O uso de óculos 3D e outros tipos de acessório, mesmo que à primeira vista pareçam inofensivos, tem o poder de influenciar muito no desenvolvimento de sua visão ao longos dos anos.
Esse não é o tipo de assunto que a maioria das pessoas sabe, ou gosta de falar. Por anos, esse assunto não foi nem discutida em lugares públicos, a fim de evitar constrangimentos.
O óculos 3D é muito utilizado em salas de cinema, e que faz com que os olhos do individuo se apresente extremamente cansado, com até dez vezes mais, cansaço. Esse tipo de situação acontece por conta da falta de descanso que a utilização oferece para os olhos, e quando esse tipo de situação acontece, podemos observar que há uma dificuldade maior do organismo aprender fazendo mais esforço, para focalizar e assimilar imagens.
Algumas pessoas acabam sentindo esse desconforto de forma mais forte, ou seja, em cerca de dez minutos da reprodução do filme, a queixa de dores e desconforto é presente. Por outro lado, existem também pessoas que após duas horas da utilização dessa tecnologia, como alunos em sala de aula e professores, não irão sentir de forma tão intensa o sintoma.
Para se gerar a imagem 3D na tela dos cinemas ou computadores, duas imagens que são deslocadas em forma horizontal acabam sendo captadas em momentos diferentes por cada de um de nossos olhos, através das lentes desses maravilhosos óculos.
A Fobia 3D
O problema se encontra aí; as imagens que são reproduzidas por essas telas, estão no mesmo plano horizontal e para que possamos apresentar uma profundidade maior os olhos acabam sendo submetidos a um processo chamado de esforço acomodativo.
Mesmo que de forma inconsciente, esse tipo de situação relacionada ao esforço físico que o corpo exerce para poder fazer com que a visão do indivíduo acaba fazendo com que o cérebro desenvolva um processo chamado de fobia 3D. A fobia 3D pode atingir todas as pessoas, inclusive aquelas eu não apresentam nenhum tipo de problema relacionado a sua visão.
Como resultado dessa fobia, temos então o aparecimento de alguns sintomas clássicos, que muitas pessoas poderão identificar aqui, e poderão lembrar que após uma sessão de cinema, acabaram passando por isso também.
Os sintomas mais clássicos do desenvolvimento dessa fobia, são o aparecimento de dores de cabeça, em diferentes intensidades. As pessoas que já são propícias ao aparecimento desse sintoma, poderão ser atingidos de forma mais forte, ou não. Náuseas poderão ser sentidas também por algumas pessoas, referente a utilização desses tipos de óculos.
Os sintomas que se presentam de forma mais branda, ou acabam nem sendo percebidos por algumas pessoas, tem relação com uma certa irritação visual, causada pelo olho seco, além de também o próprio cansaço visual.
Para que esses tipos de problemas possam ser evitados, alguns especialistas recomendam que ao assistir um filme, você tente focar seus olhos para o ponto principal da imagem no vídeo, e caso seja possível, pausas ao longo das filmagens são muito indicadas.
No cinema, as cadeiras que ficam mais perto da tela devem ser evitadas, já que a intensidade da imagem irá atingir sua visão de forma muito mais abrupta, causando uma piora nos sintomas citados anteriormente.