Lançado em 2008 pela Google, o Android é um sistema operacional para celular voltado para o iPhone, celular desenvolvido pela Apple que é sensação mundial. No começo, o programa não conseguia utilizar todas as funcionalidades que o celular permitia. Porém, após anos de desenvolvimento, o sistema operacional dele superou o original.
O sistema surgiu em 2006 e, inicialmente, foi desenvolvida com base no Linux para ser uma plataforma fácil e acessível a todos. Assim, o Google, juntamente com o Open Handset Alliance, desenvolveram o Android. Atualmente, estão desenvolvendo um celular que já venha com esse sistema e seja do Google. Confira algumas das melhorias que ele promove.
1. Roda vários aplicativos ao mesmo tempo
O Android, desde a sua versão 1.0, consegue rodar vários dispositivos, chamados de aplicativos ou apps, ao mesmo tempo, independente de qual sistema a ferramenta foi criada. Já o programa original do iPhone permite apenas o funcionamento de alguns aplicativos.
2. Informações na tela inicial
O Android permite ao usuário do iPhone poder personalizar a sua tela inicial, colocando atalhos dos aplicativos ou ferramentas que eles mais utilizam.
Em contrapartida, o sistema operacional original não permite esse tipo de ação.
3. Maior disponibilidade de aplicativos
A variedade de aplicativos que funcionam no Android é muito maior se comparado aos do sistema original. Essa grande diferença ocorre porque os aplicativos são feitos a partir de idéias dos usuários. Enquanto a Apple desenvolve apenas aqueles que acha que farão sucesso, muitos desenvolvem o seu próprio aplicativo. Por isso, o crescimento dessas ferramentas é muito rápido e variado.
4. Escolher qualquer operadora
O iPhone permite apenas a escolha de certas operadoras, como a AT&T. Já o Android, está ligado a Verizon, o que permite conexões com o Droid Motorola, Droid Eris, e o Droid Incredible; e também a A T-Mobile, permitindo ligações com o Nexus One, MyTouch 3G, Behold II e o Slide MyTouch.
5. Opções mais acessíveis a qualquer pessoa
Nos Estados Unidos, o sistema 3G do iPhone custa aproximadamente 99 dólares, e vêm com um contrato de dois anos que diminui a taxa de transferência cada vez que você atualizar o sistema operacional. Já o plano 3GS do iPhone, as atualizações não deixam a conexão mais lenta, mas o custo é 100 dólares mais caro.
Já o sistema operacional Android, promove o usuário escolher qualquer operadora, desde que ela tenha disponibilizado um plano que aceite as configurações do sistema. Porém, quase todas, com exceção da AT & T, disponibiliza gratuitamente as configurações necessárias se o usuário aceitar um contrato de dois anos. Apesar de serem inferiores em desempenho em relação ao original do iPhone , vale a pena investir nesse sistema operacional.