Rede de computadores pode ser um tema difícil e desgastante. Pense sobre a Internet – é incrível como muitos diferentes tipos de componentes podem se interligar de forma confiável e se comunicar a velocidades tão altas – dispositivos móveis, consoles de videogame, computadores, data centers cheios de servidores, e muito mais. E isso é para não mencionar a infraestrutura que detém a coisa toda em conjunto. Como você pode compreender algo tão vasto como a Internet? Um bloco de cada vez.
Vamos Começar Com a Primeira Camada Da Rede: a Camada Física
O que é preciso para se comunicar? Precisamos de um acordo sobre as ideias e objetivos comuns. Não é diferente com a camada física de uma rede. Há volumes de documentação que descrevem a maneira apropriada para a construção dos cabos para transportar um sinal de Ethernet a certa velocidade, a uma certa distância.
O Que Está Na Sua Rede?
Uma vez que estamos falando de Ethernet, vamos seguir em frente. Ethernet é um exemplo específico de um padrão da indústria, que descreve as camadas 1 e 2 – a fiação e a sinalização de uma rede de área local.
De um modo geral, a camada de enlace de dados determina quais as técnicas de codificação para usar na transformação da informação digital em sinal físico. Um exemplo desta codificação é o som que você ouve de uma máquina de fax através de uma linha telefônica. Parte do processo de codificação envolve cortar os dados em pedaços, ou pacotes.
A camada de enlace descreve as regras para o quão grande ou pequeno os pacotes podem ser. Assim como com o serviço postal, existem regras para que um endereço individual parece, como abordar os pacotes, e onde colocar os dados.
Encapsulamento
Isso remonta ao conceito de quebrar os problemas de domínios, para que possamos resolver cada um deles em relativo isolamento. Se você tem um pacote IP, e quer atravessar um segmento de Ethernet – basta empurrar o pacote IP em um pacote Ethernet e pronto. Uma vez que é atravessado, o destinatário abre o pacote Ethernet e interpreta o pacote IP. Do ponto de vista do IP, não há Ethernet – existem apenas outros hospedeiros. Do ponto de vista Ethernet, não há conceito de IP, existem apenas pacotes Ethernet que cruzam o segmento local.
Roteando
O próximo aspecto é o roteamento. Sorte para nós, a matemática é bem simples. Os limites para sub-redes e redes locais geralmente se alinham, um a um. Ou o destino do pacote é na sub-rede local, ou não é. Se é na sub-rede local, use a rede local para entregar o pacote ao destinatário.
Se não estiver na sub-rede, use a rede local para entregar o pacote para uma rota padrão, para encaminhar o pacote mais próximo. Mantenha essa cadeia de lógica indo, e eventualmente você chega ao seu destino, ou o pacote excede o tempo para entrega.