A única coisa que faz a diferença entre o software de arquitetura aberta e o software proprietário é pensado para ser o fator de segurança quanto à confiabilidade do que está sendo criado para um código aberto. No entanto, essa segurança significa muito mais do que apenas a programação por si, somente.
A vigilância constante do sentimento da comunidade que vive às margens do programa open source deve estar sadia e devidamente em ordem.
Cada site deve ser monitorado, pois não existe a tal coisa de que tanto falam como um código unhackable, ou seja, que não pode ser desmontado. A questão não é se pode ser desmontada, mas sim quando isso será feito.
É por isso que a segurança não deve ser um dos critérios para se contar quando se rejeita o software do tipo open source. Aqui estão algumas das maiores vantagens na utilização deste tipo de software:
Uso Sustentável Por Parte de Empresas
Usar um software de código aberto tem vantagens significativas para a empresa a usar desta plataforma, bem como para toda a comunidade envolvida no desenvolvimento do mesmo. Permite que um grande número de desenvolvedores possa melhorar o produto e redistribuí-lo da maneira que o achar mais conveniente.
É por isso que dizemos que o software livre é um benefício para toda a comunidade que o está cercando.
Acessibilidade
É infinitamente mais fácil manipular o software fonte, o que torna a codificação tarefa mais flexível. Os códigos de programas open source permitem que você veja como o programa funciona e como abordá-lo para a troca de dados ou numa parte específica que você deseja que funcione às suas necessidades.
É por isso que programas simples sejam totalmente adaptáveis para que eles possam trabalhar com outros programas mais complexos.
Fator Econômico
Menores custos de aquisição. Os custos de um software proprietário são consideravelmente mais elevados do que os do software open source.
Na verdade, na maioria dos casos, o software de fonte aberta é gratuito e as despesas de documentação e suporte são muito baixas.
Sem a Burocracia de Licenciar
Você não precisa se preocupar com licenças. Você pode instalar o software várias vezes e você pode usá-lo de qualquer lugar que desejar.
Facilidade na Concepção de Novas Especificações
Ao usar este tipo de software, você pode se beneficiar de seu uso por uma grande comunidade. Isso significa que você pode conseguir uma série de informações dos usuários do software, bem como dos desenvolvedores.
Democracia de Fornecimento
Você pode escolher entre vários fornecedores de software sempre que quiser. Abrir o código fonte torna impossível para um vendedor ver como seu provedor fez o programa e a partir daí então tirar proveito desta situação.