Nanotecnologia

Você Sabe O Que Nanotecnologia?

Você pode até não saber ao certo qual a sua definição, mas com certeza já esteve cara a cara com esse tipo de tecnologia, e muitas pode não ter se dado conta.

Apesar de o termo ter se tornado mais conhecido atualmente, a história do desenvolvimentos de tecnologias voltadas para a área da nanotecnologia já são utilizadas a muitos anos, fazendo com que estejam ao redor de nossas vidas a muito tempo.

Hoje, tecnologias que acabam estando ao acesso de todo individuo contam com a nanotecnologia como um de seus fatores principais, podemos citar por exemplo computadores, celulares e aparelhos que apresentem um teor tecnológico em sua confecção atualizado.

Esse é um assunto que mesmo não sendo tão discutido, precisa ser implantado em diversas situações, para que sempre hajam pessoas interessadas nesse assunto, que poderão no futuro auxiliar no desenvolvimento dessa tão fascinante tecnologia.

O Que É Nanotecnologia?

Podemos analisar toda essa tecnologia de uma forma mais simples, para que o entendimento da mesma seja realizado de uma forma mais eficiente.

O principal aparelho no trabalho e desenvolvimento de uma tecnologia voltada para a área de nanotecnologia é o nanômetro, aparelho que iremos conhecer melhor já já. Bom, o nanômetro é um aparelho que tem suas medidas conhecidas por escalas nanométricas. E os aparelhos que são desenvolvidos nas medidas que encaixam dentro desse aparelho, são chamados de aparelho provenientes da nanotecnologia.

O uso da nanotecnologia é voltado para novas formas de se criar e desenvolver materiais, com a tecnologia voltada para a possibilidade de manipulação de certos tipos de átomos e com isso desenvolver de forma mais fácil o desenvolvimento de aparelhos que antes seriam considerados mais complexos.

Nanotecnologia na Medicina

Nanotecnologia na Medicina

Para que se possam ser desenvolvidas novas tecnologias que se enquadrem nesse quesito, elas necessitam estar trabalhando em nanoescala. Apesar do nome nanotecnologia muitas vezes acabar remetendo a algumas pessoas que o seu uso é voltado para o desenvolvimento de novos aparelhos eletrônicos, a nanotecnologia é muito utilizada em áreas como engenharia, medicina e diversos tipos de ciências.

O princípio básico no desenvolvimento de uma tecnologia considerada nanotecnologia é o conhecimento dos átomos e como os mesmos se comportam, para que assim possam ser desenvolvidas novos materiais a partir disso.

Todo tipo de tecnologia tem um principio de fundamento, que é visto como seu objetivo claro, e nesse caso acabam sendo uma melhora na construção das estruturas de diversos tipos de aparelhos.

Quando uma nova nanotecnologia é desenvolvida, ou novos passos para que a construção da mesma seja feita de uma forma mais fácil, existe uma grande avaliação em como a estrutura do material irá se comportar. Isso é feito por conta do comportamento que o mesmo apresenta assim que sua escala é classifica como nano.

História Da Nanotecnologia

O pai da nanotecnologia se chama Richard P. Feynman e acabou a apresentando em uma palestra no ano de mil novecentos e cinquenta e nove, no dia vinte e nove de dezembro. Sua palestra foi ministrada em um grande evento chamado de Sociedade Americana de Física, e na época, todo o conceito apresentado por Richard não foi intitulado de nanotecnologia.

O termo nanotecnologia foi realmente viabilizado e apenas no ano de mil novecentos e setenta e quatro, por um homem chamado Norio.

Chip de Tamanho Nano, Menor que uma Unha

Chip de Tamanho Nano, Menor que uma Unha

Norio era um professor que na época basicamente apresentou sua renovação da ideia de Richard com uma proposta de os materiais construídos a partir dessa nova tecnologia teriam uma escala muito mais reduzida, podendo chegar a escalas de cerca de um nanômetro.

Muitas pessoas não tem uma grande noção do tamanho de uma escala nanométrica, porem, podemos considerar alguns tipos de exemplos que podem facilitar o entendimento de várias pessoas.

Um exemplo prático para que a nanotecnologia possa ser compreendida de uma forma é avaliar qual o tamanho da escala nanométrica, com objetos já conhecidos por muitas pessoas.

