No início desta semana, a Empresa Norte Americana de Tecnologia, Apple, tachou de “uma conversa informal”, á uma recente troca de mensagens de e-mail entre CEO Steve Jobs e um cliente fictício. Depois deste acontecimento, o Blog de rumores de tecnologia (BGR) publicou a troca de mensagens e está dizendo definitivamente que a mensagem veio do endereço de Jobs, e está publicando a mensagem em si que diz ser como prova concreta do acontecido.
O Blog, Boy Genius Report (BGR) Postou no sábado, uma explicação de como o consumidor efetuou a troca de e-mail, e traçou uma linha do tempo das suas discussões com clientes. O Blog também deu alguns detalhes sobre como foi verificado a autenticidade do próprio e-mail em si e da troca de mensagens, que foi feito antes de publicar a história original, e apresentou também os cabeçalhos da troca de e-mail, que foram gerados durante a troca.
Na quinta-feira, Fortune noticiou que o departamento de relações públicas da Apple, declarou que os e-mails atribuídos à Jobs nas publicações do blog (BGR) não tinha sido escrita por Jobs, apesar de Jobs ter respondido a vários e-mails de consumidores ultimamente, as mensagens publicadas pelo blog são a resposta de uma suposta queixa de um cliente sobre o iPhone 4 , amplamente divulgado á respeito de problemas na antena.
No campo de identificação do e-mail , o correspondente identificado como Jobs, teria dito ao cliente “você irá receber o suporte dentro de alguns dias de boatos. Acalme-se.” , se referindo com humor , que os possíveis problemas na antena seriam causados por boatos, e para que o cliente ficasse mais tranqüilo.
Em defesa, sobre ter publicado os e-mails controversos, o blog disse que antes da publicação tinha recebido do cliente os cabeçalhos, das mensagens de Jobs, e que de Gurus da tecnologia da BGR examinaram-los, e concluíram “Sim, elas são legítimas, e que todo o escopo seria extremamente difícil de falsificar, quase impossível”, Completou.
Embora o blog tenha cometido um erro na publicação original, empregando comentários estranhos, e de forma ambígua, levando seus leitores a entender que a mensagem poderia ter sido forjada pelo cliente. Logo após a publicação da mensagem, o blog decidiu também publicar os cabeçalhos em seu site, e manteve a decisão de permanecer com a publicação da história porque foi a partir do endereço oficial de e-mail de Jobs,completou.
Questionado, o BGR respondeu:
“Bem, nos não damos a mínima se este e-mail esta com o próprio Steve Jobs “, disse o BGR, E completou novamente “O que me preocupa é se este e-mail foi para a caixa de entrada de Steve Jobs ou não” referindo-se que obviamente é acompanhada por um grupo de funcionários da Apple, tanto no serviço ao cliente ou Informações á empresa ou ambos.
Rangel C. Bacher