Com lançamento finalmente previsto para o fim desse ano, Gran Turismo 5 encerra sua longa e, diga-se de passagem, cara jornada de produção. O game famoso pelo grau de realidade transmitido a quem pega o controle do videogame e se senta na frente da televisão. Vale dar uma conferida na história desse clássico dos controles.
O clássico das corridas de verdade
Em uma brincadeira rápida em que eu dissesse para você uma palavra e você diria o que primeiro lhe vem a cabeça e eu disse “jogo de corrida”, o que lhe vem a cabeça? A primeira resposta na maioria dos casos é sempre Need For Speed. Ei, esse texto não é sobre Gran Turismo? Você se pergunta. Sim é. Então o que está fazendo o nome do concorrente aqui dentro? Você rebate. A resposta é simples, Need For Speed ganha todas as paradas por que é um jogo bacana. As pistas têm visuais arrojados e o jogador é um fora da lei daqueles dignos de filmes como Velozes e Furiosos, essa ideia sempre agrada os fãs.
Gran Turismo agrada aos jogadores de gosto requintado, os que gostam de arte, os que consideram carros uma arte. Dificilmente um game de classe como Gran Turismo agradaria a jogadores casuais, dispostos a uma partida para tirar o stress do dia.
O primeiro game da série Gran Turismo, lançado em 1997 para o clássico console da Sony o Playstation One, iniciou o sucesso do simulador real de direção. O game figurou na lista dos mais vendidos até se tornar o game mais vendido do Playstation One. Suas sequencias mantiveram o respeito que o nome havia gerado, tornando o game uma referência em corridas realistas com pistas de verdade, carros reais licenciados pelas montadoras.
O novo título
O mais que perfeccionista produtor da série, o japonês Kazunori Yamauchi, ama de paixão as corridas de rua e os carros, tanto que barrou o lançamento do jogo com seus “retoques finais” até que, segundo ele, cada carro passasse a real sensação de dirigi-lo.
O produtor testou cada um dos 900 carros disponíveis no novo título da série, além de todas as pistas, réplicas de pistas de corridas originais ao redor do globo.
Em Gran Turismo 5, o jogador ganha além do tradicional esmero na produção, um série de novos recursos que prometem deixar o jogo ainda mais realista. O game exclusivo para o Playstation 3 contará com imagens em três dimensões, sendo um dos carros chefe da grande leva de lançamentos em três dimensões programados para esse ano no console da Sony.
O jogador contará ainda com um volante a ser lançado exclusivamente para o game. O equipamento fornecerá reações coerentes com os acontecimentos no jogo. A direção poderá ficar mais rígida em terrenos difíceis, ou se virar sozinha quando o jogador perde o controle do carro. Além, é claro, do tradicional efeito de vibração.
Outro efeito bacana é a compatibilidade com a câmera Playstation Eye, que permitirá que a câmera no jogo se movimente de acordo com o movimento da cabeça do jogador, facilitando a visualização de curvas ou de um espelho retrovisor.
Recheado de carros novinhos em folha, pistas de tirar o fôlego pelo grau de realidade Gran Turismo chega às lojas em novembro e promete nos fazer mais uma vez rever os conceitos de o que é direção realista em um videogame.
Por Thiago Resende