Como Liberar Aplicativos e Portas no Firewall do Windows?

O bloqueio de conexões de aplicativos com a internet e portas é um padrão para o firewall do Windows. O objetivo é evitar problemas de segurança, no entanto, isso pode acabar comprometendo o desempenho de jogos e até de programas que demandam portas específicas para a conexão com um servidor remoto.

Para quem enfrenta esse problema e quer saber como solucionar daremos algumas dicas na forma de tutorial. Os passos a seguir se baseiam no Windows 10, porém, são válidas para também para as edições anteriores do sistema. Vamos começar?

Como Liberar Aplicativos do Firewall do Windows: Passo a Passo

Abaixo apresentaremos um tutorial completo de como liberar aplicativos e portas no Firewall do Windows evitando assim que medidas de segurança impeçam o bom funcionamento da sua máquina. Siga esse passo a passo e evite problemas.

Passo 1

O primeiro passo é utilizar a busca do Windows para pesquisar por firewall. Observe os resultados listados e clique na opção “Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows”. Você deverá pesquisar e abrir o resultado indicado.

Passo 2

Prossiga clicando em “Alterar Configurações” para fazer o desbloqueio dos ajustes. Esse passo tem como objetivo liberar alterações nas configurações.

Passo 3 

Nesse passo você deverá escolher qual é o aplicativo que deseja liberar, para isso marque o tipo de conexão (pode ser pública ou privada). Se o programa em questão não aparecer na lista você deverá clicar na opção “Permitir Outro Aplicativo” para pode adicioná-lo. Esse é o passo em que você desbloqueia a conexão do aplicativo.

Como Liberar Portas do Firewall do Windows: Passo a Passo 

Abaixo você poderá conferir dicas de como liberar portas do Firewall do Windows. Explicamos na forma de passo a passo. É bem simples, basta seguir essa sequência de indicações para ter as portas liberadas.

Passo 1

Nesse tutorial também é necessário voltar para a busca do Windows e pesquisar mais uma vez por firewall. Contudo, dessa vez você deverá clicar na opção Firewall do Windows com segurança avançada. Basta fazer a pesquisa do Firewall no Windows e abrir o resultado que indicamos.

Passo 2 

Nesse passo você deverá decidir se deseja permitir conexões de entrada (Regras de Entrada) ou então conexões de saída (Regras de Saída). Você deverá clicar com o botão direito do mouse sobre a opção desejada. Na sequência você deverá clicar em Nova Regra. É o passo em que você irá criar uma nova regra de entrada ou de saída.

Passo 3

Agora você deverá selecionar a opção de Porta e depois clicar em Avançar. Escolha a opção de porta que deseja liberar.

Libere o Aplicativo que Quiser

Libere o Aplicativo que Quiser

Passo 4

Será necessário escolher o tipo de porta (UDP ou TPC) assim como o número da porta e avançar mais uma vez. Se desejar liberar diversas portas você deverá usar o hífen para separá-las. O hífen pode ser usado como um indicativo de intervalo, nesse caso você pode indicar ao sistema que abra portas dentre um intervalo, se digitar 5000-5900 dirá para abrir portas nesse intervalo. Escolha o tipo de porta e digite o seu número.

Passo 5

Nesse passo você deverá optar se quer permitir que qualquer tipo de conexão ou somente as conexões seguras. Tendo feito isso clique na opção “Avançar” mais uma vez. É o passo em que você irá escolher qual é o tipo de conexão que deseja permitir.

Passo 6 

Prossiga selecionando os tipos de conexões para a liberação da porta, mais uma vez você deverá avançar. Faça a seleção do tipo de rede em que a porta irá ser liberada.

Passo 7

O último passo consiste em digitar um nome e uma descrição (isso é opcional) para essa nova regra. Prossiga clicando em “Concluir” para encerrar então o assistente. É o passo em que você deverá digitar um nome e uma descrição para a regra.

Como Fechar ou Excluir Uma Porta Usando o Firewall do Windows 10?

Caso você não vá mais fazer uso de uma regra específica pode desabilitá-la ou até excluí-la completamente dentro do Firewall. Para desabilitar ou excluir uma regra – tendo ela sido criada por você ou não – é necessário acessar o Defender Firewall Segurança Avançada. Esse é o mesmo painel em que você abre as conexões de entrada ou saída.

Clique então com o botão direito do mouse sobre a regra que deseja excluir ou desabilitar e em seguida escolha a alternativa que prefere, pode ser: Desabilitar regra do firewall do windows 10, Excluir regra do firewall do windows 10 entre outras. Para quem está querendo resetar o Firewall do Windows indicamos assistir ao vídeo abaixo:

Jogos

Se você gosta de jogos pode ter algumas dificuldades com o Firewall do Windows 10. O recurso integrado ao sistema oferece grande segurança para proteger seu computador e seus dados, porém, pode criar barreiras para o funcionamento de alguns programas, em especial de jogos com acesso VPN ou CFTV.

O motivo pelo qual jogos e outros programas podem não funcionar corretamente é que o Firewall impede que haja o reconhecimento de uma determinada regra. Se isso estiver acontecendo basta seguir as dicas dadas acima para a configuração de novas regras de entrada e saída para aplicativos ou portas.

Atenção

Quando não se tem pleno conhecimento do se está fazendo pode ser um verdadeiro desastre mexer no Firewall. Então antes de dar início a sua empreitada no Firewall tenha certeza de que tem bem claro o que irá fazer para não cometer erros. Com os tutoriais você conseguirá abrir e fechar portas, mas deve sempre considerar as consequências para o sistema.

Estar seguro a respeito do que está fazendo é crucial para evitar uma série de problemas que podem vir da liberação de aplicativos e portas no Firewall do Windows. Esperamos que essas dicas te ajudem a driblar eventuais problemas de rodagem de aplicativos e programas devido a ter portas fechadas. Lembre-se de que o papel do Firewall é garantir a segurança do seu computador e dos seus dados. Cuidado com eventuais alterações que possam modificar a segurança do seu computador.

Gostou dessas dicas? Você conseguirá permitir conexões de entrada ou saída para apps ou para portas específicas!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.