Todo mundo sabe que o backup de seus documentos e arquivos é algo que devemos fazer de maneira regular, mas muitas vezes essa tarefa é empurrado para o final da lista de afazeres. Você já deve ter um sistema de backup, mas e se o escritório fosse acometido hoje por um incêndio? Quando foi a última vez que você verificou o seu backup? Estaria atualizado? Ainda não está convencido de que você precisa ler este artigo? Leia e agradeça a este blog depois de acabar.
On-line
O backup online está rapidamente se tornando a mais popular forma de se fazer backup para pessoas e empresas. Um programa de backup monitora constantemente os seus documentos e arquivos. Quaisquer alterações a esses arquivos são copiadas, comprimidas, encriptadas e depois enviadas para o fornecedor da solução de backup através de sua conexão de internet. Um dos detalhes importantes para pensar no backup online é o que acontece quando você precisa recuperar todos os seus dados rapidamente. Mesmo com uma conexão de banda larga de 8 MB esse processo pode levar mais de uma hora para baixar um gigabyte de dados.
Mídia para Backup
A tecnologia de gravação em fita existe há mais de 50 anos e ainda é a forma mais utilizada de backup para as empresas. Embora o investimento inicial possa ser mais caro, as unidades de fita ainda oferecem a maneira mais rápida e barata de fazer backup de grandes quantidades de dados. Atualmente, a solução de backup em fita magnética também fornece uma maneira fácil e barata de arquivar grandes quantidades de dados e atende os perfeitamente os problemas que muitas empresas enfrentam. O backup em CD ou DVD é geralmente mais rápido e muito mais barato do que a tecnologia de gravação em fita magnética. Embora a média de arquivos que possam ser gravados em backup nesse tipo de mídia não ultrapasse os 8,5 GB de capacidade de mídia que o DVD pode controlar atualmente. Sim, você pode gravar seus dados sobre múltiplos CD ou DVD ‘s, só irá precisar ser um pouco mais paciente e organizado para que seus dados fiquem bem, o ideal é manter um nível simples de organização. Você pode considerar a mídia de DVD para arquivamento mensal de dados em empresas que utilizam um sistema de backup online. O HD-DVD e Blu-Ray mídia é outra opção que oferece até 50 GB de armazenamento, mas até que a tecnologia ganhe corpo e popularidade, não é recomendável considerar esta solução de backup como um fonte viável para ser utilizada.
http://www.youtube.com/watch?v=a2owa2zD8t0Backup Online Via Peer-To-Peer
Outra solução de backup online é o peer to peer ou como é mais conhecido, o P2P. Seus dados são criptografados, comprimidos, divididos em muitos bits e depois enviados para vários locais em todo o mundo. Você pode fazer backup de dados, tanto quanto você quiser, mas para cada megabyte que você deseje salvar você precisa fornecer mais dez megabytes de espaço em seu PC local para backups de outras pessoas. Em princípio, seus dados se multiplicam 10 vezes! Em vez de os seus dados serem distribuídos por toda a internet, o mesmo conceito pode ser aplicado usando o espaço disco rígido disponível de reserva em suas máquinas desktop dentro de sua rede, dentro do seu próprio negócio.
Armazenamento Portátil
Os Discos rígidos USB e pendrives são uma das formas mais comuns de backup para pessoas comuns e para as pequenas empresas. A maioria dos sistemas operacionais vêm com algum tipo de software de backup que permite automatizar e facilitar esse processo para o usuário, geralmente com menor conhecimento técnico de como fazer a operação.
Disco Rígido Interno
Exatamente o mesmo princípio que o de fazer backup em armazenamento portáteis, mas o disco rígido está dentro do computador. Essa solução pode ser mais barata, oferecer velocidades maiores de acesso e pode ser configurado para espelhamento de disco, no que é chamado de tecnologia RAID.
Disco em Rede (NAS)
As unidades de disco rígido NAS são muito semelhantes ao seu drive USB com a vantagem de que não necessitam de conexão USB para a sua máquina. Em vez disso, você conectá-los à rede e configurá-las como uma unidade de rede mapeada em sua máquina. Todos os usuários da rede, seja utilizando Linux, Mac ou Windows podem colocar seus dados dentro deste espaço de armazenamento. Este tipo de armazenamento oferece às pequenas empresas uma solução de backup excelente, pois não são onerosas para quem as procura.
Storage Area Network (SAN)
Sistema semelhante ao das unidades NAS, só que visa Terabytes de backup de dados, ideal para grandes empresas que tem muitos dados para preservar.
Shadow Copy
Alguns sistemas operacionais, como o Windows Vista permitem que você ative um recurso chamado de Shadow copy. O sistema grava imagens instantâneas de seus arquivos quando qualquer mudança é feita neles. Isso permite que você possa reverter uma versão de um documento e um arquivo sem a necessidade de implementar o processo de recuperação da sua solução de backup.
Sincronização Offline
O sistema operacional faz uma cópia completa de todos os arquivos disponíveis em sua unidade de rede compartilhada. Quando você está fora do escritório ou se o seu servidor não deixa seus arquivos disponíveis, você pode continuar a trabalhar em seus documentos e arquivos. Quando a unidade de rede torna-se disponível novamente seus arquivos são sincronizados de volta para o servidor de arquivos.
FTP
Existem soluções on-line que permitem que você faça o upload de seus dados para um servidor seguro, colocado em um ambiente protegido. Isso é muitas vezes uma boa opção para preservar dados importantes e que não sejam particularmente grandes. A segurança é uma preocupação para alguns, mas as soluções FTP oferecem recursos abrangentes de segurança para melhor proteger os seus dados. Esses backup de seus dados, por sua vez, geralmente usam fitas magnéticas ou tecnologia DVD (ou um híbrido dos dois), garantindo ainda mais a durabilidade dos seus dados. Conforme as tecnologias continuam a se desenvolver e os preços continuam a cair, mais soluções surgem a cada dia. Atualmente uma boa recomendação para pequenas quantidades de dados altamente críticos em segurança seriam através do FTP, para qualquer outra coisa com um tempo de vida limitado como a mídia de DVD, e para armazenamento de dados a longo prazo, a fita continua a ser uma boa opção.