Vários filmes de ficção científica falam sobre vida no planeta Marte. Os chamados “marcianos”, verdes e esquisitos, já foram retratados nas mais diversas formas de expressão como literatura, artes visuais, e até mesmo música.
Apesar dessa obsessão que a humanidade tem por seres de outras galáxias, ainda não há nenhuma comprovação de que os outros planetas possuam vida. Ao menos, formas de vida pensantes, já que vários indícios da existência de plantas e vegetais são confirmadas em diversos planetas por aí.
Mas e sobre o planeta vermelho? Nada feito. Realmente é difícil descobrir sobre formas de vida em Marte. Mas nesses últimos tempos, uma descoberta interessante movimentou e aguçou a curiosidade de cientistas ao redor de toda a Terra.
De acordo com imagens de aparelhos de explorações da NASA (que foram enviados para o planeta a fim de capturar fotos, realizar medições e outras atividades do tipo), corrosões e estruturas na superfície do planeta sugerem que, durante o verão e a primavera de Marte, existe fluxo de água salgada. No inverno, essa água congelaria e então formaria algumas estruturas de cor característica. Mesmo o tempo que é necessário para que a água congele é explicado por cientistas: caso ela fosse doce, iria congelar em temperatura ambiente.
Lembrando que já existia indícios de água congelada no planeta, e o fato de um astro possuir água, significa que o mesmo possui condições de habitar vida, pensante ou não. Vamos esperar para ver.