Firefox lança sua 4ª edição, por enquanto em versão beta
Nova interface
Mozilla acaba de lançar sua primeira versão beta do Firefox 4, a introdução de um novos recursos e design renovado marcam presença na nova versão que vem com suporte á várias tecnologias que visam melhorias para a navegação na Web.
Disponível para Windows, Mac e Linux, usuários podem levar algum tempo para se adaptarem com a nova interface, pois a barra de abas esta localizada no topo agora, isso na versão Windows, mas a Mozilla promete que logo estarão disponibilizando para Mac e Linux também.
Novos botões
Os botões de menus sofreram grande mudança, a interface em algumas partes específicas ficaram semelhantes ao Google Chrome, que também sempre teve sua barra de abas na parte superior, o Opera no início deste ano compactou sua barra de menu e colocou por trás de um menu drop-down, no canto superior esquerdo. Os bookmarks também receberam modificações no botão, mas você pode ressuscitar a velha e boa barra de favoritos, com bastante facilidade.
Há outras mudanças tangíveis no navegador, agora você pode procurar abas abertas em uma barra de localização inteligente, e os botões Parar e Atualizar foram fundidos em um só, ganhando assim mais usabilidade. Os recursos de add-on foram todos revisados, mas não se apegue muito a eles, Mozilla em nota diz que é um trabalho ainda em andamento.
Novos plugins
Novos plug-in de proteção, que estrearam para usuários de Windows e Linux na antiga versão Firefox 3.6.4, tem sido mantido restrito à versões beta para o Mac somente, depois de instalado já está totalmente pré-ativado para todas as três plataformas. Mas no aspecto geral ainda mantém falhas no Flash Adobe System, Silverlight, da Microsoft, e QuickTime da Apple.
Inclui HTML5
Firefox 4 beta, também prevê melhorias significativas para a nova versão do HTML 5. Há um suporte a mais do que em controles de formulário. Agora o formato de vídeo HD, do HTML5 para WebM, também é suportado nativamente, e APIs foram melhoradas para Websockets.
Mas algumas funcionalidades do novo Firefox4, parecem estar desligados por enquanto, entre elas o apoio completo de WebGL, Direct2D e processamento experimental back-end. Instalando um plugin Para usuários de Windows e Mac, usuarios vão conseguir ver uma animação do núcleo de processamento, novidades que foi muito apreciadas por usuários.
Mais segurança
Na parte de segurança, o Firefox 4 introduziu alterações mais reduzidas, agora o Firefox vai impedir que sites tentem verificar o histórico de sua navegação, e também uma nova política de controle de contas, que protegem com mais segurança o conteúdo e ajudar a detectar e prevenir ataques.
Mozilla disse em seu blog a usuários que podem esperar por atualizações a cada duas semanas.
Por: Rangel Bacher