Quando a pessoa é um motorista de aplicativo Uber, ele pode ser solicitado não só apenas para transportar passageiros, mas também outros tipos de coisas como bagagem, compras, e etc.
Mas será que o passageiro precisa informar o que vai levar ou quantas pessoas vão fazer a viagem?
De acordo com informações da própria empresa Uber, em torno de 15% das viagens pedidas no mundo, tem início ou terminam no aeroporto. Visando melhorar o atendimento nesses lugares, a Uber vem buscando oferecer um serviço mais específico, disponibilizando áreas especiais onde possa atender melhor os passageiros.
Em locais como aeroporto, até a forma operacional das corridas é diferente. Nesses lugares, as viagens são iniciadas de acordo com a chegada do motorista que entra na fila e fica aguardando sua vez. Desta forma, o condutor de app é frequentemente solicitado para fazer o transporte de bagagens.
Outra situação muito comum, é o motorista de aplicativo ser chamado para fazer uma viagem em um supermercado e em shoppings, nestas situações é muito comum que o passageiro esteja carregando compras ou bagagens. E é necessário que o motorista transporte mercadorias.
Por este motivo, é muito importante ter bastante atenção nas regras a serem cumpridas para que o transporte de bagagens e mercadorias sejam feitos no veículo.
Bom, para todos os efeitos, o motorista de Uber tem permissão para transportar compras ou malas em seus carros. Porém, esse transporte tem que ser realizado de maneira que haja toda a segurança para o motorista e para o passageiro, sem nenhuma infração nas regras do trânsito.
Para que a corrida transcorra da melhor maneira possível, é necessário e importante que a pessoa que fazem a solicitação da corrida, se comuniquem com o condutor do Uber, e que seja feita uma avaliação da possibilidade de estar fazendo o transporte de bagagens.
Como Fazer Transporte de Malas ou Mercadorias no Veículo
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é considerado falta grave, com uma multa de até R$ 195,23 reais, e ainda a perda de 5 pontos na carteira de habilitação, o transporte de bagagens em cima do banco do carona ou no banco de trás do veículo.
Por este motivo, é bom o motorista está sempre atento às regras, nunca transportar bagagens no interior do veículo que não sejam no porta malas. Isso é importante não só pela questão da infração, mas também do ponto de vista de segurança. É sabido que, durante um impacto em um impacto de um acidente, os objetos soltos no interior do veículo podem representar um perigo em potencial tanto para o passageiro quanto para o motorista.
Importância da Comunicação Entre o Motorista e o Passageiro
Não são todos os condutores que terão a disponibilidade para fazer esse tipo de serviço, pois isto pode acarretar em danos às bagagens e até mesmo no carro, dependendo do tipo de mercadoria.
No entanto, se o motorista não se opor a fazer o transporte de bagagens, ele poderá até ser gratificado com uma boa gorjeta, e ainda receber uma avaliação de cinco pontos pela prestação do seu serviço.
Outra coisa que deve ser observada é se o veículo tem condições para fazer o transporte de bagagem. Geralmente, nestes casos, não há complicações, pois os aplicativos já fazem uma filtragem especial, selecionando carros que possuam grandes porta-malas.
No Uber, há uma categoria específica para transportes de bagagens, chamada Uber-Bag. Essa categoria disponibiliza automaticamente veículos que possuam grandes porta-malas. Exatamente para que não haja problemas nos transportes de bagagens e de mercadorias.
Neste app, é feita uma ligação do condutor de veículo com porta-malas maiores aos clientes que necessitam fazer o transporte de bagagens e mercadorias. No entanto, este tipo de serviço não é oferecido em algumas cidades, o que torna necessário a verificação da disponibilidade do mesmo na região em que está o solicitante.
Há também as versões Uber Black e UberXBag. De acordo com Tecnoblog, essas versões Bag da Uber possuem os preços mais elevados do que as outras categorias, devido a essa opção de carga.
Desta forma fica muito mais fácil atender às necessidades dos usuários evitando muitos conflitos na hora do embarque.