Como Instalar e Configurar o Banco de Dados MySQL?

Primeiramente, antes de saber como instalar e configurar o banco de dados MySQL, vamos entender o que é, como surgiu e pra que serve.

Imagine que você pegue seu celular, abra a câmera e tire uma foto de si mesmo, popularmente conhecida como uma selfie. Essa foto é um dado, e a galeria de imagens do seu celular, onde ela está armazenada, é um banco de dados.

Portanto, um banco de dados é um local onde diversos dados estão guardados e gerenciados. O MySQL é um desses exemplos, sendo um dos mais populares hoje em dia, com mais de 10 milhões de usuários.

Ele ainda é relacional, ou seja, os dados armazenados lá estão divididos em tabelas, o que facilita a visualização e manipulação. Além de ser muito leve e estar disponível em versão gratuita.

Mas a informação sozinha sem um bom sistema de gerenciamento não representa nada. Foi pensando nisso que foi criado o SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), ou DBMS (Data Base Management System) em inglês.

Ele tem acesso, lê, modifica e inclui novos dados, além de modificá-los e organizá-los segundo necessidades específicas, usando uma linguagem de programação.

Foi criado em 1994 pelos suecos David Axmark e Allan Larsson, e o finlandês Michael ‘Monty’ Widenius, em uma empresa na Suécia, a MySQL AB. Lançado oficialmente em 1995, foi vendido para a estadunidense Sun Microsystems em 2008. E em 2010, para a também norte-americana Oracle, onde permanece até hoje.

Empresas gigantes como a Yahoo Finance, a Motorola, a Wikipedia e até mesmo a NASA utilizam o MySQL.

Como Baixar?

Abaixo estão listadas as configurações, utilizando o sistema operacional Windows, usando a versão grátis, chamada de Community. A versão paga chama-se Enterprise.

Para usá-lo, é necessário ter em seu computador a versão atualizada do Java, qualquer sistema do Windows de 32 bits, suporte a protocolo TCP/IP (que é um conjunto de protocolos de comunicação de computadores em rede), memória disponível na máquina. E o WinZip, ou qualquer outro programa que leia material em zip instalado.

– Comece acessando a página de download a seguir https://dev.mysql.com/downloads/installer/;

– No link, existem duas alternativas: a primeira, que é bem mais leve, é usada apenas em áreas que tem acesso a internet, afinal, ela é baixa apenas com o necessário.

Além disso, ele vem só o instalador, o resto será baixado na hora da instalação. O segundo, mais pesado, pode ser usado em áreas sem internet, e já vem com todas as dependências.

– Escolha a que quiser, e clique em “Download”;

– Na página seguinte, você pode fazer login no site ou escolher baixar sem o cadastro, não tem problema;

– Salve em alguma pasta confiável do seu computador.

Como Instalar?

Dados MySQ

Dados MySQ

– Depois de terminado o download, clique duas vezes e o execute;

– Será pedido um acesso de administrador, clique em OK;

– O instalador talvez peça uma atualização. Se isso aparecer, clique em OK e aguarde;

– Após finalizado, concorde com os termos de licença;

– No próximo passo, há cinco opções de configuração, escolha a que preferir. São elas:

1- Padrão de desenvolvedor, que inclui os serviços MySQL, Router, Shell, Workbench entre outros;

2- Apenas o servidor;

3- Apenas o cliente;

4- Completo: tudo,

5- E também personalizado.

Se você escolher a opção 5 (Personalizado), será possível escolher os componentes que quiser, clicando em suas devidas caixas.

– Em seguida, se faltar algum programa necessário para o funcionamento, o instalador já identifica e oferece a instalação. Se precisar, clique em ‘Execute’ ou ‘Executar’. Ou então clique em ‘Next’ ou ‘Próximo’;

– Caso você tenha escolhido a opção mais leve no site, ele dará a alternativa de baixar o necessário. Quando tudo estiver ok, clique novamente em ‘Execute’;

– Agora, é o momento de o instalador baixar o que precisar para funcionar corretamente, e instalar cada um dos componentes;

– Após o término, clique em ‘Next’;

– Se você escolheu para instalar algo que precise de configuração como o já citado SGBD, ele solicita que os procedimentos básicos sejam feitos. Vá em ‘Next’;

– Em seguida, há duas opções de instalação: a standalone e a cluster. A standalone é completamente autossuficiente. Ou seja, para funcionar, ela não precisa de um software auxiliar.

Já a cluster é uma rede de computadores que trabalham em conjunto, de modo que possa ser considerado como um único sistema. Dessa forma, escolha a que desejar;

– Agora são oferecidas algumas configurações gerais e de rede. Clique no que preferir e em ‘Next’;

– Na sequência, escolha entre o método de autenticação com senha encriptada, que é o recomendado. Ou use o método antigo de autenticação;

– Em seguida, é pedido para você criar uma senha. Escolha algo que seja forte, com letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números. E não se esqueça de anotar em algum lugar seguro, para não se esquecer.

No entanto, se preferir uma mais comum, não tem problema também, pois o programa permite seguir em frente. Coloque a mesma senha mais uma vez para autenticá-la;

– É ainda possível configurar se você deseja que o MySQL seja iniciado assim que o sistema seja ligado, sob qual usuário ele deve ser executado (caso seu computador ou laptop seja usado por mais de uma pessoa), e se o programa será gerenciado por um processo de Windows;

– Para terminar a configuração do instalador, será mostrado um resumo do que deverá ser feito. Clique no que desejar e em ‘Execute’;

– Depois de ter terminado, é só clicar em ‘Finish’;

– Na última página, você pode copiar para a memória do seu computador ou notebook, o log da instalação, e pode ainda usar algumas ferramentas do programa como o Workbench e o Shell.

No Workbench, é possível modelar e administrar o sistema, além de criar e manter a base de dados através de um ambiente unificado. Já o Shell é um editor, e pode ser usado com Python e JavaScript.

E pronto! Agora você já pode começar a usar e desfrutar dessa poderosa ferramenta que é o MySQL! Vale frisar que essa ferramenta é super fácil de usar. Ou seja, qualquer pessoa, ainda que não seja um programador, consegue lidar bem com o MySQL.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.