Os motores de busca são programados para otimizar e utilizar os dados obtidos por seus algoritmos, proporcionando relevância no seu índice para uma determinada palavra-chave. Seu objetivo é fornecer aos usuários de Internet uma lista de páginas web com informação privilegiada no melhor tempo possível.
Um motor de buscas como o Yahoo, o Google ou o Bing não veem os sites como as pessoas o enxergam. Em vez disso, os motores de busca dão uma enorme importância para as páginas de texto, sem serem impressionados com uma página exuberante de gráficos. O banco de dados de índices de pesquisa monitora as páginas definitivamente pelo seu conteúdo. Este conteúdo basicamente vale para os motores de busca na proporção de 70% de relevância de uma página web, enquanto os 30% restantes são responsáveis pela otimização de seu conteúdo pelas palavras-chave.
Como é o Princípio do Algoritmo de um Motor de Busca
É fácil adivinhar que os algoritmos implementados no Google, Yahoo ou Bing são a favor de páginas que contenham texto importante, porque consideram que estas páginas contêm muito mais informação para quem está pesquisando sobre um determinado assunto. Não se sabe exatamente como os algoritmos avaliam o texto que você publica, mas que são suscetíveis a ter em conta o número de vezes que uma determinada palavra-chave aparece no conteúdo incluído em uma página web. As páginas que contenham uma quantidade razoável de texto são mais amigáveis ao funcionamento do algoritmo, pois os usuários preferem uma quantidade razoável de conteúdo interessante, que deve ser útil, bem escrito e formatado de uma maneira que faz com que seja agradável de ler. Portanto, um bom trabalho de SEO deve estabelecer o equilíbrio certo entre esses dois aspectos, proporcionando ao proprietário inúmeras vantagens e informações sobre a otimização da página. Outro aspecto que não deve ser subestimado inclui atualizações periódicas para o site e a adição de novos materiais em uma base regular.
Um Bom Texto se Compõe de Assunto
Ao escrever um texto para uma página, o motor de pesquisa irá pesquisar para ver se você escolheu as palavras-chave e se algumas de suas variantes são usadas adequadamente. Por exemplo, uma página web que lida com um tema de hospedagem deve principalmente conter a palavra “site”, mas outras variações, como “hospedagem de página”, que também não deve ser ignorado. Portanto, se você souber rechear bem o seu texto com assunto e palavras relevantes, você vai sempre desfrutar das vantagens fornecidas por essas técnicas e sua empresa vai começar a crescer em um tempo muito curto. O importante é que você mantenha um bom estilo de texto, que o assunto escrito seja relevante e que existam palavras-chave suficientes para que seu texto seja rentabilizado.