CSS

CSS (Cascading Style Sheet, ou folha de estilo em cascata) é usada na internet para controlar a “aparência”, geralmente de uma página ou site, sem que essa dependa de alterações diretas no código das mesmas, separando assim o conteúdo do visual e tornando alterações e atualizações mais fáceis.

Html

Como Usar

O CSS é geralmente mantido em um arquivo separado de extensão do mesmo nome (.css) que irá guardar as informações quanto ao visual da página em questão, como posicionamento de elementos, cores e estilos, tamanhos e outros aspectos de fontes. Geralmente é compartilhado por várias páginas e subpáginas de um mesmo site ou projeto, sendo assim uma fonte única de atualizações para vários outros arquivos. Ele interage com as linguagens HTML e XHTML facilmente, sendo que a maioria dos softwares de desenvolvimento para web possui facilidades para o uso de todas estas linguagens. Neste arquivo CSS pode-se denominar nomes de “classes” ou “ids” que são aplicados aos elementos no HTML. Por exemplo, pode-se definir que todo elemento da classe “Título” seja escrito em negrito, sendo que no caso de alteração de todos os títulos seria necessário apenas alterar esta classe no arquivo CSS, sem necessidade de modificar página a página que contenha tal elemento.

CSS

Exemplo

A seguir um exemplo explicado de um arquivo CSS:

@charset “utf-8”; /* CSS Document */

body

{background-image:url(Imagens/bg.gif); border:none; font-family:Arial, Helvetica, sans-serif; font-size:14px;}

.conteudo

{width:822px; height:580px; margin:auto; position:relative;}

O primeiro elemento, “body”, é o elemento do HTML de mesmo nome e teve definidas como suas propriedades uma imagem de fundo (background-image), a ausência de bordas (border:none), a cor, a família e o tamanho da fonte de texto (color, font-family e font-size). Tais regras se aplicarão ao que estiver no <body> do html e seus “filhos” (elementos contidos dentro dele) pois o css funciona de maneira que a não ser que se especifique uma característica, ela será herdada do elemento “pai”. Logo depois vem a definição de uma classe CSS, o que é feito usando o caractere  .  (ponto) antes do nome que quer se dar a mesma. Feito isso, resta identificar no arquivo HTML o elemento usando a sintaxe “class = nome_da_classe” e se o arquivo estiver ligado corretamente ao CSS o elemento será devidamente alterado.

Internet

Importância do CSS

O CSS é extremamente comum e é considerado padrão entre webdesigners, sendo esperado que os mesmos a dominem. A facilidade que apresenta para realizar alterações e atualizações mais que compensam seu aprendizado e uso, sendo ainda fácil aprendizado com inúmeros tutoriais disponíveis na internet. Lembrando ainda que antes de finalizar quaisquer trabalhos que utilizem esta tecnologia, é sempre bom validar seu arquivo CSS segundo as especificações do W3C, consórcio que estabelece os padrões para a internet.

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.