Linux Multimídia em Nova Versão

O Pontão de Cultura Digital da Bahia traz a nova versão do Linux Multimídia, com muitas novidades para a produção audiovisual, com novas ferramentas, aperfeiçoamento da tradução para o português do Brasil e suporte para novos hardwares. Uma versão que promete ser mais simples e mais fácil de usar.

Com sua sede na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Pontão de Cultura Digital desenvolve tecnologias livres voltadas para a produção audiovisual, em convênio com o Ministério da Cultura, dentro do programa Cultura Viva. E o Linux Multimídia faz parte de um dos projetos desenvolvidos por eles, o JuntaDados, foi criado principalmente para ser usados em situações de inclusão digital e incentivo à cultura.

Linux Multimídia em Nova Versão

Linux Multimídia em Nova Versão

Novidades do Linux Multimídia

As principais novidades são: Os editores de vídeo kdenlive 0.7.7.1, Lives 1.3.2 e Cinelerra (2.1.1+git20100325 akira release);Editor multipista de audio ardour 2.8.6 e audacity 1.3.12; O editor de imagem gimp 2.6.8 e o vetorial Inkscape 0.47; A última versão do OpenOffice 3.2, um conjunto de ferramentas para escritório; O Mozilla Firefox 3.6.3 já com suporte aos plugins para Java e Flash; O GNOME 2.30,gerenciador de janelas; A versão do linux kernel (2.6.34) com suporte a vários formatos de áudio, vídeo, imagem e muitas outras novidades que você irá conhecer assim que usar o Linux Multimídia, que é resultado de uma atualização da sua versão anterior, com diversas vantagens.

Vantagens do Linux

Por se tratar de um sistema operacional open source, o Linux tem seus dados abertos para quem quiser, e por isso é chamado de software livre, para os leigos em programação isso não muda muito, mas para programadores essa é uma ótima notícia, pois pessoas comuns poderão criar programas, editar os já existentes e usá-los como bem entender, o Linux Multimídia é um ótimo exemplo disso.
No caso de algum erro do sistema, qualquer um que entenda dos códigos poderá editá-los e corrigir. O Linux é apenas a estrutura básica do sistema operacional, mas devem existir “milhares de Linux” pelo mundo todo, e, além disso, sua distribuição é gratuita.

Diferença Entre Software Livre e Software Gratuito

Muitas pessoas confundem esses dois conceitos de software e acreditam que os dois sejam a mesma coisa, mas não é bem assim. Um software livre é aquele que possui seu código fonte aberto para quem quiser fazer alterações ou estudar sua estrutura, ele também é gratuito, mas não se deve misturar os dois conceitos, já que um software gratuito pode não ser livre e não ter seu código-fonte aberto.
Linus Torvalds, o criador do Linux, lançou a primeira versão do software livre em 1991, enquanto ainda cursava a faculdade e afirmava que estava criando o sistema operacional apenas como distração, ele não imaginava que um dia seu projeto universitário se tornaria um grande sucesso no mundo da informática.

Fonte: Tech Clube

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.