Todos nós estamos cansados de saber a importância que a tecnologia conseguiu ter no nosso mundo, atualmente. E isso só foi possível com a incansável vontade do ser humano de evoluir e evoluir. Quem é que diria que estaríamos quase rompendo a barreira do Sistema Solar?
Sobre essa última informação, estamos fazendo referência às sondas espaciais Voyager 1 e 2, que, recentemente, atingiram a região da Heliopausa, que, em teoria, significa o início da fronteira do Sistema Solar com o espaço interestelar. A previsão é de que, em alguns anos, a sonda comece, de fato, a atravessar essa área, até sair por completo da influência solar ( o que vai demorar mais de trinta mil anos para acontecer). Tais sondas foram lançadas em 1977. Se, naquela época, já tínhamos tecnologia suficiente para tal, imagine mais de quarenta anos depois.
Com isso, é natural que a humanidade busque, cada vez mais, se reinventar, fazendo provar que é possível fazer da tecnologia nossa aliada no dia a dia. Quer uma prova maior que os nossos queridos smartphones? Com eles, podemos nos relacionar, trabalhar, estudar, tirar fotos… enfim. Fazer uma porção de coisas. É bem provável, também, que você utilize algum serviço no seu smartphone que seja proveniente do maior buscador de todo o planeta: o Google.
E, nesse artigo, iremos falar um pouco sobre os produtos mais badalados que a buscadora já lançou nos seus vinte anos de existência, além de algumas curiosidades da própria companhia. Confira:
O Google E O Início De Tudo
A internet como conhecemos hoje só foi lançada em 1990. Inicialmente, a internet foi desenvolvida com o propósito de alcançar fins militares. Os EUA investiram pesado nesse negócio, até perceberem que poderiam fazer um uso comercial e que iria ser muito mais benéfico à sociedade. Por conta disso, a internet comercial, que foi lançada em 1990, começou a entrar nos lares estadunidenses. Nem precisa dizer que a venda dos computadores, que já eram fabricados mesmo não tendo acesso à internet mais do que disparou.
Por aqui, o lançamento da internet se deu em 1995, mas demorou muito até que grande parte da população tivesse acesso a esse recurso. A partir da década de 2000, diversos programas governamentais fomentaram a indústria para que esses pudessem fabricar computadores que pudessem ser comprados pela população menos favorecida. E assim, além de incentivar a implementação de serviços de internet mais rápida, o Brasil foi se transformando em um dos maiores mercados da internet no mundo todo, ficando atrás apenas dos EUA.
Inclusive, se você está lendo esse artigo neste momento, é bem provável que você o esteja acessando pelo Google Chrome, que é um dos produtos do Google. Mas como essa companhia alcançou tamanho sucesso?
O Google é definido como uma companhia que tem por finalidade principal ser um buscador a internet. Isto é, cada pesquisa realizada pelo motor de busca da empresa, ela tem o dom de fazer retornar diversas opções para você. Com isso, a probabilidade de você encontrar aquilo que realmente pesquisou na internet é bem maior. A companhia foi fundada em setembro de 1998 e, de lá para cá, se tornou uma das principais empresas de tecnologia de todo o mundo, competindo diretamente com a maior empresa de tecnologia: a Apple.
Em 1996, dois colegas de doutorado na Universidade de Stanford, na Califórnia, Larry Page e Sergey Brin, buscavam temas para um projeto de pesquisa. Perceberam que tinham um grande interesse de como poder relacionar as informações que a internet disponibilizava aos seus usuários.
Vale lembrar que não foi o Google quem inventou o conceito de motor de busca: naquela época, já existiam diversos navegadores e motores de busca, porém eram muito inexperientes e confusos de se mexer. A proposta dos dois estudantes era imaginar um motor que tivesse a capacidade de relacionar os conteúdos de acordo com o termo buscado, para que as pessoas tivessem mais opção na hora de pesquisar e não ficar fadados a resultados diretos. E, com essa ideia na cabeça, decidiram registrar um nome para que pudessem chamar seu buscador: o nome escolhido foi Google, que significa, matematicamente, um número errado com um número muito grande de zeros.
Antigamente, o Google respondia por todos os seus produtos e divisões. Hoje, faz parte de uma holding, pertencendo à Alphabet Corporation, empresa fundada pelos mesmos fundadores do Google, com o pretexto de direcionar melhor cada coisa.
Os Produtos Da Google
O Google (ou a Google) iniciou os seus trabalhos, primeiramente, com o buscador. Então, foram longos anos aperfeiçoando o projeto, até que as conquistas foram tantas que possibilitaram o investimento em outras áreas que não eram muito ligadas à proposta do Google. Mas, cabe ressaltar que a maioria dos serviços está relacionado com a internet.
O Orkut
Considerada a primeira rede social de muita gente, o Orkut foi o primeiro produto da Google que, realmente, foi lançado sob muita expectativa. Criado por um engenheiro da companhia que também se chamava “Orkut”, a rede social, lançada em 2004, começou a ganhar adeptos de várias partes do mundo, chegando com força no Brasil em 2006. A partir daí, ela se tornou a maior rede social do país, ofuscando, até mesmo, outras mais tradicionais, como o fotolog ou o MySpace. Foi, também, responsável por popularizar um outro serviço da Google, o Gmail.
Depois de muitos anos, o Orkut foi perdendo espaço para o Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, o que decretou o seu fim em 2015.
O Gmail
O Gmail foi criado com a intenção de revolucionar o mundo dos e-mails. Lançado também em 2004, o serviço era bem primitivo no começo, mas , mesmo assim, foi muito procurado. Inclusive, para poder entrar, era necessário ter um convite para tal. Com o passar dos anos, foi se aperfeiçoando e hoje é um dos principais correios eletrônicos da internet.
O Google Glass
Esse é um exemplo de produto onde não esta diretamente relacionado à internet, mas sim, ao uso dela. É um equipamento que prometia substituir o smartphone, no formato de um óculos tecnológico. Com ele, você iria poder tirar fotos, ligar para conhecidos, enfim. Várias coisas. O projeto, no entanto, teve muitos entraves e várias incógnitas, o que fez com que a companhia, por ora, desistisse do projeto.