Quem é o Dono da Rede de Internet?

A tecnologia e a internet trouxeram inúmeras mudanças para a vida de todas as pessoas. Podemos nos conectar com o mundo todo em apenas alguns cliques. O uso da internet foi liberado comercialmente no fim dos anos 80. Aqui no Brasil, ela só chegou no ano de 1995.

Atualmente, ela consiste em um conjunto de milhões de computadores que se encontram interligados através de linhas telefônicas, fibra ótica, cabos de TV e satélites.

E, cada computador desses que se encontram ligados à internet fazem parte de uma rede. Quando o usuário se conecta via modem (seja um modem ADSL, para conexão discada ou a cabo), ao provedor de internet que ele utiliza, ela passa a integrar a rede deles.

Estes, por sua vez, se conectam a uma rede maior e se tornam parte dela. Assim, podemos dizer que a internet é uma rede de grandes, médias e pequenas redes.

A Internet Tem Um Dono?

Ainda que a internet não tenha um dono especificamente falando, ela é mantida e monitorada ela Sociedade da Internet, que consiste em uma organização sem fins lucrativos, que atua supervisionando tanto a políticas quanto os protocolos que são usados para definir como a internet será usada e como será a interação dos usuários com a mesma.

O que acontece é que essa entidade estabelece um sistema com vários protocolos e com o vocabulário padrão, o que permite que as várias redes possam conversar entre si.

Se não houvessem esses protocolos, todas as redes de computadores iriam falar idiomas diferentes, e não conseguiriam se entender. Também foram criadas outras empresas para atuarem na supervisão da infraestrutura da internet. Um exemplo é a IETF (Internet Engineering Task Force).

Ela é composta de muitos grupos de trabalho. Estes, por sua vez, se concentram, cada um deles, em um assunto específico, de maneira que a estabilidade e a arquitetura da rede sejam mantidas.

Além disso, tem ainda a Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) , uma empresa responsável por administrar o sistema de nomes dos domínios da internet, que são conhecidos como DNS.

Cada um dos computadores que se encontram conectados à rede faz parte de um determinado domínio. E também possui um endereço na rede exclusivo, o IP address.

Quem associa o número específico ao domínio é o Icann. No momento em que navegamos na internet, ou quando enviamos um e-mail, estamos usando um nome de domínio. Ele é aquele nome que vem na URL, logo após o www, ou após o @, no endereço de e-mail.

Controle da Internet

Apesar de não ter um dono oficial, a rede mundial de internet, na prática, a rede de internet mundial fica nas mãos do governo dos Estados Unidos.

O país tem um controle de dois de recursos muito importantes, que são os servidores (ou seja, computadores de grande porte. Sem eles, a internet não funciona), e também os endereços www.

Ao todo, existem mais de cem servidores-base espalhados ao redor do mundo, sendo que um deles está no Brasil. Porém, do total de 13 servidores que armazenam as informações de todos os demais, e que atuam controlando tudo o que se encontra disponível na internet, 10 deles estão nos Estados Unidos.

Os 3 restantes estão na Suíça, no Japão e na Inglaterra, e um deles é considerado como a “chave mestra”, que traz cópia dos outros.

O Icann é tido como uma das cartas na manga dos Estados Unidos, que atua no controle de todos os endereços da web. Ainda que seja gerenciado por vários países, a sede do Icann é na Califórnia.

E se encontra sob a subordinação do Departamento de Comércio Americano. Dessa forma, o único país que possui o poder de feto sobre o Icann são os Estados Unidos.

O Que é Provedor de Internet?

Provedor de Internet

Provedor de Internet

Muitas pessoas usam um provedor de internet. No entanto, poucos são os que sabem, de fato, o que é um provedor. No início, quando a internet começou a ser usado no país, esse termo era muito usado.

Na ocasião, a conexão com a internet era feita pela linha telefônica, através de uma conexão discada, denominada dial-up.

Nesse caso, o modem realizava uma ligação para uma determinada empresa, provedora de internet, que realizada a intermediação para o acesso à web.

Era esse provedor quem realizava a autenticação do usuário, e que fornecia os protocolos necessários para que os serviços de internet pudessem ser usados. E a UOL era uma das empresas pioneiras.

Na ocasião, as operadoras de telefonia eram proibidas, por lei, de realizarem qualquer atividade que não fosse de telefonia. Era por esse motivo que os provedores eram tão necessários.

No ano de 2000, após a chegada da internet banda larga, essa realidade mudou. Essa nova modalidade não precisa de um provedor, como acontecia até então. Assim, a própria empresa de telefonia é quem se encarrega de intermediar a conexão de um usuário com a internet.

Eles se tornaram os novos provedores e passaram a cobrar pelo serviço de internet de uma forma geral.

No caso dos antigos provedores, eles ficaram com a tarefa de gerenciar as conexões com a internet discada. No ano de 2013, a partir de uma nova regulamentação da Anatel, a obrigatoriedade de contratação de um provedor de internet discada foi eliminada.

Dessa forma, as operadoras de telefonia se tornaram responsáveis apenas pela função de provedoras de conteúdo, no que se refere às conexões discadas.

De uma forma geral, apesar de não haver um “dono” da internet, quem, de certa forma, administra a rede mundial são os Estados Unidos.

Desde que surgiu, a internet tem trago inúmeras vantagens para pessoas físicas e empresas do mundo todo.

Além de facilitar na execução de tarefas complexas de uma forma bem simples e rápida, a internet também ajuda na socialização das pessoas, no desenvolvimento e em mais uma série de outras questões, que fazem toda a diferença no dia a dia e na vida das pessoas.

Mas é importante frisar sobre o uso consciente da mesma, para que ela não se torne uma vilã.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.