Por Dentro de um Computador de Bolso

Um computador de bolso é um dispositivo eletrónico compacto programável da mesma maneira que os computadores convencionais, embora seja muito menor do que o modelo desktop. Os computadores de bolso empregam muitas das tecnologias disponíveis de sua época, incluindo processadores miniaturizados, telefone celular e funções de telecomunicações e de armazenamento de dados externo. Embora amplamente disponíveis nas últimas duas décadas do século 20, os computadores de bolso foram usados principalmente por cientistas e aficcionados de tecnologia. No entanto, os primeiros computadores de bolso significaram muitos avanços na computação portátil. Esses avanços ganharam uso generalizado com a introdução dos assistentes digitais portáteis (PDAs) e smartphones nos anos seguintes.

O Começo dos Computadores de Bolso

Os primeiros computadores eram equipamentos enormes em meados do século 20, os processadores enchiam salas inteiras e podiam executar apenas algumas tarefas simples. Os avanços na tecnologia, incluindo a miniaturização dos circuitos e com isso também dos processadores, permitiu a criação dos primeiros computadores de mesa, já na década de 1970. Na década seguinte, as ambiciosas empresas de tecnologia introduziram os computadores de bolso, que eram dispositivos de mão que anteriormente tinham sido vistos apenas na ficção científica. Seu alto custo e utilidade limitada para as funções diárias significava que eles nunca apreciaram o sucesso generalizado dos computadores pessoais ou telefones celulares. Por volta do século 21, o computador de bolso era apenas uma interessante relíquia da era do computador. A maioria dos computadores de bolso operam em linguagens de programação de computador padrão, como o BASIC. Alguns modelos incluíam funções de telecomunicações e podiam enviar e receber faxes. Suas memórias eram pequenos em relação aos padrões posteriores, muitos exigiam um dispositivo de armazenamento externo de dados. Apesar do nome, os computadores de bolso eram dispositivos frequentemente volumosos, embora podiam ser fechados e dobrados quando não estavam sendo utilizados, para facilitar o armazenamento ou o transporte. Alguns modelos de computadores de bolso possuiam telas sensíveis ao toque, um avanço que seria largamente utilizado tempos depois, em grande variedade de dispositivos posteriores, principalmente os smartphones.

O Final da era Pocket

No início do século 21, o computador de bolso foi suplantado por dispositivos tecnológicos mais avançados, como o PDA por exemplo. Este dispositivo incorporou muitas funções do computador de bolso, juntamente com funções do computador pessoal e também portátil, ambos os quais foram ficando cada vez menores e mais avançados, a cada geração. A última geração de computador de bolso foi comercializada ao público em 1998. Menos de uma década depois, o primeiro smartphone foi apresentado, o dispositivo era menor do que um computador de bolso, mas poderia realizar muito mais tarefas do que antes. Esta combinação de tamanho e funcionalidade fez o sucesso do smartphone difundido em todo o mundo. Alguns proprietários de computadores de bolso ainda usaram seus dispositivos muito depois de terem sido deixados de ser fabricados e comercializados. Mesmo esses usuários, eventualmente, mudaram para dispositivos mais eficientes, como os PDAs e os smartphones. De certo modo, esses dispositivos são também computadores de bolso, embora o termo geralmente se refira apenas aos dispositivos mais antigos.

O Final da era Pocket

O Final da era Pocket

O Que é Pocket PC?

Um Pocket PC é uma versão reduzida do computador de tamanho completo que você usa em casa ou no escritório. Apesar de serem do tamanho de um pequeno diário, os Pocket PCs são computadores independentes, que executam as mesmas funções de seus parentes maiores. Eles têm muitas das capacidades dos computadores de tamanho completo e pode executar aplicações sofisticadas. Eles são compactos o suficiente para caber no bolso da camisa e geralmente pesam em torno de 170 gramas.

No Túnel do Tempo…

Uma versão inicial do primeiro Pocket PC teve origem na década de 90. O computador de bolso era  um pequeno dispositivo de mão, o primeiro a ser lançado se chamava Palm Pilot, e tinha aplicações básicas. Em 2000, a Microsoft introduziu uma versão de bolso de seu sistema operacional Windows. O computador de bolso era um organizador muito sofisticado. Podia funcionar como uma extensão para o seu software Microsoft Outlook no seu PC desktop. Ele também podia acessar e atualizar todos os dados do Outlook instalado em seu computador desktop, incluindo os e-mails incluídos recentemente e os compromissos agendados fora dali.

No Túnel do Tempo...

No Túnel do Tempo…

Detalhes Internos

A vida da bateria varia, geralmente contando com a duração entre quatro a oito horas e pode ser rapidamente recarregada. Os tamanhos de suas telas também variavam, mas a maioria são de 3,5 ou 4 polegadas (cerca de 9-10 cm), quando medidas de uma diagonal à outra. As telas coloridas são de alta resolução, proporcionando uma visualização muito boa, tanto dos gráficos como dos textos para a leitura. A maioria desses dispositivos contam com telas sensíveis ao toque e podem ser visualizados na luz solar direta. O Pocket PC também contava com diversos recursos de conectividade sem fio, como o Wi-Fi e o Bluetooth. Isso permitia que o computador de bolso se conectasse à Internet e navegasse na web ou ainda para compor, ler e enviar e-mails onde você estivesse. O Pocket PC também pode de agir como um telefone celular em alguns modelos. Integrar o Pocket PC com as capacidades de um telefone celular elimina a necessidade de carregar dois dispositivos.

As aplicações de software para o Pocket PC são quase semelhantes aos do PC desktop tradicional que você utiliza no trabalho ou em casa. Você também trabalha com planilhas, cria apresentações e dita notas de voz com o dispositivo de gravação embutido. Tudo pode, então, ser salvo e transferido para o seu PC de mesa por cabo ou infravermelho. O Pocket PC significa que você não tem que estar amarrado ao escritório para realizar negócios. Onde quer que haja um sinal de telefone celular, você pode realizar negócios como de costume. O dia de negócios pode até começar np caminho diário para o escritório, caso você use um trem ou ônibus para o escritório. Isso pode ser particularmente útil para fazer alguma preparação de última hora para a reunião que está para acontecer. Foi um dispositivo que realmente abriu portas para muitos dos dispositivos portáteis que hoje estamos utilizando.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.