Erro Ou Acerto
Para o diretor do sucesso bilionário de bilheterias Avatar, as adaptações de filmes produzidos em 2D para a tecnologia 3D é um erro. Cameron afirma que essa técnica somente deveria ser usada em filmes clássicos que não tiveram a oportunidade de se concretizar com tal tecnologia. Ele cita ainda nominalmente grandes nomes do cinema que estariam no “caminho errado”.
Filmes Produzidos e Adaptados Para as 3 Dimensões
Há uma grande diferença entre as produções concebidas usando tecnologia 3D e as adaptadas para parecer com tal técnica. A qualidade e o convencimento dos efeitos pode passar despercebido a um olho destreinado, mas algo pode ser afirmado com certeza: um filme adaptado não consegue ser tão empolgante quanto um realmente feito em 3D.
A produção em 3D tem sido evitada pelos Hollywood por razões óbvias. É caro e muito difícil produzir um filme em 3D. Produções desse tipo demandam câmeras especiais com duas lentes — simulando o olho humano — e técnicas de filmagem diferenciadas, uma vez que muitas coisas que passavam despercebidas aos olhos do espectador agora podem ser facilmente vistas.
Os filmes adaptados, por outro lado, são produzidos da mesma forma que os filmes 2D tradicionais.
O diferencial está em sua pós-produção, quando as imagens são trabalhadas em softwares especializados para se adicionar a impressão de profundidade nas cenas.
A simulação de terceira dimensão é feita através de estimativas de localização dos personagens e objetos nas cenas, podendo padecer de enganos e causar estranheza e desconforto nos espectadores.
Fúria de Titãs e Harry Poter
James Cameron citou nominalmente os filmes Fúria de Titãs — 2010, Warner Bros. — e Harry Porter e as relíquias da Morte Parte 1 — 2010, também produzido pela Warner Bros. — como enganos. O primeiro, foi lançado usando-se da tecnologia de adaptação 2D para 3D e o segundo foi anunciado em 3D, mas foi lançado somente em 2D devido a atrasos na conversão.
Os argumentos de James Cameron podem ser facilmente comprovados ao se olhar as críticas recebidas por Fúria de Titãs e sua versão 3D.
Harry Poter e as Relíquias da Morte Parte 1 chegou a ter trailers exibidos em 3D em salas de cinema em todo o mundo — eu vi um desses trailers —. Os atrasos, no entanto, acarretaram no cancelamento da adaptação.
Em pronunciamento, a Warner Bros anunciou que não deixaria os fãs da série esperando pelo lançamento do filme e manteve a data de estreia em 19 de novembro.
A segunda parte do filme, e última da saga Harry Poter, já teve suas filmagens encerradas e tem lançamento previsto para maio do ano que vem. A continuação de As relíquias da morte Parte 1 sofrerá adaptação para a tecnologia 3D.