Sabe aquelas teclas do seu teclado que você não faz ideia para que servem? F1, F2, F3, F4, F5 e assim por diante. As famosas teclas de funções que são usadas tão raramente pela maioria dos usuários que suas funções são esquecidas ou muitas vezes ignoradas pela dificuldade de memorização. Aqui você confere para que servem essas teclas confusas e misteriosas do seu teclado.
O F1 do Desespero
A primeira função do teclado de funções do seu computador não poderia ser nada mais nada menos que o recurso mais evitado pela maioria dos usuários: a ajuda dos softwares. É certo que as documentações de ajuda de programas de computador na maioria das vezes não ajudam a ninguém, porém os fabricantes de softwares insistem em achar que esse recurso é de fundamental importância para o usuário e colocam um atalho pra a inútil função de ajuda em F1, a primeira de todas as teclas, e a última que você utiliza, com certeza.
F2 Para os Economizadores de Cliques
A segunda tecla de função retém uma das funções mais esdrúxulas do sistema operacional. Tente adivinhar para que ela serve, você tem cinquenta tentativas. Abrir algum programa? Não. Fechar algum programa? Não. Consultar alguma coisa importante? Não. Acredite se quiser, mas a tecla F2 serve para renomear um arquivo quando selecionado. A mesma coisa que você conseguiria fazer caso selecionasse esse arquivo e clicasse sobre ele em seguida.
F3 Para Pesquisar
Essa é bastante útil, devo admitir. A tecla F3 substitui o comando Ctrl+F para efetuar uma busca em uma janela de navegador ou programa em execução.
F4
Permite ir diretamente para a barra de endereços em um navegador como o Internet Explorer. Permite ainda fechar a janela atual quando combinada com a tecla Alt.
F5 Para os Ansiosos
Essa é para aqueles que não roem as unhas na frente do computador, mas torturam a pobre máquina enviando uma incessante sequencia de pedidos de atualização de página quando estão ansiosos pela chegada de uma mensagem de email ou uma nova notícia em uma página da internet.
F6
Navega através dos elementos da barra de tarefas do Windows. Desde os botões de tarefas até a área de notificação.
F7
Sem função no Windows, pode adquirir funções de outros programas como efetuar a verificação ortográfica e gramatical no Word.
F8
Iniciar o computador no modo de segurança caso pressionada antes do boot do sistema. Não possui função específica no Windows enquanto operando normalmente.
F10
Mostra ou oculta a barra de menus nos programas.
F11
Habilita o modo tela cheia em programas com suporte, como navegadores da Web ou players de vídeo.
F12
Sem função específica no Windows, pode servir como opção “Salvar como…” do Word e outros programas do pacote Office.
Por Thiago Resende