Tipos de Domínio

A palavra domínio foi a escolhida para, de uma maneira genérica, representar o que será explicado nesse texto porque, com esse nome, as pessoas que o criaram acreditavam que facilitaria a memorização dos endereços ao navegar pela internet. Se os domínios como conhecemos nos dias de hoje não existissem, teríamos que memorizar uma infinidade de números à medida que navegaríamos na Internet. Sendo assim, um domínio é, basicamente, o nome que se dá a um conjunto de endereços de computadores em toda a Internet, sendo que existem alguns tipos de domínios específicos, de acordo com o tipo de endereço de internet a que ele remete.

Para organizar isso, existe uma regulamentação para a realização do registro de domínios, um para casa país, sendo que aqui no Brasil o registro de domínios é feito pelo chamado “Registro.br”, que está inserido no departamento chamado de Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que é uma parte da comissão executiva do Comitê Gestor da Internet no Brasil, cuja sigla é CGI.br. o que pouca gente sabe é que para a criação de um domínio, não é necessário que isso seja feito em nome de pessoa jurídica, uma vez que pessoa física, por meio de seu CPF, também pode registrar um domínio.

Ademais, uma mesma pessoa, sendo ela física ou jurídica, pode fazer o registro de quantos domínios desejar, desde que um domínio pertença a apenas uma categoria de domínios. Além da existência de órgãos para a realização de registros de domínios no Brasil, há ainda o chamado Sistema de Arbitragem de Conflitos de Internet (SACI) que existe para resolver possíveis conflitos que possam ocorrer justamente pela questão de possibilidades de se repetir ou não o nome do domínio em cada categoria. Para obter informações sobre um domínio, há uma ferramenta que se chama “whois”, que vem de “who is”, que significa “quem é”, se traduzido da língua inglesa. Essa ferramenta permite que se obtenha dados de contatos relacionados tanto às questões administrativas, quanto técnicas e até mesmo relacionados a cobranças de qualquer domínio que exista na Internet.

Primeiramente, os domínios podem ser classificados como domínios restritos ou como domínios genéricos, sendo que os domínios restritos são assim chamados basicamente pelo fato de terem restrições próprias em sua categoria. O domínio que a grande maioria das pessoas conhece é o “domínio.com” que é um tipo de domínio genérico, sujo “com” é proveniente de “commercial”, do inglês, justamente pelo fato de esse tipo de domínio ter sido criado com a finalidade de classificar endereços da Internet com fins comerciais. No entanto, atualmente, a grande maioria dos sites que existem apresentam esse domínio, mesmo que não sejam destinados para fins comerciais.

Já o “domínios.org” provém de “organization”, que significa “organização”, quando traduzido da língua inglesa. Esse tipo de domínio também é genérico e foi criado para que os endereços de Internet relacionados a pessoas físicas ou jurídicas que não estivessem envolvidas com fins comerciais fossem identificados e, apenas a partir do endereço da Internet, fossem diferenciados do “domínios.com”. É por isso que a maioria das organizações apresentam esse domínio em seu endereço de Internet, muito embora, assim como ocorreu com o “domínio.com”, atualmente não exista nenhuma restrição ou impedimento para que qualquer entidade, física ou jurídica, possa fazer o uso desse domínio.

“Domínios.net” vêm de “network”, que está relacionado, em sua essência, aos sites que apresentam redes informáticas ou que realizam serviços associados a isso, direta ou indiretamente. Esse domínio também é do tipo genérico e atualmente também é um dos domínios mais populares que existem, no geral. Um outro domínio genérico é o “domínios.info” que, como o próprio nome já sugere, tem a função de identificar endereços de Internet que direcionam os usuários a sites típicos de informações, mas que também pode ser utilizado por qualquer pessoa, física ou jurídica.

Para identificar endereços de Internet relacionados a negócios, empresas ou até mesmo mercados, há o “domínios.biz”, em que o “biz” remete à business, que pode ser traduzido como “negócios”, do inglês. Ele também é do tipo genérico e também pode ser registrado por qualquer entidade. O “domínios.eu” são específicos para pessoas residentes ou cidadãos da União Europeia, sendo da categoria “código”. Empresas ou até mesmo organizações que tenham sede em algum país da União Europeia também podem registrar endereços utilizando esse domínio.

Para Portugal, há o “domínio.pt”, que é o domínio oficial desse país, além de ser um domínio que exige algumas regras para o seu registro, inclusive o fato de não poder ser registrado por qualquer entidade, ainda que portuguesas. Já o “domínios.com.pt” é como se fosse um subtipo de “domínios.pt”, que serve para a população portuguesa no geral, sendo que este não apresenta restrições e pode ser registrado por qualquer entidade. Um outro subtipo do “domínio.pt” é o “domínio.org.pt” que, como o “domínio.org”, estaria, a priori, relacionado a entidades que não tivessem como objetivos o comércio e o lucro. No entanto, no ano de 2010 esse domínio foi liberado para que pessoas físicas também pudessem utilizá-lo.

A Espanha também apresenta um domínio próprio, o “domínio.es”, que atualmente não apresenta restrições para que seja registrado, embora haja a periodicidade de um a até cinco anos para a manutenção do registro do domínio. Já o “domínio.tv” refere-se a Tuvalu e foi criado para identificar de maneira globalizada os endereços de Internet relacionados com vídeos online, bem como com a televisão, de uma maneira geral.

Montenegro é um país que também tem um código, o “domínio.me”, que também não apresenta restrições para que seja registrado e, apesar de ser específico de um país, ele acabou sendo bastante difundido e é se tornou popular, uma vez que pode ser vinculado com a palavra “eu”, em inglês (me). Sendo assim, ele é muito utilizado para alguns sites que têm como finalidade fazer uma apelação, geralmente de cunho sexual, como, por exemplo, “love.me” ou “call.me”, que podem ser traduzidos como “me ame” ou “me ligue”.

“Dompinios.co.uk” é um tipo de subdomínio de código do Reino Unido (United Kingdom) e o seu uso indica endereços que tenham como origem a Inglaterra. A periodicidade de uso desse domínio varia entre um a até dez anos e para a realização de registro desse domínio, não há restrições. Se o domínio for apenas “domínio.co”, refere-se à Colômbia, embora também possa remeter à “company”, o que pode confundir alguns usuários da Internet. Com a globalização, passou a ser necessária a criação de um domínio que remetesse apenas à indústria relacionada ao entretenimento direcionado para pessoas adultas e, atualmente, o “domínios.xxx” é bastante reconhecido por isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.