Google em Tempo Real

Quando o assunto é buscas na internet o Google não brinca em serviço. O buscador mais usado no mundo anunciou nesse mês uma novidade revolucionária no modo como se pesquisa na internet: as buscas em tempo real. Com resultados pipocando na tela e sugestões cada vez mais aprimoradas e personalizadas o Google promete poupar tempo e colocar o que você quer na sua frente sem dores de cabeça.

Buscas em Tempo Real

Calma, não vamos sonhar no futuro e nos enganar com a notícia divulgada pelo Google. O buscador não está propondo ser capaz de varrer toda a Web para você toda vez que alguma coisa for pesquisada. As pesquisas continuaram funcionando da mesma maneira nos computadores do serviço de buscas. O que muda é como você vê as pesquisas na sua tela.

Buscador

Para os que estão por fora do método usado pelos sites de busca para trazer o que você procura ao seu computador, aqui vai uma ajudinha. Os provedores de busca, como Google, Bing, Yahoo e outros, mantém um banco de dados constantemente atualizado de tudo o que há na internet.

Trata-se de uma espécie de índice, assim como o feito por buscas em um disco rígido. O sistema de busca indexa o material de pesquisa, e então pesquisa no índice os termos fornecidos pelo usuário. Dessa forma, o buscador pode retornar os resultados de sua busca instantaneamente e com precisão satisfatória.

Como Funciona

Com o novo modelo de pesquisa em tempo real o usuário não precisa pressionar a tecla “enter” toda vez que fizer uma busca. Os resultados encontrados são exibidos na tela do computador enquanto o usuário digita o texto.

Pesquisa

Ao mesmo tempo, o usuário deverá receber sugestões de preenchimento automático de acordo com os termos de pesquisa da entrada. Certamente o mecanismo de sugestões fará parte com o famigerado Histórico da Web do Google, o serviço que memoriza um histórico do acesso de usuários registrados para oferecer resultados de busca mais precisos.

Sugestões

A grande vantagem de um sistema de busca que dispense uma “ordem” para ir atrás dos termos informados é a economia de tempo. O usuário poderá ver seus resultados na tela enquanto digita e até mesmo descobrir se está digitando alguma palavra de forma incorreta.
Segundo informações do Google, o usuário economizaria cerca de 2 a 5 segundos em cada pesquisa. Somando-se todos os usuários em um dia, o Google afirma que seria economizada a expressiva quantia de 3,5 bilhões de segundos, ou 11 horas economizadas a cada segundo do dia.

O serviço de buscas instantâneas será oferecido primeiramente nos Estados Unidos e alguns países da Europa com França, Inglaterra, Alemanha e Itália. Haverá a opção de retornar ao modo antigo de pesquisas do Google, algo como o botão “versão antiga” no topo da página do Orkut.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.