Por isso, podemos imaginar toda a extensão de uma praia, com cerca de mil quilômetros. Essa praia, como muitas outras, apresentam grande partículas de areia, que podem apresentar em media cerca de um milimetro.

Bom, para se ter ideia de quanto significa um nanômetro em sua escala, é possível imaginar que a diferença que existe entre a relação dos mil quilômetros da praia, com o um milimetro de areia é a mesma relação de um nanômetro, com o metro. Pois é! Realmente muito pequeno.

A mudança de escala atinge de forma tão direta, que podem existir situações em que na aplicação dessa tecnologia na área química certos tipos de elementos desenvolvam características explosivas, quando inseridos na escala nanométrica.

A nanotecnologia tem o potencial ativo de criar novos aparelhos que são desenvolvidos a partir de elementos considerados realmente pequenos, e que com isso tem a capacidade de moldar e situar diversos tipos de moléculas e átomos, para que ela possa assim chegar com um resultado final desejado pelo desenvolvedor, e melhorando assim a qualidade de diversos tipos de aparelhos.

Mesmo sendo hoje um tipo de tecnologia mais ativa e de um acesso considerado mais fácil, quando comparado a anos atrás, o homem só foi capaz de entrar em contato diretamente com os átomos, observando seu comportamento e ações por volta de mil novecentos e oitenta e um.

Cientista, Nanotecnologia

Cientista, Nanotecnologia

Isso aconteceu graças a evolução da tecnologia, que possibilitou a criação de um super microscópio, chamado de STM (microscópio de varredura por tunelamento). Com isso, o processo de desenvolvimento da nanotecnologia foi muito mais rápido e ágil.

Com a criação desse microscópio, o STM, foi possível iniciar a era onde a observação de moléculas atômicas fosse possível.

Existência Da Nanotecnologia

Existem diversas causas que justificam a existência desse tipo de tecnologia, e elas são provadas em diversos aspectos. Quanto a medida da nanotecnologia, podemos observar que seus feitos são realizados com objetos que acabam apresentando tamanhos de escalas nanométricas que variam dentre um e um mil nanômetros, e isso é realmente um número muito grande, de pequenas partículas.

Podemos observar também, que em sessenta centímetros, ou seja, um metro, existem um bilhão de partículas nanométricas. Um número realmente muito considerável.

Com o uso e criação de aparelhos desenvolvidos a partir da nanotecnologia é possível melhorar toda a qualidade de diversos tipos d aparelhos, isso porque a nanotecnologia é cada vez mais reinventada e estudada, fazendo com que diversos aparelhos criados a partir dela, ofereçam diversos tipos de tecnologias.

Isso acontece devido ao comportamento que um tipo de partículas classificadas como presentes em escalas métricas apresenta. Geralmente essas partículas acabam não sofrendo grande alteração, e quando se descobre possível implanta-las em uma escala nanométrica, muitas delas acabam se comportando de maneira muito diferente, mudando sua propriedade e ação, em alguns casos.

Esse é o caso de alguns tipos de sólidos, ou até mesmo gases, que podem se comportar totalmente diferentes quando observados nanometricamente. Alguns deles desenvolvem a capacidade de se tornar explosivos, no caso dos gases, se tornarem condutores ativos de eletricidade, além de outros fenômenos.

Nanotecnologia e Circuitos

Nanotecnologia e Circuitos

O desenvolvimento de nanotecnologia em materiais que antes eram manipulados de uma forma diferente, acaba oferecendo para diversos tipos de empresas atuantes no mercado a possibilidade de mudar a estrutura de seu componente.

A capacidade de que com a mudança dessas partículas os materiais resultantes da mesma se tornem mais duráveis, ou até mesmo mais fortes faz com que a nanotecnologia seja muito estudada por diversas empresas, em diversos ramos.

A maioria dos setores industriais onde é possível observar um estudo maciço no avanço da nanotecnologia geralmente são industriais voltadas para a área tecnológica, onde estão sempre tentando buscar novas funções para chips e outros tipos de estruturas, que acabam se desenvolvendo de uma forma muitas vezes positiva.

Além disso, os setores de áreas voltadas para medicina, assim como química e biologia, acabam tendo grande participação nisso também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.