Como Faço Para Conectar o Roteador no Notebook?

Se você já teve problemas com a velocidade da internet no meio de uma tarefa importante com certeza sabe o quanto isso pode ser desesperador. É muito frustrante como parece que a máquina simplesmente se recusa a funcionar como deveria, não é mesmo? A dica é que quando isso ocorre você não precisa se desesperar, pois pode resolver roteando a internet do seu notebook ou computador.

Boa parte dos computadores possibilita o compartilhamento de rede Wi-Fi sem auxílio de outro aparelho, tudo o que você precisa fazer é configurar o sistema. Se você preferir também pode adquirir um software que realiza essa atividade por você. Seguindo poucos passos você pode fazer com que vários dispositivos tenham acesso a sua rede convertendo o seu aparelho num roteador. Então que tal entender como fazer essa conexão usando seu aparelho como roteador?

Roteando Internet do Notebook Sem Instalação no Windows

A primeira coisa que deve ser feita é ativar a placa de rede do seu computador. O passo seguinte somente poderá ser realizado em notebooks e computadores que sejam a partir do Windows 8. Verifique a sua placa de rede sem fio antes do roteamento, para fazer isso abra o menu Iniciar e digite o comando cmd.

Na sequência o “Prompt de comando” irá surgir, você deverá clicar nele com o botão direito e escolher a opção “Executar como administrador”. O passo seguinte consiste em digitar netsh wlan show drivers na tela do Prompt e dar enter. Aguarde alguns minutos para que os dados possam ser carregados. Na sequência verifique se a Rede Hospedada Compatível está aparecendo como presente. Se não estiver a placa de rede sem fio deverá ser ativada, afinal sem ela não poderemos realizar o roteamento.

A ativação da placa deverá ser feita abrindo o menu Iniciar, siga indo para a Central de Rede e Compartilhamento. Em seguida escolha a opção Alterar as Configurações do Adaptador. Prossiga clicando com o botão direito na opção Wi-Fi e clique em Ativar. Fazendo isso a placa estará ativada.

Fazendo o Compartilhamento do Wi-Fi Pelo Windows

Após ter conferido se a placa de rede está ativa você poderá compartilhar a rede com outros dispositivos. Para isso vá ao Prompt de Comando e informe o seguinte comando: netsh wlan set hostednetwork ssid=COLOCARNOME key=COLOCARSENHA mode=allow. Porém, antes você deverá personalizar as informações, ao invés de ‘colocarnome’ adicione um nome para a sua rede e ao invés de ‘colocarsenha’ insira uma senha que você considere segura.

Essa senha deverá ter entre 8 e 63 caracteres sendo permitido utilizar somente números e letras. Após ter feito essa configuração você deverá digitar netsh wlan start hostednetwork e então clicar no enter. A rede então será reiniciada, abra então o menu Iniciar e escolha a opção Exibir Conexões de Rede.

Na sequência, com o botão direito do mouse, clique em cima da rede que foi criada e escolha o menu Propriedades. Uma tela se abrirá e você deverá ir até a aba Compartilhamento, escolha então a caixa ‘Permitir que outros usuários se conectem pela conexão desse computador à Internet’.

Compartilhamento do Wi-Fi Pelo Windows

Compartilhamento do Wi-Fi Pelo Windows

É necessário que você selecione no menu a rede que será usada de base de acesso à internet. Através dela os demais poderão se conectar, finalize clicando em Ok e estará feito. Você conseguirá ver a rede disponível em outros dispositivos podendo até mesmo fazer a conexão.

Roteando a Internet do Notebook Sem Instalar Nada (no Mac)

Para quem está pensando que deve ser um processo complexo temos que dizer que pode ser bem simples fazer o roteamento da internet no notebook sem fazer a instalação de nada no seu Mac. Clique no menu Apple e escolha a opção “Preferências do Sistema”, na sequência vá para “Compartilhamento” e então clique em “Compartilhamento de Internet”. Uma tela se abrirá e será necessário alterar a criptografia para WEP, digite uma senha e faça a alteração do nome da rede. A finalização deverá ser feita clicando em ‘Compartilhamento de Internet’ e após ter feito isso você poderá acessar a internet em outros dispositivos.

Roteamento de Internet do Notebook Sem Instalar Nada (no Ubuntu)

No Ubuntu as coisas são ainda mais fáceis, comece indo em “Sistema” e clique então em “Preferências” e depois selecione a opção “Conexões de Rede”. A tela seguinte terá uma aba de rede sem fio, selecione então o item “Adicionar”. Na sequência aparecerá uma tela de configuração de um SSID, da mesma forma que acontece com outros sistemas. Dê um nome para a rede e faça a definição de uma senha. Simples de verdade, não é mesmo?

Mac

Mac

Roteamento da Internet do Notebook Com o Virtual Router

Virtual Router é um software que faz configuração hotspot de código aberto, possui uma interface bastante intuitiva de ser usada. Antes de utilizá-lo você deverá preencher alguns dados. Esse programa permite que o usuário se conecte por meio de uma rede Wi-Fi existente. O roteador virtual permite que ele se torne um host para uma nova conexão.

Para usá-lo você deverá adicionar o nome que quiser no SSDI acrescentando então uma senha da mesma maneira que fez em todos os sistemas operacionais. A finalização deverá ser feita através da marcação da opção “Shared Connection” para Wi-Fi, clique então em “Start Virtual Router”. Na sequência a rede terá sido compartilhada. Bastante fácil, não é mesmo?

Roteamento da Internet do Notebook Com Cabo

Roteamento da Internet do Notebook Com Cabo

Roteamento da Internet do Notebook Com Cabo

As conexões podem ser transmitidas através de outras formas como o compartilhamento de conexão por Bluetooth PAN ou com um cabo Ethernet (deverá estar conectado ao PC). Para concretizar essa alternativa você deverá ir até “Central de Rede e Compartilhamento”, prossiga clicando na conexão utilizada no momento.

Na sequência você deverá acessar o painel chamado ‘Status de Wi-Fi’ e então clicar em ‘Propriedade’. Na alternativa de ‘Compartilhamento’ você deverá marcar as caixas da janela desejada para que os computadores que estiverem conectados a rede possam ter acesso. Tendo finalizado esse passo você poderá fazer o compartilhamento. Viu como é bem fácil?

Gostou dessas dicas de como compartilhar a internet? Curta e compartilhe com seus amigos em redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.