Nos últimos tempos, um termo da área de informática vem causando o maior rebuliço com sua ideia simples, mas que representa uma grande evolução na informática e que torna nossa vida digital mais cômoda. Trata-se do Cloud Computing, ou, traduzindo literalmente, Computação das Nuvens.
O Cloud computing nada mais é do que o uso de memórias de armazenamento ligadas por meio da internet, e que podem ser acessadas à qualquer hora e em qualquer lugar. Essas memórias são os chamados servidores, tendo então a existência de empresas dedicadas a esse propósito de armazenar arquivos e configurações.
“Mas em quê isso me ajuda?”, você deve estar se perguntando. Simples, imagine a seguinte situação: você escreveu aquele relatório extenso em seu computador. Mais tarde, em sua empresa, você precisaria do mesmo, mas não o têm em pen drives ou se esqueceu de enviá-lo por e-mail. Esse inconveniente não aconteceria caso você tivesse colocado tal arquivo de texto em um servidor Cloud Computing; se tivesse, você poderia acessar o arquivo em qualquer computador ou aparelho com acesso a internet.
Se formos observar tal funcionalidade, o nome “Computação nas Nuvens” não é tão estranho assim: seria a ação de você enviar um arquivo para algum lugar qualquer, como uma nuvem, e esse arquivo ficaria ali até que você o tirasse.
Serviços de Cloud Computing
E se você acha que essa nova tecnologia é usada somente por empresas e que não chegará ao seu computador pessoal, não poderia estar mais enganado. Certamente, o Cloud computing é mais utilizado por empresas como servidores de e-mail, bancos e outros serviços que necessitam amplo espaço de informações e cadastros; mas a brincadeira também pode ser aproveitada por usuários comuns.
Um dos serviços de computação nas nuvens mais conhecidos e acessados é aquele integrado no serviço Hotmail/Windows Live Messenger. Trata-se do Skydrive, que pode ser acessado pelo site do Hotmail mediante a um cadastro (se você não for um utilizador do e-mail ou MSN).
O Skydrive permite que você faça upload de arquivos que podem ser acessados em qualquer lugar, mas o que mais chama a atenção nesse serviço é a possibilidade de usar as ferramentas Office (Word, Excel e PowerPoint) sem ter nada instalado em seu computador. Basta acessar o serviço e você poderá criar, editar e baixar arquivos DOC, DOCX, PPT e vários outros.
Armazene Seus Arquivos
Outro serviço semelhante é o Dropbox. Apesar de não ser tão conhecido, esse é também muito útil e intuitivo.
Basta cadastrar-se no site e então baixar um pequeno arquivo, uma espécie de plug-in, e instalá-lo em seu computador.
A partir desse momento, uma pasta do serviço irá aparecer nos “Meus Documentos”; qualquer arquivo colocado nessa pasta poderá ser acessado em outro aparelho com internet, bastando entrar em sua conta do site Dropbox e baixá-lo ou visualizá-lo pela internet.
Não seria exagero dizer que pen drives e HD externos serão extintos com a chegada da nova tecnologia. Faça parte também da Computação nas Nuvens!