Games que Foram Proibidos: Brasil e Mundo

Brasil está entre os países que mais proíbem jogos. A censura atua no sentido de evitar à alta violência e impacto social negativo causado com a prática constante. O abuso da crueldade representa preocupação constante das autoridades legais. Não somente as vendas são proibidas como também o ato de importar os jogos poder trazer séries complicações legais. Qualquer pessoa pega ao vender, possuir, importar de tais jogos pode ser punida com multas ou prisão, ou ambos.

Duke Nukem 3D: Violência de Alto Impacto

Desenvolvido pela 3D Realms e publicado pela GT Interactive Software, a versão completa foi lançado para o PC. Representa sequela para a plataforma de jogos Duke Nukem e Duke Nukem II publicado pela Apogee. Um pacote de expansão, plutônio Pak, foi lançado em Novembro de 1996. Apresenta as aventuras do titular machista Duke Nukem (dublado por Jon St. John), que luta contra invasão alienígena na Terra. Considerado responsável por popularizar jogos de tiros em primeira pessoa. Revisores elogiaram a interatividade do meio ambiente, nível de design, jogabilidade e humor picante único. Seu apelo duradouro e impacto sobre games modernos levou à sua sendo considerado um dos jogos mais importantes de todos os tempos. Foi sucesso comercial, vendendo cerca de 3,5 milhões de cópias.

A natureza do jogo violento, erótico e os elementos e representação das mulheres girou controvérsia. O jogo não possui pontuação ou sistema de recompensas de qualquer tipo, seja para matar as mulheres ou fazendo qualquer outra coisa considerada imoral. Apenas em uma cena que consiste na morte de prostitutas podem oferecer cosméticos para se recuperar dos anos. Como resposta às críticas encontradas, censuradas versões do jogo foram liberados em determinados países para evitar a censura. Na Austrália o jogo possuiu classificação recusada ao lançamento.  A Alemanha colocou o jogo na lista de mídia prejudicial para as pessoas jovens, vedando a distribuição pública. Em 1999, Duke Nukem 3D foi proibido no Brasil, junto com Quake, Doom e vários outros títulos violentas.

BULLY ou CANIS CANEM EDIT: Motivo – Violência e Assédio no Ambiente Escolar

Em abril de 2008 a justiça brasileira proibiu o comércio, importação e disponibilidade do jogo em casas brasileiras. A decisão foi tomada pelo juiz Flávio Mendes Rabelo, do estado do Rio Grande do Sul, com base em descobertas psicológicas por parte da Sociedade de Psicologia do Estado, que afirma quê o jogo iria ser prejudicial para adolescentes e adultos. Qualquer pessoa que for pega vendendo ou até mesmo possuindo o jogo deve pagar multa diária de mil reais na zona estadual. A sexualidade representa tema presente em todo game. Jimmy pode beijar meninos e meninas no jogo. A ESRB afirmou que eles estavam totalmente cientes do conteúdo bissexuais quando forneceram categoria TEEN (para adolescentes). Nos Estados Unidos a discussão do game é constante. Diversas ações tentam bloquear o jogo das prateleiras de lojas na Flórida.

 BLOOD: Motivo – Violência de Alto Impacto

Jogo desenvolvido pela 3D Realms e Monolith Productions, distribuído por GT Interactive. Desenvolvimento estava em andamento no 3D Realms em paralelo com uma série de outros títulos bem conhecidos. Após o sucesso de Duke Nukem 3D o progresso do desenvolvimento se tornou público a partir de junho de 1996, com atualizações semanais no site oficial. Foi agendado para lançamento no início de 1997. Em 22 de janeiro de 1997, um comunicado de imprensa anunciou que todos os direitos foram vendidos à Monolith, de modo que a 3D Realms poderia concentrar os esforços em Shadow Warrior, outro mecanismo de compilação previsto para ser lançado no mesmo ano. O jogo foi formulado a tiro em primeira pessoa. Possui amplo arsenal de armas, inúmeros inimigos distintos e valores liberais de sangue. O Sangue continuou com dois pacotes de expansão oficiais. Mais tarde, a sequela intitulada foi lançada em 31 de outubro de 1998, edição também proibida em terras nacionais. Os direitos autorais e de propriedade a Monolith vendeu ao GT Interactive.

Carmageddon: Violência de Alto Impacto Contra Pedestres

Jogo violento de combate veicular feito em 1997 para PC e como jogo de vídeo. Mais tarde, foi portado para outras plataformas e gerou uma série de títulos de acompanhamento. Ele foi inspirado no clássico filme Death Race 2000, de 1975. O gane foi produzido pela Stainless Games, publicado pela Interplay e SCI. Carmageddon foi proibido no Brasil e em muitos países, incluindo Alemanha e, por um curto período de tempo, o Reino Unido, onde a primeira versão do jogo foi censurada. Eles continham zumbis com sangue verde ou robôs com óleo preto em vez de pessoas

No Reino Unido, a SCI queria ganhar publicidade para o jogo, submetendo as regras do ao Conselho Britânico de Classificação de Filmes (BBFC) em obter classificação de dezoito anos. O BBFC se recusou a certificar o jogo a menos que todo o sangue fosse removido. Após dez meses de recurso, o BBFC certificou a versão original. Em alguns países, o jogo foi totalmente proibido, incluindo o Brasil. Portugal e Austrália aprovou o game sem cortes com uma classificação de dezoito anos e MA15.

Mortal Kombat: Violência de Alto Impacto e Representações de Crueldade

Mortal Kombat foi um dos jogos de vídeo violentos que entrou em destaque entre 1992 e 1993, gerando polêmica entre países e funcionários públicos. Audiências sobre a violência de vídeo game e da corrupção da sociedade, liderados pelo senador Joseph Lieberman e Herb Kohl foram realizadas. Os legisladores estavam preocupados com a réplica realista de figuras humanas em jogos, como Mortal Kombat. O resultado das audiências foi que a indústria de software de entretenimento recebeu um ano para formar sistema de classificação de trabalho ou ao governo federal para intervir e criar o seu próprio sistema. Eventualmente, o Entertainment Software Rating Board (ESRB) Mortal Kombat foi o primeiro jogo a receber uma classificação ESRB maduro.

Requiem: Anjo Vingador: Violência de Alto Impacto

Além do problema de violência em alto impacto, o game também traz diversas referências diretas á Bíblia. O personagem do jogador, Malaquias, possui o mesmo nome de um profeta do Antigo Testamento. Malaquias também pode significar “meu mensageiro” ou “meu anjo” em hebraico. Um dos principais antagonistas do jogo, Lilith, o líder dos Caídos, é destaque na literatura medieval. Outros personagens secundários no jogo também são nomes de personagens bíblicos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.