Talvez você já tenha um banco de dados, mas as chances são de que só tem dados pessoais e não as informações que você precisa coletar. A importância de criar uma lista de qualidade com os campos que lhe permite ordenar e enviar mensagens relevantes e oportunas para os clientes que irão recebê-la, não pode ser exagerada.
O segredo para a criação de estratégias de e-mail está em identificar os pontos-chave (muitas vezes chamado de “pontos de contato”), que são as datas, horários, eventos em que você pode contactar os clientes com informações relevantes. Ao identificar os pontos de contato inicial, como parte do desenvolvimento de sua estratégia de marketing, então você pode ter certeza que você está capturando todos os dados que você precisa para transformar seus clientes em fãs delirantes!
Criar um Banco de Dados – Que Campos Que eu Quero?
A coisa mais valiosa que você pode fazer antes de começar a criar e enviar e-mails, é perguntar-se três questões fundamentais:
Quem é meu cliente?
Qual seria a melhor coisa que eu poderia fazer para o cliente?
Quais são as informações que eu preciso para me capacitar a fazer isso?
As respostas a estas três questões formam a base do seu plano de marketing eletrônico. Se você não tiver feito isso, confira um dos “modelos de marketing” previstos e ver como temos respondido a essas perguntas. Armado com esta informação, você pode trabalhar com a informação que você precisa capturar para o seu banco de dados. Esta é a sua forma de captura de dados.
É Provável que Incluam:
Informação que seja relevante para seus clientes ou seja, código postal, masculino ou feminino, privados ou corporativos, etc
Datas que são específicas para cada cliente por exemplo, aniversário da esposa, seu aniversário, aniversário de uma época, ou seja, o cliente pode entrar em contato com informações relevantes. Estes são “pontos de contato” e tornaram-se estas datas campos em seu banco de dados.
Datas Importantes
É quando você toca o seu cliente. Elas são as datas-chave que são relevantes para as expectativas do seu cliente de vocês como um fornecedor e quando o contato será bem-vindo. Alguns “pontos de contato” são específicos para o cliente, por exemplo o seu aniversário.
Para criar um fã, você precisa para desenvolver uma relação positiva contínua com seus clientes. Identificar esses pontos permite que você crie e-mails que são relevantes, pessoais e oportunos. Com o tempo você construiu a confiança e lealdade com seus clientes e se tornou embaixador do seu negócio.
Depois de ter identificado os “pontos de contato” e, portanto, os campos de que necessita em seu banco de dados, você pode começar a coletar dados, sabendo que você agiu através de todas as maneiras que você pode classificar os dados no futuro.