O acesso ao maior site de buscas do mundo através de equipamentos móveis tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. Com o aumento na venda de smartphones e celulares com acesso à internet em alta velocidade, a procura pelo serviço de busca móvel do Google tem se expandido. O aumento, no entanto, não atinge as expectativas da empresa norte americana com seus números.
Android
As buscas feitas por equipamentos móveis no site do Google usando celulares Android triplicaram durante o primeiro semestre de 2010. O sistema operacional distribuído pelo Google gratuitamente para fabricantes de smartphones como Samsung e Motorola, teve uma grande expansão no mercado desde seu lançamento em 2008. Estima-se que, no mundo, sejam vendidos mais de 200 mil aparelhos com Android instalado todos os dias.
Buscas Móveis e Receita
Embora o número de buscas realizadas em dispositivos móveis no Google tenha aumentado consideravelmente, a empresa afirma que os números ainda estão longe de representar um crescimento de sua receita.
O presidente executivo do serviço de buscas, Eric Schmidt, afirmou à imprensa nessa terça feira que a empresa espera que as buscas em dispositivos móveis se tornem sua principal fonte de receita. O presidente afirmou ainda que essa transição deverá ser gradual, e ainda levará um tempo considerável, mesmo com o crescimento acelerado nos acessos móveis de alta velocidade.
A receita do Google com publicidade ultrapassa 24 milhões de dólares anuais. A adoção das plataformas móveis de acesso são de fundamental importância para a expansão das negociações da empresa com publicidade. O acesso simplificado de forma móvel leva aos usuários a usar o serviço mais vezes ao dia.
Iphone
O lançamento do Iphone em 2007 no mercado também serviu para alavancar serviços de busca como o Google e uma infinidade de outros. O acesso de alta velocidade à internet oferecido pelo aparelho fazendo uso de redes de terceira geração estimula o uso de serviços móveis online.
O Google no Mercado
Schmidt também deu uma visão de mercado quanto a outros serviços do Google e seus números. Segundo o presidente executivo, o YouTube recebe cerca de 2 milhões de visitas por semana. O serviço de vídeos do Google também conta com acesso móvel, embora em número bastante inferior. É de se esperar que os usuários ainda não estejam totalmente dispostos a enfrentar os preços proibitivos das operadoras de telefonia móvel para acessar serviços com consumo de dados tão elevado.
O Google Chrome, navegador gratuito do Google e concorrente direto do Internet Explorer e Mozila Firefox, conta com 70 milhões de usuários, segundo Schmidt. O navegador acompanha a onda de crescimento dos serviços do Google no mercado, e sua popularidade entre os usuários. Com exceção de serviços como o Google Buzz e o Wave, que não vingaram, o Google desfruta de boa fase no mercado de internet e seus números só tendem a aumentar.
Por Thiago Resende