Aluguel de Carros Para Uber Vale a Pena? Quais Modelos?

Como acabamos percebendo nos últimos anos, os veículos passaram a fazer parte cada vez mais de nossa vida, não é mesmo? Pois bem. Durante muito tempo, os seres humanos penaram para poder carregar objetos ou outras pessoas de um lado para outro de uma maneiram ais confortável. A partir da invenção da roda e de todas as possibilidades de se fazer algo com ela é que nós demos um “start” ainda maior em nosso desenvolvimento.

Com a chegada de indústrias automobilísticas e com práticas de produção que deixavam tudo mais barato, o boom vivido pela indústria passou a ser sentido depois da segunda metade do século XX. Todo mundo queria ter um carro para chamar de seu e colocar em sua garagem.

As atuais gerações, no entanto, estão apresentando um grande desapreço pelos veículos. Uma das causas para esse cenário é, justamente, as atenções voltadas para os problemas ambientais que foram causados, em parte, pelo grande período de emissão de poluentes por meio dos automóveis, pela queima do combustível fóssil. Outro problema está ligado, basicamente, com os altos preços que são cobrados pelos processos de tiragem de habilitação, bem como, também, dos próprios veículos.

A pegada saudável também tem responsabilidade nisso, onde muita gente opta por meios de transporte que ajudem a exercitar o corpo, tal como é o caso da bicicleta. Dessa forma, consegue chegar a algum lugar de uma maneira rápida e, ao mesmo tempo, ajuda a exercitar o corpo.

Porém, algumas empresas notaram esse tipo de dinâmica empreendida pela nova geração e, a partir daí, começaram a criar sistemas de carona, na qual as pessoas pagavam preços acessíveis para poderem ir de um lugar a outro sem a necessidade de possuírem um automóvel. Isso é o que a UBER faz.

O Que é a UBER?

Aplicativo UBER

Aplicativo UBER

A UBER é uma empresa sediada nos Estados Unidos, cujo o princípio e objetivo é o mesmo: oferecer transporte por meio do seu próprio aplicativo, com preços bastante competitivos. O seu funcionamento é bem simples: a pessoa baixa o aplicativo da Uber em seu celular, fazendo um rápido cadastro. Depois disso, já pode olhar por meio do celular quais são os motoristas que estão disponíveis para fazer uma corrida naquele momento. Se existir algum disponível, basta você traçar a rota desejada e, a partir daí, efetivar o pagamento (por meio de cartão de crédito). Pronto! É só aguardar a chegada de sua carona.

Depois que você chegar ao seu destino, você terá a oportunidade de mandar a sua avaliação sobre o serviço prestado pelo motoristas. Tais informações servirão para a UBER classificar os motoristas que prestam serviços a ela. Os mais bem posicionados aparecem em um ranking feito pela companhia, ajudando você a escolher o melhor motorista.

Motorista UBER

Motorista UBER

Basicamente, o que a UBER faz é unir os motoristas e os clientes, de uma forma muito mais simples e não burocrática. Um dos diferenciais da UBER é, justamente, oferecer corridas a preços bastante acessíveis, que fazem com que muitas pessoas possam ter a possibilidade de pegar uma carona por meio desse aplicativo.

Mas porque os preços praticados são menores do que os dos taxistas, por exemplo: Vários fatores. O principal, talvez, seja a falta de regulamentação do estado sobre o serviço da UBER, na qual impostos deixam de ser debitados. Um outro motivo é a não presença do taxímetro, onde, nos táxis, cobra por quilômetro andado. No caso da UBER, o valor total da corrida já é calculado antes de a pessoa pagar, sendo que esse valor não se altera depois. Ou seja, muitas pessoas preferem esses apps de carona justamente por isso.

De acordo com a companhia, ela cobra de 20% a 25% do valor de cada corrida que o motorista consegue por meio do aplicativo. Porém, pensemos o seguinte: se ele realizar uma corrida de 5 reais, 25% vão para o bolso da Uber. Ou seja, sobra um valor muito curto para o motorista. Isso é alvo de discussão, em vários argumentos para a regulamentação do UBER. Porém, essa é uma história que ainda vai render muito.

Como Ser Motorista da UBER?

Basta que você tenha uma Carteira Nacional de Habilitação e um carro no qual possa trabalhar. Em se tratando do veículo, ele não precisa ser necessariamente seu, podendo ser um veículo alugado, porém regularizado, pois ele será registrado nos dados cadastrais da empresa sobre o motorista.

Muita gente, inclusive, que não possuem carro, acabam por alugar um para poderem trabalhar como ubers. Vale a pena frisar que não se pode falar que isso é uma desvantagem, pois pode acontecer de o preço do aluguel do veículo ser inferior ao que a pessoa tenha conseguido em seu dia de trabalho, por exemplo. O que pode acontecer é que a pessoa deve se certificar de conseguir levantar um dinheiro, pelo menos, duas vezes maior do custo do aluguel do carro, para que isso seja viável, estando sujeito a trabalhar somente para pagar o aluguel do carro. Vale lembrar que gasolina e manutenção do veículo não é responsabilidade da UBER, ficando tudo a cargo do motorista do automóvel.

Melhores Modelos Para UBER

O que se deve ter noção é que, para escolher um modelo de carro ideal para trabalhar com UBER, é que o modelo escolhido por você deve ser bem econômico, haja vista que vai depender de você para poder abastecer. Nesse caso, os modelos recomendados são:

HB20

HB20

HB20

O modelo de entrada da Hyundai causou um verdadeiro furor no mercado automobilístico brasileiro, por introduzir um modelo bastante robusto de carro popular, com itens de série que, até então, eram opcionais. Além de ser um carrinho bastante forte, ele consegue ser bem econômico.

UP!

UP!

UP!

O novo popular (não tão popular assim) da Volks também é uma boa pedida. Apresenta um bom conjunto mecânico, além de uma potência considerável, sendo também muito econômico em questão de consumo.

Mobi

Mobi

Mobi

O compacto da Fiat, que é da mesma categoria de modelos como o Renault Kwid, também se destaca por ser um modelo bastante econômico, tendo uma autonomia considerável, perfeito para quem quer se aventurar como motorista de aplicativo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.