Com o lançamento da rede social do Google tem havido muita discussão sobre se este empreendimento do Google vai realmente decolar e se ele tem a capacidade de superar a maior rede social do planeta, o Facebook.
De muitas maneiras, o Google+ tem vantagens que podem superar o Facebook. Enquanto o Facebook viu uma evolução rápida de sucesso, ainda levou alguns anos para as marcas conseguirem o potencial comercial, e assim, vir a se tornar uma plataforma aberta (antes era exclusivamente para estudantes universitários).
Outra vantagem que o Google tem a mais que o Facebook é que ele é o maior motor de pesquisa do mundo. O Google é atualmente responsável por dois terços de cada busca na Internet. Esses recursos serão integrados na plataforma social para expandir seu alcance, bem como o que ele pode oferecer aos seus usuários.
Aparências
Muitos dos recursos do Google+ são os mesmos do Facebook, o que suscita a pergunta: por que as pessoas querem mudar as plataformas? O Facebook, em muitos aspectos, tornou-se um lar social para seus usuários. As pessoas têm estado por lá desde 2004 e se conectaram com centenas de novos e velhos amigos. Suas fotos e informações pessoais estão todas lá, então por que começar do zero? Sabendo disso, o Google+ tende a diferenciar a sua oferta de todas as maneiras que puder. Algumas características únicas são:
Círculos de amizade
A maneira mais fácil de compartilhar coisas com amigos da faculdade, outras com seus pais e familiares e apenas o que interessar com o seu chefe. Divida as pessoas em círculos de afinidade, e se comunique com eles de uma forma relevante, organizada e focada.
Assuntos
Insira conteúdo somente das coisas que você realmente gosta, então quando seus amigos estiverem com tempo livre, há sempre algo à espera de ser visto, lido ou compartilhado. Num momento assim, solicite suas notícias preferidas e a rede irá enviar coisas que acha que você vai gostar.
Além disso, o Google+ oferece:
– Integração com publicidade do Google
– Excelente dados de análises
– Integração com o Google Apps
– O cliente pode se inscrever para canais específicos
– Chat de vídeo
– Segmentação de organização de clientes / fãs / amigos
– Apelo ao usuário de negócios
– Incentivo para os usuários a uma lista de busca
– Poderia oferecer opções personalizadas para o YouTube, ao contrário do Facebook
– Integração ao vivo com o YouTube, para o usuário assistir e conversar ao mesmo tempo
– Mapas e integração de locais
– Busca universal do Google será mais forte do que existe no Facebook
– Os usuários ficam interligados e podem subscrever o Google+ blog.
Vai ser interessante ver o que está para vir com o Google+.