Pode Ter Dois Motoristas no Mesmo Uber? Qual o Motivo?

A resposta para essa questão é sim, contudo, cada motorista precisa ter seu próprio cadastro na plataforma. Em comum os dois motoristas têm apenas os documentos e dados do veículo em que o serviço será prestado. Contudo, quando um dos motoristas estiver online na plataforma o outro deverá estar off-line e claro é necessário identificar quem está conduzindo o veículo para que se tenha controle e as avaliações sejam direcionadas para o indivíduo certo.

Aliás, é interessante ressaltar que nos últimos tempos alguns motoristas vêm terceirizando o serviço criando verdadeiras frotas. Essa forma de trabalho possui o aval da Uber então vale a pena entender melhor como funciona essa relação de locações e sublocações.

Frota de Uber

Após algum tempo do estabelecimento dos serviços de Uber no Brasil os motoristas parceiros perceberam que poderiam usar uma estrutura semelhante à de frotas de táxi para potencializar seus ganhos criando assim verdadeiras frotas. Alguns parceiros da Uber inclusive já deixaram de dirigir para assumir o papel de gestores das frotas. Vale ressaltar que essa é uma metodologia aceita pela empresa.

Basicamente esses parceiros sublocam os seus veículos para outros interessados em oferecer o serviço de motorista, mas não tem carro próprio. Quem adere a frota precisa cumprir metas de lucros para se manter na equipe. O motorista pode registrar em seu cadastro quantos veículos desejar podendo inclusive dar origem a frotas. Um modelo bastante semelhante ao usado por donos de alvarás de táxi.

Valores

Nesse esquema de sublocação de carros quem estabelece as regras é o motorista dono do cadastro. De maneira geral o valor cobrado é de 25% sobre o total do valor da corrida. Não há vínculo empregatício e a Uber não interfere no relacionamento entre proprietários de veículos e locatários. Já se tornou comum ver anúncios procurando interessados em ser motoristas de Uber locando um carro por valores entre R$ 500,00 e R$ 700,00 por semana.

Distribuição dos Custos

Há variações da forma como os custos são distribuídos entre locatários e proprietários de carros, tudo depende do acordo feito entre as partes. Em alguns casos os gastos extras como combustível, multas entre outros ficam por conta do locatário. Alguns líderes de frota aceitam dividir esses custos inclusive os de eventuais avarias no carro.

Frota de Uber - Volvo XC90

Frota de Uber – Volvo XC90

Os críticos a esse sistema de terceirização de serviço de Uber mencionam que trata-se de uma manobra arriscada, pois pode acarretar na queda da qualidade dos serviços. Abrem-se brechas para que motoristas menos experientes e preparados assumam o volante bem como se perde um pouco o controle sobre o todo do serviço.

E no 99 Pop?

99 Pop

99 Pop

O aplicativo 99 Pop, concorrente da Uber, permite que até 03 motoristas compartilhem o mesmo veículo atentando para a regra de que quando um está online os outros devem estar off-line na plataforma. Para registrar veículos de terceiros no cadastro é necessário informar o CPF ou CNPJ do proprietário. Os dados do documento oficial do carro também devem ser inseridos.

Você já tinha pensado sobre a possibilidade de estabelecer uma frota de Uber? Deixe seus comentários a respeito abaixo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.