As férias estão na esquina. Alguns dos clientes de consultoria de TI levam os laptops sobre o rio e por floresta até a casa da avó. Muitas empresas permitem que os funcionários tomem laptops e outros aparelhos eletrônicos em viagens pessoais. Ela torna mais fácil para empregados-chave para ficarem longe e ao mesmo tempo perto. Um guarda de fronteira pode confiscar o computador portátil a qualquer momento e sem justa causa. Necessário entregar quando solicitado. Não discuta ou renegocie – apenas entregue. Isto não é apenas uma regra do voo, pode também acontecer com quem estiver dirigindo através da fronteira.
Dicas Rápidas
- 1. Use protetor acolchoado para transportar o computador portátil;
- 2. Certifique-se de que as aplicações de segurança e atualizações de software estejam atualizadas: Antivírus, firewall, antispyware;
- 3. Limite à transmissão de informações confidenciais, como todas as compras e reservas de crédito ou qualquer coisa com número de Segurança Social. Redes desconhecidas são perigosas em potencial;
- 4. Configurar conta de e-mail remoto para permitir acesso ao correio eletrônico a partir de qualquer navegador, como o Gmail, Yahoo! Mail ou o MSN Hotmail.
- 5. Traga um cabo Ethernet (Cat5) com você em sua viagem, no caso, não há conexão sem fio disponível e você tem que ligar para a caixa pequena ao lado do telefone que você vai encontrar na maioria das salas do hotel.
- 6. Use senha do sistema em seu laptop para ajudar a retardar os passos do ladrão iniciante.
- 7. Use senhas e arquivos confidenciais.
- 8. Não defina o computador para baixo. Deixe fora da vista (especialmente no banheiro do aeroporto).
- 9. Ao deixar o laptop sozinho no carro, coloque no porta-malas, onde não pode ser visto. Mas lembre-se que as temperaturas extremas não são boas para dispositivos eletrônicos.
- 10. Não envie o laptop através da correia transportadora em aeroporto de raios-X até chegar à vez de atravessar o detector de metais.
- 11. Você é a primeira linha de defesa para o seu laptop em viagem. Importante manter as dicas em mente para economizar tempo e evitar agravamento.
- 12: Mantenha Laptop Bloqueado a fim de impedir que alguém acesse os documentos mantenha a bolsa bloqueada. Outra razão para manter seu laptop bloqueado é para que alguém não seja capaz de colocar qualquer coisa “extra” no laptop.
- 13: O laptop é item de bagagem. De forma contrária há chances de que nunca mais vê-lo novamente. Na maioria dos voos de passageiros está autorizada a entrar com bolsa de laptop
Transporte o Laptop no Pack?
Mantenha o notebook por perto em todos os instantes da viajem, utilize na parte da bagagem de mão. Não guarde em área de armazenamento de sobrecarga. Não coloque o laptop nos bagageiros, não estão preparados para assegurar a integridade dos eletrônicos caros nas áreas de bagagem armazenadas.
Inspeção Visual
Pode ser necessário remover o laptop do estojo de transporte e ligar para demonstrar a segurança / aduaneiro que o laptop não traz nada considerado ilegal. Uma boa maneira de economizar tempo é deixar em modo de suspensão. Este é um bom motivo para garantir que a bateria do laptop seja mantida carregada. Quando o computador portátil está examinado dessa maneira muitas vezes é chamado de “verificação de mão”.
Raios-X e Notebook
Os equipamentos de raios-x não prejudicam o seu laptop. O campo magnético gerado não é suficiente para causar danos ao disco rígido ou nos dados. Detectores de metais, por outro lado, podem causar danos. Por este motivo se faz necessário não usar o detector de metais, realizando a investigação com a mão.
Transportar Documentos Adequados
É muito importante, quando regressar ao seu país de origem, ter a documentação aduaneira correta ou recibos originais. Estes mostram que o laptop e outro equipamento móvel são originais. A responsabilidade recai sobre sempre sobre o viajante, que precisa pagar impostos e taxas sobre itens comprados durante a viagem.
Cuidados Comportamentais
Não chamar a atenção para si mesmo, enquanto estiver esperando por voos. Escolher área com maior privacidade e não tenha que se preocupar com alguém olhando por cima de seu ombro. Se o galpão de espera estiver lotado, não use laptop e espera por um tempo. Se alguém está curioso sobre o portátil, seja breve, mas educado. Eles podem estar procurando um laptop para roubar.
Não Deixe o Laptop Fora de Vista
Ao deixar o computador portátil fora de vista, mesmo por alguns minutos, existe alto risco de ir embora. Com a necessidade de usar instalações no aeroporto, tome a bolsa para laptop. A única exceção é se você estiver viajando com alguém que conhece e confia. Ao atravessar a triagem de segurança / alfândega mantenha o laptop por perto em consequência de qualquer motivo.
Fato ou Ficção: Os Golpes do Laptop no Aeroporto!
Embora não tenha havido incidentes registados deste tipo de roubo é ainda aconselhável manter este cenário em mente. Duas pessoas entram na fila à frente da vítima na área de segurança. Você coloca o laptop na correia transportadora e avança. A primeira pessoa passa sem problemas, mas a segunda tem muitas dificuldades. Enquanto acontece a distração, a primeira tira o laptop. Sempre espera até o último momento para retirar o notebook da correia transportadora. Há um pouco de boas notícias sobre o assunto de sacos. Se você usar o tipo certo, não precisa remover. Sacos de três dobras são amigáveis no checkpoint – caso contrário dos sacos de acordeão ou mochila.
Seguranças precisam da visão desobstruída do interior do laptop de acordo com os procedimentos de segurança. Independente do tipo de saco, o oficial ainda pode pedir para remover o laptop da bolsa. Não se preocupe se um oficial esfrega a superfície do laptop. Eles estão verificando resíduo explosivo. Parabéns! Você voou com segurança e de forma rápida e se esqueceu de pegar o laptop. Acontece muito! É difícil culpar as pessoas. Processo um pouco irritante, especialmente para alguém que não está acostumado a voar. Grave o nome e número de telefone para o computador portátil, apenas no caso. Cada companhia aérea possui conjunto de regras diferentes sobre como proceder. Acesse o site e descubra se é permitido!
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier