Nos dias de hoje a internet não consegue ter caráter informal sem a presença do blog. Antes dos sites se tornarem populares os usuários tinham como ferramenta única o uso do blog nos momentos em que não tinham o conhecimento de HTML. Os blogs continuaram com a evolução da rede mundial de computadores ao ponto de se tornarem ferramentas de comunicação de grandes empresas. O que era brincadeira no passado virou necessidade no presente. Já parou para pensar em quem inventou o blog?
A Invenção do Blog
O inventor da maravilha do mundo pós-moderno tem o nome de Jorn Barger que tronou o projeto uma realidade no final do ano de 1997. Ao perceber que existia demanda por organização das informações que estavam na rede mundial de computadores resolveu investir em projeto que fazia o link para as informações mais procuradas na internet. Em uma época na qual as “palavras-chaves” não fazia parte do cotidiano virtual o inventor do blog fez a assistência com o espaço virtual.
http://www.youtube.com/watch?v=jmbHUz4fWmcPalavras-Chave: Primeiro Blog
Ou seja, as pessoas colocavam nos buscadores as palavras e o blog conectava as mesmas ao liderar as buscas e demonstra o melhor caminho para encontrar a informação. Nos dias de hoje serviços dos gêneros não são necessário ao levar em conta que parte dos ambientes virtuais tem palavras chaves que conectam de forma direta na informação. Não se pode ignorar o fato de que esse espaço ainda continua a ativo e prestando o mesmo tipo de serviço.
Não Confundir Blog com Site
Em termos acadêmicos grande parte das páginas na internet é blog, portal ou site. Importante não confundir! O blog se trata de ambiente formal no qual o locutor conversa com receptores (público em geral) ao conversar no texto, vídeo ou gravação do áudio. As empresas usam o espaço para diminuir o nível de formalidade. Colunistas usam blogs para criticar fatos sociais ou anunciar novo produto que se encontra na novidade em termos de mercado. Pessoas que tem grande número de contatos no blog aumentam as chances de receber publicidade de empresas que querem lançar produtos no mercado.
Weblog ou Blog?
Em termos acadêmicos o espaço virtual do gênero se chamou weblog, porém na grande parte do mundo apenas o termo “blog” entrou no cotidiano ao ponto de se tornar oficial. O próprio meio se encarregou de encurtar o termo, uma tendência típica de internet. Apesar de a palavra ter sido cunhada de forma oficial a globalização se encarregou de dar nome às pessoas com a responsabilidade de ter modificado: Peter Merholz, no último ano do século XX. No Brasil apenas as pessoas que acessam a internet sabem de forma cristalina o que significa “blog”, por esse motivo a palavra não se incorporou na língua de acordo com o estatuto oficial. Por outro lado, nos Estados Unidos, a prática consiste em fato natural na vida das pessoas ao ponto do padrão nacional aceitar o termo como verbo.
Empresas: BLOGS Redes Sociais
Empresas trabalham de forma ativa para melhorar a relação com os clientes. Nos dias de hoje existe melhores chances de conseguir atendimento rápido e com qualidade superior do que o serviço via telefone. As novidades do empreendimento também podem ser divulgadas fora do site institucional, com linguagem adequada de forma popular ou conforme as características que o público-alvo espera em termos de meio de comunicação. Redes sociais e blogs costumam a se interligar no meio empresariado.
Blogs Gratuitos: Salvação do Mundo?
O grande sucesso do blog está não apenas na facilidade em criar a estrutura no campo visual sem conhecer HTML como também por causa da gratuidade, outra característica peculiar na rede mundial de computadores. A facilidade incrível faz com que em menos de cinco minutos exista uma estrutura para escrever o que bem entender e publica na internet, algo jamais imaginado no auge da ditadura militar, quando as liberdades de expressão eram censuradas ao extremo. Com os blogs pessoas que estão em países isolados não por causa dos limites geográfico, mas por causa da ditadura militar, podem divulgar ao mundo as atrocidades políticas e aos direitos humanos que acontecem na região. A Primavera Árabe ganhou o apoio mundial por causa dos blogs e das redes sociais.
Qual Significado de Blog?
Representa uma espécie de site, mas com características menos amplas e com maior informalidade na conversa com o interlocutor. Por exemplo, nos blogs a linguagem do texto costuma a ser feita de forma como se fosse conversa. Os sites trazem informações com linguagens descritivas que objetivam ao máximo possível não trazer linguagem opinativa, mas sim descritiva. Talvez essa seja a grande diferença entre as duas modalidades de páginas que existe na rede mundial de computadores. De modo usual os blogs se referem a dois tipos de assuntos: (1) Problemas ou serviços específicos que servem para acrescentar a vida do leito em termos informativos (2) Funcionam como espécies de diários pessoais nos quais as pessoas contam fatos da sua vida, fazem poesia, escrevem música, enfim, serve mais como registro próprio do que um produto na internet para chamar a audiência. A maior parte dos blogs trabalha com texto ao levar em conta que os formatos dos produtos grátis trazem melhores recursos para que isso aconteça.
Pessoas que desejam trabalhar mais com fotos do que palavras podem investir do fotoblog, que consiste em modalidade que se formou com base principal no blog. Usuários que também possuem a página podem pedir autorização ou aceitar que pessoas entrem na lista de seguidores que trabalham de forma ativa nos comentários para cada nova publicação. Estatísticas apontam que no começo do ano de 2008 existia cerca de 113 milhões de blogs distintos em atividade ao redor do mundo. Com a evolução também chegou o videoblog que trouxe nova peculiaridade ao gênero com comunicações de vídeos que casam com pequenos textos descritivos. Críticos conhecidos podem opinar sobre os diversos assuntos que existem no campo de atuação. A internet prospera no século XXI junto com o aumento de assinaturas em serviços gratuitos que oferecem ferramentas para construir o blog de forma rápida e com qualidade de personalidade.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier