Não é novidade para ninguém que a tecnologia chegou para ajudar a humanidade em várias de suas questões. É ilógico pensar também que, depois de mais de milhões de anos de existência aqui no planeta Terra, o ser humano conseguiu uma evolução recorde em um curto período de tempo. A partir de 1500 para frente, o ser humano conseguiu criar coisas fantásticas, como máquinas industriais, veículos (inclusive pesados) e, ao meu ver, um dos mais incríveis: máquinas que foram possíveis na conquista do espaço sideral.
Hoje, o ser humano já conseguiu mandar um artefato criado por ele em uma distância nunca antes imaginada: segundo estimativas. A sonda Voyager, lançada em 1977 pelos EUA, está há mais de um bilhão de quilômetros de distância da Terra, em mergulho no espaço profundo. Além disso, estimativas apontam ainda que essa sonda está saindo dos limites do Sistema Solar. A expectativa é que, daqui um tempo, essa sonda possa sair por completo da zona de influência solar.
Além do grande potencial de desenvolvimento que as pesquisas trouxeram, não podemos deixar de destacar também a grande invenção humana que foi criada no século XX que é o que nos permite que estejamos reunidos aqui nesse site: estou falando da internet. Criado inicialmente para fins militares, a internet atingiu parâmetros que não se imaginava que seriam atingidos tão facilmente.
Só que, como tudo pode existir brechas, a Internet ainda se mostra um território não muito atrativo para quesitos de segurança. E, nesse artigo, iremos discutir um pouco mais sobre esses problemas relacionados à segurança na rede, além de alguns assuntos bastante interessantes sobre o tema. Confira:
A Internet – Primórdios
Durante os anos 50, o mundo acabava de se recuperar de uma grave guerra que assolou o planeta: estamos falando da Segunda Grande Guerra Mundial. Nesse sentido, a Alemanha tinha sido derrotada pelos Aliados e o führer, Adolf Hitler, tinha sido derrubado e o mesmo viria a cometer suicídio. Só que, depois desse embate, as duas maiores potências do planeta, a União Soviética e os Estados Unidos começaram uma série de provocações que, segundo as pessoas que estavam envolvidas nesse meio, a chance de uma guerra nuclear estava bastante alta. Inclusive, dizia-se que, na mesa dos presidentes das duas potências, havia um botão vermelho que, se acionado, estaria instaurada a Guerra no planeta.
Só que, felizmente, essa disputa foi marcada, principalmente, por gestos econômicos (como sanções) e outros meios que não envolviam armamento bélico. Esse período ficou conhecido como a “Guerra Fria”, que durou até 1991, quando a URSS, então, entrou em colapso, com todos os outros países se contrapondo aos ideais socialistas e voltando a ser nações independentes.
Durante a Guerra Fria, uma grande porção de tecnologias foram criadas. Podemos falar, por exemplo, da chegada do homem até a Lua, fato que foi impulsionado por conta da guerra entre as duas potências pela conquista do espaço. A URSS saiu primeiro, lançando o primeiro satélite do planeta ao espaço. Além disso, ela foi responsável também por levar o primeiro ser humano até o espaço. Yuri Gagarin ficou conhecido internacionalmente e foi recepcionado pela população como sendo um verdadeiro herói.
Em contrapartida, os Estados Unidos colocou como meta que, até o fim da década de 1960, o país iria pousar na Lua. E isso aconteceu em julho de 1969, sendo um dos principais capítulos da exploração espacial humana.
O Início
Nessa época, também, os militares estadunidenses começaram a investir em uma rede de comunicação que tinha o propósito de auxiliar os exercícios militares que estavam a ser feitos durante esse período. Essa rede se comunicava com outros equipamentos, prometendo um ótimo alcance e sendo mais eficiente que os telefones. Só que, com o passar do tempo, os militares criaram outros sistemas que tinham uma comunicação ainda melhor, bem como uma precisão impecável. Estamos falando do GPS.
O sistema anterior, então, foi desenvolvido e aberto ao uso civil a partir dos anos 1990. Começava, aí, a saga da internet, que passou a ser utilizada com maior ênfase a partir de 1995. Durante a década de 1990, o mundo passou a conhecer a grande rede, através das propagandas, do uso da ferramenta em clipes musicais, enfim. A inserção deste na cultura mundial começou a partir do momento que se percebeu que era possível fazer muito mais com a internet do que se tinha pensado no início.
A Segurança Na Rede
Como você já deve ter conhecido anteriormente, a internet se consagrou como um ambiente no qual sua superficialidade é muito presente, porém não se conhece muito sobre toda a sua profundidade. E, a partir do momento que a população mundial passou a jogar todas as suas informações na grande rede, muito começou-se a preocupar com a segurança desses dados. Isso se acentuou mais ainda quando a internet passou a ser um local de troca de informações e transações financeiras.
Essas transações financeiras se intensificaram quando os mercados começaram a ver a internet como sendo um local bastante propício para a venda de diversos produtos de varejo. E, hoje, nós podemos perceber muito bem que a nossa vida está resumida, praticamente, em compras pela internet, por conta da comodidade e do baixo preço. E, quando realizamos uma compra pela internet, nossos dados mais precisos acabam sendo armazenados em sites e outros servidores que não temos conhecimento, o que pode nos alertar sobre um risco nos dados que colocamos.
Como Se Precaver?
Logicamente que devemos ter prudência em tudo aquilo que colocamos na internet. Porém, nos últimos anos, a indústria tem criado maneiras para deixar os nossos dados mais protegidos. E você pode contribuir para deixar os seus dados ainda mais protegidos: evitar, ao máximo, em clicar em anúncios muito fantasiosos. Além disso, vários golpes são encaminhados por meio de email, mensagens nas redes sociais e, a cada vez mais, os criminosos estão deixando os sites mais fidedignos aos originais. Para contornar isso, basta analisar a página da web no qual esse site está hospedado. Se notar qualquer alteração (principalmente, erro de gramática) ou os certificados de segurança não estiverem de acordo, não coloque nenhum dado e saia o quanto antes desse site.