Chrome Os do Google em Detalhes

Todas as atenções se voltaram para o Google desde o anúncio do desenvolvimento de seu próprio Sistema Operacional, o Chrome OS. Todos imaginavam que surgia aí uma nova batalha com a Microsoft e sua atual hegemônia com o Windows, porém, em uma coletiva realizada nesta quinta-feira, 20/11, o Google despejou um balde de água fria em quem achou que a competição com Bill Gates e compania iria esquentar.

Chrome Os

Chrome Os

Como já havia anunciado anteriormente, o Chrome OS entra em um novo conceito de Sistema Operacional, operando totalmente na web, utilizando fundamentos da computação em nuvem. Se você esperava um Sistema Operacional robusto como o Windows e Linux, lotado de aplicações, drivers, games e firulas visuais, pode esquecer. O que foi apresentado na coletiva foi um sistema operacional simples, delimitado e que visualmente falando lembra muito o próprio navegador do Google, o Google Chrome.

Alternativa de Mercado

O sistema operacional Chrome OS chegou ao mercado num momento em que a Microsoft enfrentava dificuldades com os seus usuários pelo fato do sistema Windows 8 ser considerado pouco eficiente e com uma interface ruim. No momento de lançamento a Amazon registrou 20% das vendas de notebooks com o sistema do Google. Algo que pareceu abalar as estruturas hegemônicas da Microsoft. Porém, algumas limitações desse sistema operacional não conseguiram manter essa posição ofensiva.

Afinal Como Funciona o Chrome OS?

Quando você liga o seu computador em muitos casos vai direto para o seu navegador de internet, não é mesmo? A ideia por trás do Chrome OS é exatamente tornar esse comportamento enraizado em natural. O sistema operacional nesse caso seria o próprio Google Chrome e os programas disponíveis seriam então as extensões que estão disponíveis na Chrome Web Store.

Limitação

Muitos usuários reclamaram das limitações que esse sistema operacional cria no computador, mas se pensarmos que grande parte das funções que damos ao equipamento são na internet então não é exatamente uma limitação impossível de controlar. A música que você escuta, os vídeos que assiste, a sua série favorita no Netflix, as suas redes sociais, tudo está na internet.

A idéia do Google com o Chrome OS é manter no computador somente o necessário para manter o sistema rodando. Os aplicativos, serviços e qualquer outra funcionalidade serão acessados pela web, que é o que chamamos de “web apps”, como o Google Docs por exemplo.

Interface

Se você usa o Google Chrome para navegar na web reconhecerá as semelhanças de imediato. A interface é parecidíssima, com algumas opções a mais. O sistema de abas foi mantido, e a primeira, mais a esquerda, faz o papel do “Menu Iniciar” do sistema.  As abas seguintes, também representadas por ícones, dão acesso rápido aos web apps favoritos, como email, calendário e planilhas de texto, por exemplo.

Na primeira aba, o “Menu Iniciar”, armazena-se atalhos para serviços do próprio Google e outros, como jogos, acesso a redes sociais e etc. Muito simples, não é? Pois é, até demais. O que pode-se concluir é que o Google pretende atingir um nicho específico, o de netbooks no caso. Esqueça da competição com o Windows e o Linux, o foco aqui é outro, até porque o Chrome OS só rodará em hardwares específicos e não em qualquer PC.

Chromebooks

O nome dado aos notebooks que usam esse sistema operacional, os Chromebooks, tendem a ficar mais leves com o passar do tempo, pois a equipe de desenvolvimento está em busca de tonar o equipamentos mais inteligente em relação ao aproveitamento de energia. Com esse cuidado o sistema de refrigeração ficará mais leve e fará com que o computador fique mais leve.

Documentos na Nuvem

Para quem está se perguntando como os seus documentos pessoais serão armazenados com esse sistema operacional a resposta é bem simples, eles ficarão na nuvem e não na sua máquina. Isso contribui para que a máquina funcione com mais eficiência ficando menos pesada.

Manutenção

Se você é o tipo de usuário que não tem tempo ou paciência para fazer manutenções como passar um programa que elimina documentos temporários ou mesmo cuidar para que o sistema esteja sempre rodando com eficiência vai gostar do Chrome OS que exige pouca ou nenhuma manutenção. O sistema operacional é quase como o sistema do seu smartphone que é otimizado para resolver essas questões sozinho. Trata-se de um sistema pensado para quem não quer pensar a respeito do sistema e de como usá-lo.

Sistema que Roda com Facilidade

Esse sistema roda com muita facilidade em qualquer computador com Intel Celeron sem aqueles problemas de travar ou ficar lento. Sendo assim é um sistema passível de ser usado em muitos computadores.

Funciona Offline?

Depois de ler tanto sobre o Chrome OS aproveita a internet você deve estar se perguntando se ele funciona sem uma conexão com a internet. Depende, algumas funções dele estão programadas para rodar seguindo uma rotina determinada sem o acesso a rede. Outras funções dependem da conexão, mas pense no que você faz com seu computador quando ele não está online. Hoje em dia é muito difícil estar em frente ao computador sem internet, não é mesmo?

Não é Sistema Operacional Para o Escritório

Tendo um entendimento básico de como funciona o Chrome OS é fácil entender porque ele não é interessante para computadores de escritório. Embora tenha alguns aplicativos interessantes que permitem fazer contas e edições em imagens não é exatamente um sistema que te permitirá realizar tarefas avançadas de trabalho.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.