Como é Feita a Previsão do Tempo

Importar-se com o tempo em nossa cidade deixou de ser algo bom para nosso conhecimento e passou a ser uma necessidade diária por diversos motivos. A previsão correta do tempo faz com que evitemos diversos contratempos de roupas, calçados, nos previnamos do sol ou da chuva entre diversos outros detalhes.  Mesmo sendo uma pequena necessidade atual, muitas pessoas ainda não fazem ideia sobre como esta previsão é feita. Então vamos entender melhor como esse procedimento funciona e como ficamos sabendo se terá sol ou chuva hoje!

Como Tudo Começou

A previsão do tempo hoje é algo acessível em jornais e revistas diários ou semanais. Esses veículos nos informam sobre as condições climáticas em nossas cidades para que possamos saber sobre a temperatura de onde estamos ou para onde vamos. Acontece que a previsão do tempo nem sempre teve essa importância e foi criada com um objetivo totalmente diferente dos atuais. A previsão do tempo foi  criada para fins totalmente militares, onde surgiu a necessidade de saber o que se passava climaticamente ao redor do mundo a partir da criação da Organização das Nações Unidas, a ONU. Exatamente com a criação desse órgão mundial, que os países começaram a se organizar e criaram também a Organização Meteorológica Mundial, a OMM, isso já em 1950. A previsão era feita de forma totalmente diferente, onde países com um mesmo fuso horário passavam informações sobre as condições diária do clima e a partir daí eram feitas análises para saber o que tal clima influenciaria em outra localidade. Dessa forma a previsão do tempo ficou sendo feita até o final da Segunda Guerra Mundial.

Como Tudo Começou

Como Tudo Começou

Estações Meteorológicas

No mundo hoje vamos encontrar 11 mil estações meteorológicas e são elas que realizam as coletas de informações em terra. Estas estações são completamente equipadas e possuem uma aparelhagem com capacidade de medir dados próximos da superfície. Tais dados são retirados do nível do solo até cerca de 10 metros de altura dele. A alimentação desses instrumentos é bem simples e não precisam de uma aparelhagem ultra moderna, sendo em sua maioria alimentados por painéis de energia solar. Como elas não conseguem medir a temperatura do mundo inteiro mesmo que existam em grande quantidade, essas estações acabam por ter um suporte de miniestações que são especialmente construídas para essa função e espalhadas em lugares diversificados, como acontece, por exemplo, com as miniestações que são instaladas em aeroportos, que são aquelas responsáveis por medir os ventos, a pressão atmosférica, a chuva e a umidade do ar.

Cobertura Aérea

Existe hoje no mundo inteiro aproximadamente 3 mil aviões comerciais que são conveniados à OMM e que ficam espalhados pelo ar exatamente em regiões onde as estações não conseguem cobertura ou que esta seja instável, para que possam passar informações sobre o clima dessa região. Esse método é usado principalmente para medir a temperatura em grandes altitudes onde as condições do clima são completamente diferentes daquelas da terra. Esses aviões podem voar até 11 mil metros de altura, deixando os dados da previsão ainda mais importantes e valiosos.

Cobertura Aérea

Cobertura Aérea

Medição por Bóia Meteorológicas

Vimos mais acima que alguns aviões são lançados no ar para medir as regiões de maior altitude e que não são alcançadas pelas estações. Da mesma forma acontece com os mares e oceanos em regiões onde as estações não conseguem medir a temperatura. Nesse caso são lançados boias meteorológicas  e também alguns navios mercantes, militares e de passageiros acabam fazendo essa medição. Hoje são 7 mil navios que realizam o trabalho de transmissão de dados como chuva e ventos, às centrais e cerca de 900 bóias que estão lançadas nos oceanos para medirem a temperatura e alterações climáticas locais.

Medição por Balão

Mais acima falamos da medição feita por aviões que são especialmente construídos para tal função. Mesmo chegando até 11 mil metros de altura, ainda existe uma boa parte da atmosfera que precisa ser medida e que influenciam muito no resultado do nosso clima. Como esses aviões não conseguem alcançar tais limites, foram criados balões meteorológicos que chegam a 30 mil metros de altitude e suprem essa necessidade. Esses balões são inflados com gás hélio e neles são instalados radiossondas para que a medição seja feita com eficiência Essas radiossondas são um conjunto de instrumentos que medem a pressão atmosférica, a temperatura e também umidade relativa do ar. Com outro tipo de aparelhagem instalada também nas estações ainda é possível fazer uma monitoração dos balões e checar também as condições do vento.

Medição Feita Por Satélite

Por ser a medição mais certa, tornou-se referência para todas as outras. As medições realizadas via satélite mostram o que nenhuma outra medição que citamos mais acima é capaz de captar. Isso porque os satélites medem a movimentação das nuvens e esses dados são de total importância porque ajudam a entender a melhor sobre a dinâmica das chuvas e das temperaturas. Os satélites captam através de fotografias todo o movimento que acontece no céu. Atualmente são por seis satélites geoestacionários e cinco de órbita polar. Além de medirem a movimentação das nuvens os satélites ainda mostram vapor d’água e a umidade também através de fotografias.

Medição Feita Por Satélite

Medição Feita Por Satélite

Distribuição das Informações

Como as medições são feitas você já viu. Depois de medirem a condição de temperatura do nosso planeta, esses objetos não saem divulgando as informações sem uma certa organização. É exatamente nesse momento que a OMM entra, processando todo os dados colhidos dos 182 países e 6 territórios. No mundo inteiro você vai encontrar três centrais principais da OMM, uma em Melbourne na Austrália, uma em Washington nos Estados Unidos e uma em Moscou, na Rússia. Além dessas existem outras 15 que fazem apenas o processamento das informações enviadas pelos medidores e distribuem as informações para as centrais a cada três horas.

Medição da Temperatura no Brasil

Aqui no Brasil temos uma medição da temperatura bem semelhante à de outros países. Nossa medição possui um diferencial por resolver as equações das informações recebidas enquanto em outras localidades os meteorologistas programam os seus computadores para resolver tais equações e já receber todos os dados prontos para repasse.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.