DATASUS, Departamento de informática do SUS , é um órgão ligado ao Secretaria executiva do Ministério da Saúde, que tem âmbito nacional, que tem por finalidade prover, a todos os outros órgão ligados ao SUS, desde de suporte a informática ate sistemas de informação necessários para operação, planejamento e controle do Sistema Único de Saúde, atraves de uma base de dados nacional, apoio e manutenção na implantação dos sistemas e coordenação de informática.
O sistema vem com objetivo, de acordo com o site, de:
1. Fornecer recurso, e avaliar os processos de informatizaçao do SUS
2. Desenvolver pesquisar e incorporar novas tecnologias que implementem sistemas e divulgaçao de informaçao referentes ao SUS.
3. Manter fontes de informações necessários;
4. Garantir acesso as informações, mantidas pelo Ministério para gestores e demais órgãos.
5. Apoiar regiões na informatizações do SUS.
Se você visitar o site do Datasul, na internet, nota-se que são oferecidos dois tipos básicos de serviços aos usuários, que são informações relacionadas a saúde, e produtos e prestação de serviços de informática.
Informaçõens Referentes à Saúde
Apresenta dados e indicadores que referente ao estado da saúde nacional, tais dados são índices demográficos (composição da população, expectativa de vida, etc), índices socio-economicos, indicadores de saúde ( mortalidade infantil, imunizações, DSTs, etc ), pretação de serviços de saude e gerenciamento do sistema ( produçao ambulatorial, internaçoes, orçamento publico, etc ) e condições sanitárias ( coleta de lixo, abastecimento de agua, etc). Porém, muito desses dados estão desatualizados (máximo 98), porém ainda refletiam a real situação regional ou nacional.
A preocupação de tais dados, é para demostrar um visão ampla e observar os problemas de saúde do pais.
Nesta parte, o usuário pode montar suas próprias tabelas, com tipos de dados variáveis, de forma que ate um usuário leigo pode usar.
Produtos e Prestação de Serviços
Aqui são disponibilizados uma diversidade de sistemas de processamento de dados do DATASUS ou orientações, com descrição e configuraçoes de utilização, para melhorar a regionalizaçao e descentralizaçao da informática no SUS.
Programas e arquivos especificos podem ser encontrados e instalados ou carregados, agilizando controle de sistemas de atendimento, por exemplo instalação de um sistema central de gerenciamento de consultas médicas, bem como divulgar de informações.
Assim, o DATASUS permite a troca de informações, experiências e opiniões entre os usuários do SUS, dinamizando e unificando todo o sistema.
Dentre os aplicativos disponibilizados pelo DataSus podemos citar:
1. CNES: O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde é uma base para operar os sistemas de informações.
2. Sistema de Informações do PNI: possibilita aos gestores uma avaliação dos ricos de surtos ou epidemias, a partir dos dados que tem
3. SIA: Sistema de Informações Ambulatoriais mantém um histórico de informações ambulatoriais.
Conclusão
Assim, podemos observar que o DATASUS apresenta um site de boa qualidade e seriedade sobre as informaçaoes disponibilizadas e gerenciamentos destas que sejam relevantes ao usuários do Sistema Único de Saúde.
E cumpre um dos objetos principais que é de ajudar de forma técnica para implantação ode sistemas de informáticas que pertençam a Rede.