doações de em média 20 reais a cada vez.

Conheça a Avaaz.org

Influência da Avaaz

A Lei Ficha Limpa foi proposta com a intenção de não permitir que candidatos que possuíssem ficha suja se candidatassem a algum cargo político. Quando foi para votação Congresso, muitos deputados tentaram enfraquecer o projeto e impedir sua aprovação. Neste momento, entrou em ação a Avaaz. Através do envio de e-mails para a base de usuários cadastrados, solicitando que eles ligassem e enviassem e-mails para o Congresso, para pressionar os deputados a aprovar o projeto de lei. No total foram 40 mil mensagens pedindo a aprovação do projeto e varias ligações. O esforço dos internautas valeu a pena: a lei foi aprovada. O próximo alvo da Avaaz é fazer uma petição para pedir a rejeição das emendas propostas pelos parlamentares ao Código Florestal Brasileiro. Se todos se mobilizarem, a chance de conseguir êxito em mais essa empreitada é muito grande.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.