Qual é o Principal Objetivo da Ciência?

O principal objetivo da ciência é fornecer explicações para entender o funcionamento do mundo natural e quais foram os passos foram relevantes para que ele se estabelecesse como é agora. Em linhas gerais pode-se dizer que a ciência almeja construir conhecimento e compreender as mais diversas questões, independente de uma aplicação em potencial.

Ciência: Busca Por Respostas

Ao longo do tempo a humanidade foi atribuindo novos significados e objetivos para a ciência sendo um deles o de desenvolver soluções tecnológicas a partir do estudo e resolução de problemas. Os cientistas passaram a investigar mais a fundo uma série de questões considerando como poderiam utilizar o conhecimento adquirido ao longo do processo para atender a outras demandas.

Houve uma percepção de que tudo o que é feito durante o processo de resolução de uma questão pode gerar respostas para outras perguntas. Químicos, por exemplo, podem trabalhar no desenvolvimento de medicamentos para malária e no decorrer dos seus estudos podem descobrir como fazer outros produtos químicos a partir de novas maneiras de formar ligações.

No entanto, independente do motivo que leva um cientista a fazer ciência não se pode negar que seu objetivo é contribuir para o aumento do conhecimento de como é o funcionamento do mundo natural.

Ciência: O Campo das Incertezas

Boa parte das pessoas entende por ciência respostas com certeza, ou seja, afirmações que não podem ser contrariadas uma vez que se fundamentam em longos períodos de estudo. No entanto, o conhecimento produzido pela ciência segue um viés totalmente contrário, isto é, está sempre aberto para novos questionamentos e para correções. As afirmações científicas não estão provadas para sempre.

Ciência

Ciência

É inerente a ciência a busca por novas evidências e isso pode fazer com que esse processo se torne absolutamente incerto. Várias ideias científicas que temos hoje em dia podem ser radicalmente mudadas amanhã com o surgimento de novas evidências. Um excelente exemplo de como a ciência está sempre se retificando é o peixe celecanto.

O Caso do Peixe Celecanto

Os paleontologistas acreditaram, até 1938, que os celecantos eram peixes pré-históricos extintos há aproximadamente 80 milhões de anos (data do fóssil mais recente dessa espécie encontrado até aquele momento). No entanto, em 1938, foi descoberto um peixe celecanto vivo na costa da África do Sul, logo eles não estavam extintos. Os cientistas então perceberam que estavam errados quanto a extinção e passaram a se ocupar de uma investigação para entender como a espécie ainda conseguia sobreviver.

Evidências

Os cientistas estão sempre propensos a mudar suas ideias se encontrarem novas evidências que contrariem a linha de pensamento que seguiam. É importante ressaltar que o trabalho de pesquisa científica se baseia na existência de evidências. As explicações científicas obtidas através do encadeamento de evidências contribuem para formar explicações que na maior parte dos casos se concluem como verdadeiras.

Para que fique mais claro evidências fizeram com que os geneticistas, por exemplo, entendessem que algumas doenças são hereditárias traçando uma maior probabilidade de uma criança nascer com algum problema adquirido do seu pai, mãe ou ambos. O conhecimento de como o mundo natural funciona permitiu a humanidade desenvolver soluções para diversas demandas.

O fato do homem ter conhecimentos sobre gases e movimento tornou possível construir aviões para transportar pessoas e cargas em segurança. Ao longo do tempo o conhecimento para a construção de aviões passou por aperfeiçoamentos e isso fez com que se chegasse a máquinas mais potentes.

Rutherford e o Átomo

Ernest Rutherford dedicou-se ao estudo e compreensão do átomo, um dos pequenos grandes mistérios do mundo natural. Para que pudesse chegar as suas conclusões ele empreendeu um estudo com partículas alfa, átomos de hélio sem elétrons. Em seus testes ele descobriu que quando um feixe dessas partículas alfa (positivamente carregadas) incide numa folha de ouro tem uma parte desviada para ângulos distintos, uma parte dessas partículas não se mantém na sua trajetória.

Rutherford desejava saber o que isso queria dizer no contexto da estrutura do átomo. A busca por respostas desse cientista é um grande exemplo de como se dá o desenvolvimento da própria ciência. Os cientistas são verdadeiros apaixonados por buscar respostas de maneira que se colocam num caminho em que podem construir uma base para novos entendimentos.

Desafios da Ciência no Mundo Atual

Como mencionamos a ciência tem como objetivo compreender o mundo natural e nos últimos tempos tem sido destinada a desenvolver soluções de prática aplicação para as demandas. Contudo, para que se mantenha como um mar de reconhecimento de dados relevantes é necessário que ainda existam cientistas que promovam investigações científicas pela simples curiosidade de fazê-lo.

Quanto mais cientistas movidos pela mera curiosidade existirem mais descobertas inesperadas serão feitas. Obviamente que a ciência focada em resultados é muito importante para direcionar a produção de conhecimento para responder a perguntas que tornam a vida humana mais complicada. No entanto, há que existir uma ciência que seja feita a partir dos desejos de entender questões menores que podem se mostrar como grandes motores para o desenvolvimento do futuro.

Ilustração de Ciências

Ilustração de Ciências

A possibilidade de ser um cientista movido pela sua curiosidade de responder a questões íntimas é uma forma inclusive de incentivar que as novas gerações tenham o desejo de se dedicar ao campo da pesquisa. As dificuldades como a falta de recursos destinada a essa área no Brasil pode afastar talentos em potencial. Ser cientista deve se manter como um sinônimo de uma paixão de investir o desconhecido.

Engajamento

Manter o interesse das novas gerações é um dos desafios da ciência que pode ser resolvido com uma dose maior de engajamento nas questões criadas no momento atual. É preciso fazer com que as pessoas, mesmo quem não atua no campo científico, entenda como funciona a produção de conhecimento e o quanto esse trabalho é fundamental para manter a qualidade de vida em nosso planeta.

Todos os dias os cientistas se dedicam a encontrar a cura para doenças, tornar nossas vidas mais agradáveis e compreender questões relativas ao ser humano que vão do mais íntimo ao mais distante. Engajar as pessoas em torno da produção de conhecimento é o grande desafio da ciência que precisa ser colocado como prioridade cotidianamente.

Gostou de conhecer os principais objetivos da ciência? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.