Como se Tornar um Profissional de Games?

O sonho de muitos nerds é ser um profissional dos games, porém na maioria das vezes eles não tem a mínima noção de como isto funciona, pois ser um profissional na área de games não basta ter como requisitos saber ou mesmo gostar de jogar, é preciso de uma série de critérios e até mesmo um pouco de competência para poder executar a função de forma correta, precisa e também com qualidade.

http://www.youtube.com/watch?v=M2KRWAYnSaM

Trabalhar com Games

Como qualquer outra profissão, no mercado de trabalho é exigido diferenciais como a excelência, e o mercado não está aberto para amadores nesta arte ou mesmo jogadores de games por este motivo a seguir daremos algumas dicas bastante interessantes para quem tiver interesse conseguir se tornar um bom profissional na área de games. Para se tornar um profissional no setor, o que precisa? Quais diferenciais os profissionais deste setor precisam custar, e o Brasil possui mão de obra de trabalho para este tipo de profissional?

Trabalhar com Games

Trabalhar com Games

Como ser um Bom Profissional?

Para que o gamer possa ser um excelente profissional na área de games não é necessário apenas que se goste do que faz ou de jogar, é necessário acima de tudo ter o gosto de criar e construir pedacinho por pedacinho de jogos, o que não é uma tarefa nem um pouco fácil nem mesmo trivial. É necessário também se saber tudo o que irá projetas, desenhar e gostar muito do mundo de intersecção entre a arte e tecnologia para poder criar modelos com qualidade. No Brasil existem diversos profissionais e vários campos para se  trabalhar, inclusive cursos de graduação e pós graduação em jogos digitais estes que vem cada vez mais formando profissionais que deverão atuar nos mercados de jogos digitais no mundo inteiro.

Mercado Brasileiro

Aqui no Brasil o mercado é bastante pequeno e competitivo, por este motivo o profissional deverá se diferenciar dos demais principalmente pela qualidade de seu trabalho. A maior parte dos que se formam em áreas de jogos digitais acabam por atuar na área sem problema algum. Apenas aqueles profissionais que tem uma grande dedicação durante os cursos e podem construir um grande portifólio relevante terão espaço no mercado de trabalho. O que hoje faz mais a cabeça das pessoas no mundo dos games, a realidade ou a ficção, o que faz mais sucesso e chama mais á atenção das pessoas na hora de sentar e jogar um game.

Mercado Brasileiro

Mercado Brasileiro

Criação de Games

Antes de qualquer coisa um jogo deverá contar com uma série de fatores para a sua criação, estes fatores chamados de desafio, diversão e também recompensa. Estes vários fatores bem como outros vários podem ajudar consideravelmente na criação dos games. É muito complicado dizer que a realidade ou mesmo a ficção fazem mais sucesso para os gamers, porém sabe-se que a maior parte das grandes franquias são baseadas em atos ficcionais. O desenvolvimento de jogos voltados para a área de educação e também áreas de sustentabilidade.

Baixa Procura de Mercado

Aqui no Brasil não é um campo muito procurado, e não se conhecem jogos que estão no meio comercial que são voltados para a sustentabilidade, porém existem diversos projetos que trabalham com jogos que são voltados para que aconteçam mudanças sociais, como o título Games For Change, que possui a sua versão brasileira inclusive. Existem inúmeros projetos de jogos neste sentido, porém tudo depende de investimentos de empresas que vem de fora em parceria com núcleos tecnológicos brasileiros, estes que deverão cada vez mais ampliar seus projetos para atrair investidores de vários lugares do mundo chamando á atenção com seus títulos e também possivelmente suas franquias de sucesso o que com certeza irá revolucionar o mundo dos games já que se procuram muito por títulos neste sentido e eles praticamente não existem. Quais consoles estão mais em alta no momento dos jogos, o PC, os consoles games, smartphones, entre outros, no mercado mundial como também no Brasil? Mundialmente falando, a grande alta vem sempre pelo lado dos games para os consoles em função dos grandes números de aparelhos e games que são produzidos e criados diariamente. O mercado de games para smartphones e tablets cada vez mais vem crescendo porém a tecnologia destes aparelhos está um pouco atrasada para receber este tipo de tecnologia funcionando com qualidade, existem diversos bugs e problemas que acontecem nestes tipos de plataformas. Aqui no Brasil por exemplo, existe um grande mercado para se explorar de jogos online, e o mercado dos jogos para celular vem cada vez mais crescendo diariamente. Existem diversas empresas nacionais que faturam muito alto no Brasil nesta área.

Baixa Procura de Mercado

Baixa Procura de Mercado

O profissional na área precisa ter algum tipo de especialização para desenvolver games específicos para PC, smartphones ou também consoles? A partir do momento que um game é desenvolvido, ele vem sendo pensado como a utilização de multiplataformas. Tanto para pc e consoles possuem características bastante parecidas, existem no mercado máquinas excelentes para capacidades de processos gráficos incríveis. Já os jogos para smartphones e tablets precisam de uma outra concepção para serem criados devido aos controles e também os limites estipulados pelo hardware do fabricante. Afinal de contas não existe nadam mais frustrante que baixar um jogo no smartphone e ele não funcionar por não ser compatível com a tecnologia. A venda destes produtos, pode ser realizada de forma autônoma ou é preciso se associar a um tipo de marca ou empresa? Atualmente o Brasil vive uma era de jogos independentes, onde qualquer pessoa poderá criar seus jogos sozinha e vender para lojas online como por exemplo a App Store, da Apple e também a Android Market da Google. Todos estes meios são possíveis e as ferramentas para que aconteça este tipo de desenvolvimentos de games evoluem bastante possibilitando que uma pessoa possa realmente fazer tudo isso sozinha. O Brasil certamente é um dos grandes celeiros para jogos independentes, com as atuais tecnologias de informação e comunicação é muito mais fácil criar, desenvolver e publicar seus jogos. Várias partes do mundo, é possível encontrar pessoas comuns vendendo e desenvolvendo seus jogos de forma independente, um grande exemplo é a Rovio, que criou o game Angry Birds, grande sucesso mundial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Parabéns pela matéria.

    O difícil de tudo isso é onde começar…

    Por isso dou uma dica que conheci há pouco tempo. É o APFJogos!

    A ideia é você começar a aprender a programar fazendo jogos, e é voltado para os jovens. Gostei muito da ideia. Vale a pena conferir.

    Acesse a página do facebook ou pelo blog: http://apfjogos.blogspot.com e http://www.facebook.com/apfjogos

    []s

    Juan 14 de abril de 2013 19:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.