História do DVD

No início de 1990 dois padrões de discos de armazenamento ótico de alta capacidade estavam sendo desenvolvidos: um era o MultiMedia Compact Disc (MMCD), liderado pela Philips e pela Sony, e o outro era o Super Density Disc (SD), apoiado pela Toshiba, Time-Warner, Matsushita Electric, Hitachi, Mitsubishi Electric, Pioneer, Thomson e JVC. O presidente da IBM, Lou Gerstner, agindo como um conciliador, liderou um esforço para unir os dois formatos em um padrão, antecipando a repetição da guerra de formatos entre VHS e Betamax nos anos 1980.

A padronização

História do DVD

História do DVD

Philips e Sony abandonaram o formato MMCD e adotaram o formato da Toshiba com duas modificações que estão relacionadas à tecnologia de rastreamento da informação. A primeira foi a adoção de uma geometria que permite maior facilidade de “encontro” de informações. A segunda modificação foi a adoção do sistema EFMPlus, da Philips. Criado por Kees Immink, que também desenvolveu EFM, é 6% menos eficiente em matéria de armazenamento que o sistema SD da Toshiba, fato que resultou em uma capacidade de 4,7 Gbytes para o novo padrão do disco, ante os 5 Gbytes do fomato original SD. O resultado foi o DVD 1.0, anunciado em 1995 e concluído em setembro de 1996.

Os primeiros DVD players e discos estavam disponíveis em Novembro de 1996 no Japão, nos Estados Unidos em Março de 1997, na Europa em 1998 e em 1999 na Austrália. Em 2003, as vendas e locações de DVD superaram às de VHS. Grandes varejistas norte-americanos pararam a venda de fitas VHS entre 2002 e 2003. Em junho de 2005, o Wal-Mart e outros varejistas anunciaram planos de eliminar totalmente o formato VHS, em favor do formato DVD.

DVD Multiuso

Sistema

Sistema

Em 2000, a Sony lançou seu console PlayStation 2 no Japão. Além de jogar jogos de vídeo desenvolvido para o sistema também foi possível a reprodução de filmes em DVD. Isto provou ser um grande ponto de venda porque o custo PS2 sobre o leitor de DVD era o mesmo, mas poderia fazer muito mais.

Na sequência desta tradição Sony decidiu implementar um dos possíveis sucessores do DVD, Blu-ray, em seu próximo console atualmente conhecido como o PlayStation 3. O Xbox, da Microsoft, lançado um ano após o PlayStation 2, tinha também a capacidade de reproduzir discos DVD com um add-on do kit, garantindo o lugar do DVD em consoles de videogame.

Vários formatos dentro de um padrão

Formato

Formato

Até 2003, os consumidores teriam de escolher um formato de DVD e preferiam comprar o DVD que fosse compatível com o formato específico da região. Em 2003 a Sony lançou um gravador de DVD multi-formato (também chamado de drive combo ou DVD-Multi) e, hoje muitos fabricantes oferecem gravadores de DVD multi-formato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.