Atualmente, a humanidade é bastante dependente da internet, não é mesmo? Já parou para pensar o que poderia acontecer se a internet mundial se desligasse por apenas um segundo? As perdas econômicas seriam incalculáveis, principalmente em se tratando das transações realizadas de maneira online. É incrível o quanto a internet conseguiu causar na população em um tempo de vida bastante curto – a grande rede completou 30 anos no ano de 2020.
De lá para cá, surgindo como uma nova forma de entreter as outras pessoas, a internet logo conseguiu angariar a atenção de grande parte da população, deixando outras mídias da comunicação a ver navios. De fato, a televisão nunca acreditou que a internet iria tomar o seu trono, já que, segundo eles, todo o assunto que fosse repercutido dentro da internet seria mostrado na televisão. O que acontece atualmente é diferente: o que a televisão mostra é repercutido na internet, já que lá é que os verdadeiros debates acontecem.
Muitos conglomerados de mídia já estão atentos quanto a essa nova preferência da humanidade e não medem esforços para não perderem uma chance de abocanhar também esse mercado. Um exemplo aqui no Brasil é a Globo, maior emissora do país e segunda maior do planeta que, tão logo a Netflix, empresa de conteúdo por streaming iniciou as suas operações por aqui, a vênus platinada desenvolveu a sua própria plataforma, a Globoplay, onde, além dos conteúdos antigos, como novelas marcantes, séries e outros produtos estão disponíveis aos assinantes.
Há 10 anos atrás, o nível de dados que a internet mundial trabalhava não chegava nem perto ao que é hoje. E, para que a comunicação possa se manter da melhor maneira possível, é importante que a tecnologia seja a mais recente no mercado. E um desses casos é justamente o da internet por meio da fibra óptica. Mas você sabe como ela funciona? Nesse artigo, pretendemos tirar todas essas dúvidas.
A Rede de Fibra Óptica
A tecnologia da fibra óptica já é desenvolvida pelos seres humanos desde meados da década de 1970. Nessa época, procurava-se uma maneira de transmitir informações de uma maneira mais rápida do que os cabos tradicionais. Até que a fibra óptica começou a ser desenvolvida e, num primeiro momento, os testes foram decepcionantes, pois a informação se perdia no meio da transmissão. Só que, de lá para cá, a tecnologia foi sendo melhorada e hoje ela está disponível na maioria dos países.
Um dos principais apelos pelos entusiastas dessa tecnologia é a possibilidade de fazer com que a troca de dados entre grandes distâncias sejam feitas de maneira mais rápida, fora que, com uma menor perda de eficiência, o que torna o processo todo menos demorado, facilitando downloads e tempo de pesquisa, tudo o que uma pessoa aficionada com a internet precisa.
Só que, mesmo com toda essa tecnologia sendo aperfeiçoada, muita gente ainda torce o nariz, justamente pelo preço que é cobrado. É claro que toda a adaptação para a tecnologia demorará um pouco, levando em consideração que os custos para a conversão são bem altos. Para se ter uma ideia, há anos atrás apenas universidades e outras instituições públicas contavam com internet em fibra óptica.
Porém, essa realidade começou a mudar no Brasil em 2017, quando diversas operadoras passaram a oferecer a opção da fibra ótica para os seus clientes, com vantagens que era bastante chamativas para os consumidores.
O Funcionamento da Rede de Fibra Óptica
Para começar, é necessário explicar que a rede de fibra óptica não transmite os dados da mesma forma que os cabos convencionais. Uns dos princípios da Fibra Óptica é, justamente, poder transformar os dados em luz, com o auxílio de sensores, para que ela possa viajar pelos cabos de maneira muito mais rápida. Para que o sinal seja convertido, ele pode dispor de duas tecnologias: por meio do laser e também por meio do LED.
Se, porventura essa conversão não for possível de ser feita, é bem provável que tanto os dados recebidos quanto os dados enviados não poderiam desfrutar do que os especialistas chamam de “larguras de banda”.
Os cabos de fibra ótica são feitos de um revestimento de fibra de vidro, além de outras que garantem a sua leveza, e claro, todo o seu desempenho. De acordo com testes realizados, uma rede de banda larga com 10 Mbps, podem oferecer uma taxa de download de até 1,25mb por segundo.
Mas, em se tratando da rede de fibra ótica, esse valor pode chegar a incríveis 10 Gbps, com uma taxa de download de até 1280 Mbps por segundo. Ou seja, é uma evolução tremenda, não é verdade? Essa conexão, por exemplo, é um prato cheio para aquelas pessoas que utilizam e muito a internet para jogar e fazer muitos downloads de muitos arquivos pela internet.
Só que tanta velocidade têm o seu preço, logicamente. Estamos falando de uma das velocidades mais altas já alcançadas. Dessa maneira, esse tipo de rede, com esses números, é recomendado apenas para Universidades e instituições onde se deseja ter internet rápida e compartilhada entre outras pessoas.
As Desvantagens
Apesar de ser uma tecnologia bem a frente do que o cabo de cobre reserva, a fibra ótica também apresenta desvantagens. Talvez, a principal desvantagem da rede de fibra óptica seja justamente os preços que são pagos para a instalação de toda a rede, bem como a própria fabricação do fio, que demanda muito dinheiro. O que ainda também pode pesar contra a fibra óptica é justamente a sua atuação em grandes cidades, como São Paulo. Como se trata de uma megalópole, seriam necessários muitos retransmissores para poder garantir sinal para o maior número possível de clientes. Só que estudos mostram que há perda de desempenho quando uma rede de fibra óptica está submetida a muitos retransmissores.
Outro fator que também desanima as pessoas é a fragilidade do cabo de fibra óptica, que pode fazer com que sejam exigidas muito mais reparos por parte da operadora de internet, o que pode justificar, também, os altos preços cobrados sobre a prestação dos serviços de internet por fibra óptica.