Levou algumas semanas mas a Sony conseguiu colocar um ponto final no desbloqueio do Playstation 3. Uma atualização do firmware do console disponibilizada nessa terça feira, 7 de setembro, é capaz de anular a ação dos códigos maliciosos usados por hackers para fazer uso de cópias ilegais de jogos no console.
Não Durou Muito
A atualização que anula o código de desbloqueio disseminado pelos hackers no console, embora a Sony não tenha assumido a função da update, é a segunda conquista na luta contra a pirataria iniciada a partir do anúncio do desbloqueio do Playstation 3 feito por hackers australianos no mês passado. A primeira batalha vencida pela Sony na guerra contra a pirataria se refere à ação movida contra a empresa australiana Ozmodchip, responsável pela distribuição do Psjailbreaker, o dispositivo que permite que o Playstation 3 rode jogos piratas. Segundo as leis australianas, não é crime modificar aparelhos eletrônicos como consoles de videogames, o que não enquadra o desbloqueio de consoles como crime. A ilegalidade começa quando o usuário usa jogos ilegais no aparelho modificado. As vendas do modchip foram suspensas.
Atualização de Segurança
Segundo a descrição da Sony em seu site, a atualização de firmware tem por objetivo algumas correções de segurança para os usuários do console durante a navegação na internet e uso do próprio hardware. A Sony não manifestou maiores detalhes sobre a luta contra o sistema de desbloqueio. A atualização para a versão 3.42 do firmware não é, contudo, obrigatória. Ao ingressar na Playstation Network o usuário é notificado da necessidade de atualização e deve autorizá-la. No entanto, os usuários que não aderirem à atualização terão seu acesso à rede da Sony limitado, similarmente ao que ocorre com os usuários da Live — rede de jogadores dos consoles Xbox 360 — quando são descobertos usando consoles modificados e são “banidos” da rede.
O Desbloqueio por Software
Ao contrário da maioria dos consoles do mercado que têm os modchips usados em seu desbloqueio fixados no interior do aparelho, o Playstation 3 teve seu funcionamento modificado por código inserido através de uma das portas USB. O Psjailbreaker, vendido nas lojas australianas por cerca de 170 dólares locais, sendo considerada a forma mais cara de desbloqueio de um console já lançada até hoje.
O desbloqueio do Playstation 3 sempre foi a pedra no sapato dos hackers de todo o mundo dado o grau de segurança interno do console. O segundo impedimento para a disseminação de jogos falsificados é a mídia usada pelo console da Sony. O desbloqueio feito pelo PsJailbreaker sequer oferece o uso de jogos gravados em mídias físicas, apenas imagens de discos virtuais, dado o preço proibitivo dos discos Blu-ray. Ainda não se sabe se a suposta medida de contenção da Sony terá gerado o resultado desejado. Ao que parece, os jogadores que optarem por usar os consoles desbloqueados terão que se acostumar à vida clandestina assim como os jogadores do Xbox 360 banidos da Live, por que na Playstation Network eles não pisam mais.
Por Thiago Resende