As Novas Tecnologias de Informática e Segurança da Informação

A tecnologia é um dos verdadeiros motrizes da nossa sociedade. Isso porque os seres humanos sempre encontraram métodos para poder deixar o seu trabalho mais facilitado, nunca medindo esforços para conseguir esse objetivo.  Nesse sentido,  desde os primórdios da nossa existência, os nossos ancestrais buscavam maneiras de deixar o trabalho mais facilitado. Podemos dizer, por exemplo, que a criação das ferramentas para a sua sobrevivência foi crucial para que estivéssemos aqui hoje. Machadinhas, lanças e outros acabaram por deixar o trabalho mais facilitado.

Não é exagero dizer, também, que nós estamos vivendo em um período que é o mais tecnológico que nossa sociedade já teve acesso. Hoje, podemos fazer diversas operações, como transações bancárias e compras online diretamente pelo celular, algo que, há 10 anos, era bastante impensável.

Mas, você sabe de onde começou todo esse trabalho? No artigo de hoje, iremos falar um pouco da origem da tecnologia da informática, bem como, também, as tendências tecnológicas que são esperadas para essa área. Vamos lá?

A Tecnologia da Informática

Quando nós falamos em tecnologia da informática, nós logo pensamos nos computadores, não é mesmo? Pois é. E, falando nisso, acredita-se que os primeiros computadores só surgiram na década de 50, certo? Errado. Diversos arqueólogos encontraram estruturas que podem ser considerados verdadeiros “computadores”, por conta do sistema que fora empregados neles.

Em uma definição mais formal, computador é todo aquele equipamento que tem a possibilidade de fazer diversos tipos de processamento de dados. Além disso, ele pode ter diversos outros atributos, tais como o armazenamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, entretenimento, cultura, enfim. Várias coisas podem ser feitas utilizando o próprio computador. Não era incomum, também, dar o apelido de “computador” a todas aquelas pessoas que, por algum motivo, conseguiam fazer cálculos bastante apurados de cabeça, sem o uso de outros equipamentos.

Os primeiros computadores que se tem noticia foram criados para poder proceder cálculos de grande dificuldade que não conseguiriam ser feitos de maneira facilitada, aparecendo em maior demasia a partir da idade média.

Os Computadores

A partir da segunda metade do século XX é que os computadores como conhecemos hoje começaram a ser construídos. Não era nada incomum encontrar naquela época, por exemplo, computadores que ocupavam grandes cômodos dentro de um recinto tendo um poder de processamento facilmente comparável ao de um iPhone 4s, por exemplo. Para você ter uma noção disso, o computador que foi o responsável por coordenar todas as ações da chegada do homem até a Lua era menos poderoso que um exemplar do celular da Maçã. Ou seja, podemos ver que a nossa evolução foi, realmente, muito grande.

Com o passar dos anos, os computadores foram diminuindo de tamanho, até que, nos anos 1980, os computadores que poderiam ser colocados em apenas uma mesa foi lançado, o que causou um grande rebuliço na sociedade.

Apple x Windows

Nessa época, Steve Jobs e Bill Gates travaram diversas guerras por conta do lançamento de seus produtos: de um lado, Jobs mostrava ao mundo o Apple Lisa, que era a primeira promessa de computador “portátil” que se tem notícia. De outro lado, Gates apresentava um sistema operacional que aparentava ter todos os controles sobre o computador, ajudando a executar os seus comandos. Era um dos percursores do famoso Windows, que é o principal sistema operacional de computadores de todo o planeta.

E, durante os anos 1990, um serviço começou a ser integrado junto ao computador: a internet. Esse sistema tinha sido criado justamente para servir para fins militares. Com o fim do uso para serviço militar, a internet foi utilizada com fim comercial, sendo lançado inicialmente nos Estados Unidos. Rapidamente, as pessoas começaram a tomar gosto por esse sistema, fazendo com que a internet passasse a ser um dos queridinhos da última década do século XX.

Com o passar dos tempos, a profecia realmente se concretizou, e a internet passou a ser o meio de comunicação principal entre as pessoas. Os meios tradicionais, como a televisão e o rádio passaram a perder espaço para a internet. E o que ajudou esse serviço a se fixar entre as pessoas foi a possibilidade de fazer com que ele se tornasse mais flexível: em 2007, foi lançado o primeiro smartphone com acesso à internet: o Apple iPhone. Com o passar dos anos a Google lançou um sistema operacional  chamado Android, que passou a equipar smartphones de várias marcas.

Os Tablets

Foi um grande boom: os computadores, que estavam acostumados a ocupar os postos de os mais vendidos, passou a perder espaço para os próprios smartphones, bem como, também, perdeu espaço para um outro item que passou a chamar ainda mais a atenção; estou falando dos tablets. A Apple, mais uma vez, foi pioneira, lançado, em 2010, o iPad, que era a promessa de ser um iPhone maior, mas com portabilidade e elegância para executar os trabalhos que um computador poderia ter chance de fazer, também.

Hoje, os smartphones tomaram a frente na preferência entre os elementos tecnológicos que mais cobiçam a mente das pessoas. A tendência agora é que os smartphones tenham telas ainda mais flexíveis, apresentando melhorias mais consideráveis nas câmeras e em outros elementos de processamento, também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.