Houve quem achou que ele nunca sairia do papel. Houve quem sonhou dias e noites com ele. Há quem ainda sonhe com sua chegada triunfal. O anuncio oficial feito pelo Google esta semana confirmou que o projeto Chrome OS está vivo e com lançamento iminente. A empresa já está em fase de testes do novo sistema operacional.
Rápido, Leve e Onipresente
Dez segundos. Esse foi o tempo levado para iniciar um notebook usando o Chrome OS em demonstração em evento com destaque para o sistema operacional do Google nesta terça-feira (7 de dezembro). Dada sua natureza na computação nas nuvens, o Chrome OS promete não ocupar o hardware do computador com muitas tarefas. A ideia é levar tudo para longe, tudo para a nuvem.
Talvez a maior vantagem da cloud computing, a onipresença proporcionada por sistemas baseadas em internet, será também um dos trunfos do Chrome OS. A conexão constante com serviços online manterá todos os dados do usuário sincronizados e atualizados na rede mundial de computadores. Ao acessar sua conta de qualquer região do mundo, e em qualquer máquina, o usuário ainda tem tudo o que é seu sempre à mão.
“Uma Alternativa Viável de Sistema Operacional”
Durante a apresentação formal do Chrome OS o presidente do Google, Eric Schmidt, chegou a afirmar: “Finalmente temos uma terceira alternativa viável de sistema operacional”. O presidente não usou palavras diretas, mas o comentário é incisivo e claro: o Chrome OS quer entrar no meio da guerra entre Windows e Mac.
Para os que se perguntaram: “ei, e onde fica o software livre nisso tudo?” a resposta é simples. O Chrome OS é totalmente baseado em sistema de código aberto. É o representante que as iniciativas de sistema aberto precisam para ingressar de vez no concorrido mercado dominado pelos softwares proprietários.
Totalmente Seguro
Como vantagem inerente do próprio software livre, o Chrome OS é muito mais seguro que os sistemas atualmente disponíveis segundo o vice-presidente do Google , Sundar Pichai. Assim como o navegador homônimo, o Chrome OS contará com atualizações automáticas e frequentes, encriptação de dados e outros recursos de segurança na integração com a rede que garantirão total privacidade ao usuário e seus dados.
Google Distribuirá Notebooks com seu Sistema
Com o objetivo de testar — e divulgar também, por que ninguém aqui é mais criança — o Google irá distribuir notebooks contendo seu sistema operacional instalado para usuários e empresas nos Estados Unidos. A medida faz parte do período de testes do produto, que deverá durar até abril de 2011 quando o SO finalmente será lançado para o público. O computador distribuído pelo Google foi batizado de Cr-48. Não foram divulgadas informações sobre a quantidade de protótipos em distribuição. Todos os notebooks distribuídos contarão com acesso a serviços de internet 3G da operadora Verizon.
Por Thiago Resende