Como Atualizar um Tema WordPress Manualmente?

O tema que você deixa no seu WordPress é um dos mais importantes aspectos no seu site.

Ele é usado para diversas finalidades, como, por exemplo, manter a aparência das suas páginas, fazendo com que elas pareçam modernas e bonitas, exibir o conteúdo que você quer mostrar no site, deixar sua marca profissional e garantir uma navegação boa e sem travar.

Porém para atualizar os temas, é preciso primeiro decidir qual código vai receber o update.

Se você tiver uma loja WooCommerce com um dos temas que foi definido previamente, é necessário ter a confirmação que ela vai funcionar normalmente após a atualização. Caso isso não for feito, todo o trabalho pode ser perdido.

Existem duas maneiras de fazer o update, que são: a Personalizada e a com Segurança. Esse texto vai te ensinar a fazer ambas, então leia tudo com bastante atenção.

Atualizando um Tema Personalizado

O primeiro passo é usar o chamado “Tema Filho”, que é um arquivo que contém os temas que foram editados.

Use os passos a seguir em um site teste. Se não fizer nele, você corre o risco de quebrar o site de produção.

Passo a Passo

1 – Primeiro é necessário fazer backup do “Tema Pai”, que é o que já está sendo usado. Copie-o para seu computador, pois caso aconteça algum erro, você tem a versão original que pode ser reupada;

2 – Agora faça um tema filho do que já existe. Coloque a folha de estilo juntamente com os detalhes que estavam no tema pai. Adicione também um arquivo que contenha as funções para consultar o tema pai;

3 – Em seguida você vai identificar as alterações que foram feitas no arquivo de funções do tema pai;

4 – Então copie tudo para o arquivo de funções do seu tema filho;

5 – Agora faça os mesmos passos acima, porém na folha de estilo do tema pai e passe-os para as folhas de estilo do tema filho;

6 – Repita os mesmos passos, mas agora identificando os arquivos de inclusão e de template. Copie tudo para o tema filho também;

7 – Em seguida ative o tema filho, e não o tema pai;

8 – Agora você precisa testar o site. Verifique todas as personalizações que foram feitas, assim como as páginas que serão exibidas nos arquivos do template copiadas e editadas;

9 – Faça um double check, ou seja, verificar se não passou nenhum arquivo sem editar;

10 – Chegou a hora de atualizar o tema pai no site de testes. Isso é feito no “Temas”, ou carregando a pasta que contém seu conteúdo, se não for adquirida no diretório dos temas;

11 – Teste o site de novo. Verifique se nada passou despercebido. Caso isso tenha acontecido, vá ao backup da versão que foi editada no tema pai e passe o necessário para o tema filho;

12 – Faça outro teste. Se estiver tudo de acordo com o que você deseja, as alterações poderão ser colocadas no ar;

13 – Faça o backup do seu site de produção;

14 – Agora já pode colocar o site para funcionar;

Atualizando os Temas Com Segurança

Atualizar dessa maneira é um pouco mais simples do que a personalizada. Mas, assim como já foi dito anteriormente, primeiro é necessário fazer um backup do seu site e depois verificar o update em uma versão de teste antes de entrar no oficial.

Passo a Passo

1 – Vá até o Painel;

2 – Clique em Atualizações;

3 – Selecione o tema que você quiser dentre os disponíveis;

4 – Clique em Atualizar Temas;

Quando é Necessário Fazer Uma Atualização?

Antes de fazer o update, é fundamental saber quando ela é necessária. Você precisa minimizar o tempo que o site for ficar fora do ar, afinal os visitantes não conseguirão entrar nele quando a atualização estiver sendo implantada.

O recomendado é que a atualização seja feita quando há menos pessoas usando o site. Para saber isso, você precisa ter um gráfico que mostre quando tem menos visitantes.

Muitos pensam que esse passo pode ser feito durante a madrugada, porém se seu site tiver alcance internacional, é preciso levar em consideração o fuso horário dos outros países.

Para saber exatamente o período que o site tem menos visitantes, use o Google Analytics, que é uma ótima ferramenta para fazer análises desse tipo.

Assim que tiver essa informação, o agendamento poderá ser feito em um determinado período do dia e da semana, de acordo com o número mínimo de visitações, é claro. Desse modo não é preciso fazer nenhum teste, você faz o que for preciso.

Por Que é Preciso Atualizar os Temas do WordPress?

Os principais motivos para que as atualizações sejam feitas são três: recursos, compatibilidade e segurança.

  • Recursos

Com os recursos atualizados na versão mais recente, é possível aproveitar todas as novas ferramentas que foram disponibilizadas pelo desenvolvedor.

Conforme o tempo vai passando, tudo é atualizado, assim como os recursos do site, que podem ter sido solicitados pelos usuários mesmo ou simplesmente porque ele tem mais vantagens e aspectos melhores.

Afinal o certo é aproveitar o que existe de melhor no seu site, não é mesmo?

  • Compatibilidade

Assim que o próprio WordPress é atualizado, novos temas são lançados também. Então você precisa estar em dia com isso, fazendo o update para que eles fiquem compatíveis.

Com um bom desenvolvedor de temas, as novas versões e criações serão testadas no WordPress, fazendo qualquer alteração que precisar, de modo a garantir que a compatibilidade seja perfeita.

Sempre que você for atualizar um tema, se certifique antes que a versão mais recente do WordPress está rodando também.

  • Segurança

Existe uma boa proporção dos plug-ins, núcleos e temas que são patches de segurança do WordPress. Eles servem para reverter e consertar qualquer falha de segurança que possa existir.

E como o WordPress é um sistema de código aberto, que é monitorado por uma comunidade ativa que é responsável por encontrar falhas ou problemas, qualquer questão é discutida e a solução é disponibilizada o quanto antes.

Acertando Programação do WordPress

Acertando Programação do WordPress

Geralmente isso é feito rapidamente. Porém como o código é aberto, alguém mal intencionado pode saber das falhas e usá-las para atacar seu site.

Então o recomendado é que assim que uma nova versão do WordPress ficar disponível, você já atualiza o mais rápido possível. E para saber quando o update mais recente saiu, basta instalar um plugin de segurança que seja bom e eficiente, pois ele vai te alertar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.