Agora que o seu site está funcionando, o design de suas páginas, o carrinho de compras, bem como os processadores de cartão de débito, cada proprietário de site vem eventualmente saber, para seu espanto, que eles precisam de mais uma coisa para sobreviver: o tráfego dentro do seu site! Sem tráfego, o site é como montar um outdoor e, ao invés de colocá-lo ao lado de uma estrada movimentada, você o coloca atrás de um monte de árvores, sem exposição alguma ao público.
Reconhecendo que necessitam dos visitantes dentro do site, a maioria dos webmasters correm e começam a desperdiçar enormes quantidades de tempo e dinheiro tentando conseguir “cliques” em suas páginas na web, mas eles não estão cientes de que os “visitantes” não são iguais.
Nem Todo o Público É Bom
Ao longo de sua busca para receber os visitantes em seus sites, quase todos os donos de empresas on-line não entendem que há uma enorme diferença entre a condução “normal” dos visitantes ao site e o público que realmente interessa: aqueles que estão interessados no que você fornece e que assim poderão efetivar vendas ao mesmo. Simplesmente atingir qualquer tipo de tráfego não é o ideal, pois esse é o mesmo método de anunciar que o rádio e a televisão atingem. Eles exibem os anúncios na tela antes de saber se as pessoas podem querer ou não o produto em questão.
Numa comercialização normal, não se pode alcançar áreas restritas, utilizando meios de divulgação em massa, como banners, listas de email compradas e métodos similares de captação de tráfego, pois seu site irá cair num perfil generalizado, onde haverão muitas visitas, mas pouca conversão. Apesar de que todos os tipos de publicidade são rentáveis, e você pode adquirir uma boa quantidade de vendas em conjunto com campanhas de banners, bem como listas, mas você verá muito mais resultado se as vendas do produto estiverem direcionados a um tráfego extremamente segmentado.
Quem Compõe o Tráfego Alvo
Os visitantes alvo de um site são, na verdade compostos por aqueles que estão realmente querendo saber sobre o que você tem a dizer ou vender online. Essas pessoas nem compartilham exatamente os mesmos interesses ou têm uma necessidade imediata ou até um dilema que essas pessoas estão tentando resolver. Visitantes focados são melhores porque estão interessados e há uma chance muito maior de que estes realmente façam a compra.
Os visitantes alvejados derivam de links sugeridos em vários outros sites, digitando palavras-chave pertinentes e frases em vários motores de busca, e até mesmo quando vêem artigos de conteúdo que você criou sobre um determinado assunto, e isso os faz ter interesse para clicar em seu site para saber mais. Se você não sabe como localizar as fontes mais eficazes de perspectivas orientadas para o seu site, você terá que experimentar com um monte de diferentes fontes para descobrir os tipos que trazem os visitantes mais rentáveis para seu site.