O Microsoft Excel é um dos softwares mais utilizados no dia a dia de trabalho, esse editor de planilhas possibilita um controle eficiente de uma série de informações. Inclusive é bem comum que as pessoas utilizem o Excel para resolver questões pessoais também. É bem interessante poder gerir as suas finanças com uma tabela inteligente e automatizada.
Para quem gosta do Excel, mas tem alguma dificuldade com a inserção de colunas nas tabelas do editor elaboramos um artigo com dicas práticas. Você aprenderá a inserir e remover colunas além de aprender a como adicionar uma coluna numa tabela dinâmica. Vamos começar?
Como Acrescentar e Excluir Linhas e Colunas em Tabela do Excel
O Microsoft Excel possui limites de 16.384 colunas de largura por 1.048.576 linhas de altura. Tendo o conhecimento dessa informação você está pronto para o tutorial a seguir em que vamos ensinar a como adicionar e extrair linhas e colunas da sua tabela.
Passo 1
Comece selecionando qualquer célula da coluna e então vá ao menu Página Inicial – Inserir – Inserir Colunas da Folha (ou Excluir Colunas da Folha).
Passo 2
Clique com o botão direito do mouse no topo da coluna escolhendo a opção Inserir ou Excluir.
Passo 3
Prossiga selecionando qualquer célula da linha e então vá para Página Inicial – Inserir – Inserir Linhas da Folha (ou Excluir Linhas da Folha).
Passo 4
Clique então com o botão direito do mouse no número da linha e escolha Inserir ou Excluir.
Opções de Formatação
Ao selecionar uma coluna ou linha com formatação aplicada acontece a transferência da formatação para outra coluna ou linha que for inserida. Caso não queira que a formatação seja aplicada você pode selecionar o botão Inserir Opções depois inserir, escolha uma das alternativas que aparecer.
Caso o botão Inserir Opções não esteja visível você deverá ir para Arquivo – Opções – Avançado – no grupo Recortar, Copiar e Colar. Deixe a opção Mostrar Botões marcada para que o botão apareça.
Como Acrescentar Coluna em Tabela Dinâmica do Excel
O tutorial a seguir consiste em ensinar você a criar e inserir uma nova coluna numa tabela dinâmica do Excel usando as ferramentas corretas. Continue lendo e confira os passos de como acrescentar as colunas.
Passo 1
Inicie abrindo o arquivo do Excel que possui a tabela dinâmica a ser editada. Caso ainda não tenha criado a sua tabela dinâmica, abra um novo documento do Excel e crie para poder continuar o tutorial.
Passo 2
Nesse passo você deverá clicar em qualquer célula da tabela dinâmica, dessa forma você estará selecionando a tabela e terá acesso as abas de Analisar e Design na barra de ferramentas do editor.
Passo 3
Prossiga acessando a aba Analisar Tabela Dinâmica, esse item fique próximo de outras abas como Inserir, Fórmulas e Exibir que estão no topo do Excel. Prossiga clicando para acessar as ferramentas da tabela dinâmica. Fica a dica de que algumas versões do Excel essa aba se chama somente Analisar e em outras ela fica no menu Opções abaixo de “Ferramentas de Tabela Dinâmica”.
Passo 4
Prossiga clicando no botão Lista de Campos que está presente na barra de ferramentas. Esse botão fica localizado na aba Analisar Tabela Dinâmica, será aberta então uma lista com todos os campos, colunas, filas e valores da sua tabela selecionada.
Passo 5
Você deverá marcar o campo presente do lado de qualquer um dos itens da lista NOME DO CAMPO. Fazendo isso você irá calcular o resumo dos dados originais da categoria que selecionou e irá adicioná-lo a sua tabela dinâmica criando assim uma nova coluna. Normalmente os campos numéricos se transformam em colunas enquanto os não numéricos se transformam em filas. Para remover a coluna basta desmarcar o campo quando desejar.
Passo 6
Prossiga clicando em arrastar qualquer item de valor, campo ou fila para a seção intitulada “Colunas”. Fazendo isso você moverá categoria que foi selecionada automaticamente para a lista Colunas e irá reorganizar a tabela dinâmica conforme a coluna recém-criada.
Como Adicionar Um Campo Calculado
A seguir vamos te dar dicas de como adicionar um campo calculado.
Passo 1
Comece abrindo o documento do Excel em que deseja fazer a edição. Caso ainda não tenha criado a tabela dinâmica você deverá abrir um documento novo e criar a tabela antes de prosseguir.
Passo 2
Tendo escolhido a tabela dinâmica a ser editada você deverá clicar na tabela dinâmica para fazer a sua seleção para edição.
Passo 3
Continue acessando a aba Analisar Tabela Dinâmica, essa aba está localizada no meio da barra de ferramentas na parte de cima do Excel e permite abrir as ferramentas da sua tabela dinâmica. Há versões em que a aba se chama apenas Analisar enquanto em outras é Opções.
Passo 4
Continue clicando no botão Campos, Itens e Conjuntos que fica na barra de ferramentas. Esse botão geralmente é representado por fx e está situado no canto direito da sua barra de ferramentas. Prossiga clicando para abrir menu suspenso.
Passo 5
Você deverá clicar em Campo Calculado no menu suspenso para que uma nova janela seja aberta. Nessa janela você deverá adicionar uma coluna personalizada a sua tabela dinâmica.
Passo 6
No campo “Nome” você deverá digitar o nome da sua coluna, siga clicando no campo “Nome” e depois adicione o termo desejado para a sua nova coluna, ele aparecerá no topo da tabela.
Passo 7
Siga digitando uma fórmula para a sua nova coluna no campo “Fórmula”. Prossiga clicando no campo “Fórmula” e embaixo dele em “Nome”, digite então a fórmula que será usada para fazer o cálculo dos valores dos dados da sua coluna nova. A fórmula deverá ser digitada à direito do sinal “=”.
Também é possível selecionar uma coluna que já existe para adicionar à fórmula como um valor. Para isso selecione o campo que deseja colocar na seção “Campos” e depois em Inserir Campo.
Passo 8
Você deverá então clicar em OK para adicionar a coluna à direita da sua tabela dinâmica.
Dica
É interessante que você crie uma cópia de segurança do documento original do Excel antes de dar início as modificações.
Gostou dessas dicas? Curta e compartilhe em suas redes sociais!