Como Ver a Versão do PHP no CMD

Como Ver a Versão do PHP no CMD

Primeiramente, antes de mostrarmos passo a passo como ver a versão do PHP no CMD, você sabe o que é um PHP?

PHP consiste em um acrônimo para Hypertext Preprocessor, ou seja, um Pré-Processador de Hipertexto, mas que era conhecido como Página Inicial Pessoal, ou (Personal Home Page).

É uma linguagem de programação, que é amplamente utilizada por desenvolvedores e programadores ao redor do mundo para criar sites, dar agilidade ao desenvolver um sistema, e nas extensões das integrações de aplicações.

Uma das linguagens mais utilizadas é o PHP. E é também uma das mais reconhecidas no mundo, especialmente por ser muito fácil de aprender e utilizar. E também por funcionar praticamente em todos os sistemas operacionais, Windows, Linux, MAC, entre outros, o que faz com que seu custo seja menor.

Foi criado apenas com um aglomerado de códigos CGI, que é um elemento que faz a ligação lógica e física entre dois servidores ou sistemas, descritos na linguagem C.

PHP

PHP

Assim como o Python e o JavaScript, o PHP é um subconjunto de linguagem de scripts. Porém, é mais utilizado para comunicação ao lado do servidor, chamado de back-end. Já o Python, costuma ser usado também no back-end, enquanto que o JavaScript pode ser usado tanto ao lado, quanto no front-end.

Uma linguagem de script tem como função, fazer a realização das tarefas ficarem automáticas em um ambiente de tempo com execução especial, o que inclui programar uma página estática, feita de CSS e HTML, por exemplo, para realizar algumas ações específicas em regras previamente definidas por você.

Um script de linguagem pode ser utilizado como uma garantia, para garantir o preenchimento de todo campo de um formulário, mas antes do seu envio para o servidor de volta, por exemplo.

O script serviria, então, para rodar e checar todos os campos quando um usuário envia o formulário. Um texto de alerta é exibido para quem quer que esteja utilizando caso um deles esteja vazio.

Exibir animações, abrir caixas de diálogo, botões de rolagem, mostrar efeito de menu drop-down no momento em que se passa o mouse sobre o menu principal, são exemplos de linguagens comuns do script.

Vantagens do PHP

Existem diversos motivos que fazem do PHP ser tão usado, que são:

  • Fácil de aprender: aprender a utilizá-lo é muito fácil, pois ele possui uma ótima documentação juntamente com exemplos de suas funções;
  • Baixo custo: pode ser utilizado totalmente de graça, pois seu código é aberto;
  • Integração com base de dados: Oracle, DB2, Sybase e MySQL são alguns dos exemplos que podem ser usados;
  • Amplamente utilizado: é usado para criar qualquer tipo de plataformas como, por exemplo, blogs, redes sociais, e-commerces, entre outros. Cerca de 80% dos sites atualmente utilizam o PHP, segundo estatísticas,
  • Comunidade grande: não é necessário nenhum tipo de preocupação caso você encontre algum problema ao utilizar o PHP, já que existem diversos blogs dedicados a ele na internet que podem te ajudar.

Se você deseja saber como ver a versão do PHP no CMD, continue lendo e siga os passos abaixo!

É muito importante descobrir qual a versão do PHP que está rodando no servidor, pois isso vai servir para quem deseja consertar algum bug no sistema, ou planeja fazer um upgrade no site. O que você precisa para fazer isso é programar e acessar um arquivo PHP em seu servidor.

Primeiramente será mostrado como fazer a operação no Windows. E em seguida, como realizar no MAC e no Linux.

No Windows

Prompt de Comando

Prompt de Comando

1 – O primeiro passo que você vai fazer é abrir o Prompt de Comando;

2 – Em seguida, na janela do CMD que for aberta, digite php -v e clique no ‘Enter’;

3 – Pronto! Você terá visto qual versão está instalado em sua máquina!

4 – Em alguns casos, o Windows pode exibir a seguinte mensagem: ‘php.exe’ is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file (o php.exe não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa executável, nem um arquivo batch). Se isso acontecer é porque o PHP não está localizado no diretório do sistema;

5 – Abra novamente o Prompt de Comando, e dessa vez digite set PATH=%PATH%;C:\php\php.exe e clique ‘Enter’;

6 – Rode novamente o código php -v, que deverá aparecer agora;

No Linux ou MAC OS

1 – Abra o ‘Terminal’ na pasta ‘Utilitários’ do MAC. No Linux, abra-o utilizando as teclas CTRL + ALT + V ao mesmo tempo, ou a partir do Dash;

2 – Digite o mesmo código que é usado no Windows, que é o php -v e clique em ‘Enter’;

3 – Pronto! Você já conseguirá ver a versão do PHP no seu Linux ou MAC!

Para Verificar Via Web

Programação

Programação

1 – O primeiro passo que você precisa fazer é abrir o Bloco de Notas, o Word, o Sublime, enfim, qualquer programa de sua preferência que dê para escrever ou digitar códigos;

2 – Escreva o seguinte código: <?php echo ‘Current PHP Version:’ . phpversion (); ?>

Assim que o servidor terminar de rodar, o código vai retornar a versão do PHP que foi instalada;

3 – Salve o arquivo: Clique em ‘Arquivo’, em seguida ‘Salvar Como’, escolha uma pasta de sua preferência, dê um nome para o arquivo com .php no final e depois clique em salvar. Dê preferencia a nomes simples, para lembrar com mais facilidade no futuro caso você queira verificar novamente;

Siga os passos abaixo para criar um relatório ainda mais detalhado sobre a versão do PHP. Não é necessário fazê-los, e sim opcional. Serve para que você consiga verificar alguns detalhes que vão além de apenas verificar a versão, como por exemplo, data das builds, dados do API, informações do sistema, comando disponível entre outros.

1 – Abra novamente o Word, o Sublime, Bloco de Notas, ou qualquer programa de sua preferência em que seja possível escrever ou digitar códigos;

2 – Digite o seguinte comando <?php phpinfo(); ?>

3 – Salve o arquivo como info.php;

4 – Envie esse arquivo para o servidor. Use o painel de controle do servidor ou seu cliente FTP favorito. Salve-o no diretório raiz;

5 – Abra o navegador. Quando o arquivo estiver salvo direto no servidor, você conseguirá acessá-lo em qualquer navegador da web. Para isso, digite o endereço completo na barra de endereço, como por exemplo: www.meusite.com.br/versao.php ou ainda www.meusite.com.br/info.php para a versão com mais detalhes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Software

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.