Nos dias de hoje existe a tendência de publicações deixarem o formato tradicional de sólido para seguirem a internet. A tendência da globalização traz essa demanda não apenas para correspondem aos anseios da tecnologia como também em menor produção de papel. Nesse contexto surgem os Kindles que consiste em espécie de leitor de livros digitais e que na atualidade faz sucesso e causou impacto no mundo dos conteúdos à leitura na rede mundial de computadores.
Kindles da Amazon: Leitura Digital
Amazon tem a patente do produto que além de permitir a leitura foi desenvolvido para fazer a compra e download com maior facilidade inclusive entre os usuários que não estão acostumados a navegar na internet e precisam de elementos de estudo para evoluir a carreira profissional ou o momento de lazer. Também existe a possibilidade de fazer compras de revistas, jornais, livros e trabalhos científicos ao usar a tecnologia de internet sem fio. Com o tempo são geradas novas gerações do Kindles que atualiza de acordo com as principais demandas dos usuários. A empresa conquista informações do gênero com o uso de pesquisa e opiniões nos fóruns de notícia. Começou apenas com uma unidade e nos dias de hoje existem diversos tipos de aparelhos, visto que grande parte traz tecnologia display no sentido de ler informações de forma eletrônica. Não se pode ignorar o fato de que os usuários da atualidade que deixam de ter o aparelho específico pode salvar o download do software de acordo com o sistema operacional. O sucesso do projeto fez com que a empresa chegasse inclusive a desenvolver sistemática com tecnologia HTML5, cujo poder consiste em permitir a leitura em qualquer tipo de navegador.
Gerações de Kindles!
No ano de 2007 começaram a serem vendidas as primeiras edições dos Kindles nos Estados Unidos e em países da Europa com o preço de aproximados quatrocentos dólares. De acordo com informações colhidas no site oficial essa foi única edição vendida forma do território norte-americano. Também representa única unidade na qual existe a presença de slots no sentido de inserir cartões do tipo SD. Após dois anos de sucesso a Amazon anunciou a segunda edição dos Kindles. Em termos práticos consiste em aparelhos com maior nível de pode tecnológico, com a presença inclusive de sintetizados de voz que reconhece de forma pragmática o som da fala de quem usa o aparelho. Também existe a função na qual a máquina dita o que está escrito em diferentes tipos de língua, forma tecnológica inovadora que aumento o nível de sucesso do aparelho. A segunda geração de Kindles tem 2GB de memória. Porém, apenas pouco mais da metade pode ser usada por usuários. Vale ressaltar que não existe a possibilidade de inserir cartões de memória, como aconteceu com a primeira edição lançada na primeira edição. A faixa de preço ficou na casa entre US$350 e US$300. No final do mês de outubro de 2009 foi lançada a edição estrangeira para cem países distintos com a capacidade de captar sinal de internet ao sistema WI-FI. A empresa não perdeu tempo ao perceber o sucesso do projeto e lançou o KINDLE D que serve de forma principal para quem aprecia fazer a leitura de periódicos ou aos estudantes que necessitam estudar de forma constante diferentes tipos de assuntos. Interessante notar que ao contrário das edições anteriores existe maior tamanho de tela e aumento na capacidade em termos de gigabytes (3.3). De acordo com especialistas existe o nível para conseguir absorver cerva de quatro mil livros distintos em formatos diferentes, desde PFD até TXT. No ano de 2011 aproveitando a onda de sucesso a Amazon lançou apenas aos Estados Unidos o Kindle Fire apenas para compradores norte-americanos. Tem tecnologia avançada que permite o acesso à rede mundial de computadores sem uso de fio. Também há maior facilidade em termos de acesso à compra de unidades e obras literárias de modo direto na loja Amazon. Em termos práticos a empresa realizou trabalho para o aparelho ter maior facilidade para transmitir filmes. Em termos práticos os aparelhos seguiu a tendência da globalização ao juntar diversos tipos de veículos de comunicação em apenas um aparelho.
Kindles Fire 2011: Características Gerais
Ao comparar com as edições anteriores o Fire traz características notórias entre usuários que estão acostumados a usar Kindles. Além de ser menor, também é mais leve e traz maior capacidade de rapidez ao fazer o acesso não apenas via internet como também em selecionar as obras baixadas, de formas gratuitas ou pagas. Outro ponto a se considerar está no fato de não existir nenhum tipo de reflexo ao fazer a leitura. De fato, usuários podem ler sem problemas mesmo estando sob as luzes solares. De fato, representa a ferramenta interessante no sentido de levar o aparelho para qualquer lugar, visto que com a leveza e o tamanho médio cabe de forma básica em grande parte dos formatos de bolsos. Com tecnologia WI-FI interna as obras podem ser salvar em menos do que um minuto e o aparelho tem a capacidade de armazenar cerca de 1.400 obras. Sem contar que os preços também diminuem conforme o tempo. Nesse sentido, existem milhares de unidades que podem ser compradas por valor menor do que dez reais. Conforme aponta o site oficial existe tinta especial que facilita a leitura de forma pragmática.
Quem usou as edições anteriores pode perceber no exato momento a diferença em termos de leitura. Não existem luzes de fundo, sem contar que o quadro foscado faz a reflexão como se estivesse lendo uma folha de papel. Em termos práticos a grande diferença dos aparelhos para os tablets normais existe no trabalho feito de forma exclusiva para facilitar a leitura e não permitir com que aconteçam reflexos. Com a capacidade de armazenamento existe uma verdadeira coleção que pode ser denominada como livraria virtual e que ocupa pouco espaço. Interessante notar que o valor menor do que duzentos gramas consistem em peso menor do que um libro com duzentas páginas. Sem contar que em termos de textura tem valor inferior do que um centímetro,
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier